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Rede europeia de carregamento ultrarrápido vai chegar a Portugal

A preocupação com a autonomia continua a ser vista como uma das maiores dificuldades que os utilizadores de veículos elétricos têm ainda de enfrentar. Isso apesar da evolução registada com as novas gerações de automóveis que exigem carregamento elétrico. E esse é um obstáculo mais flagrante fora dos centros urbanos e das regiões metropolitanas, onde as infraestruturas de carregamento tendem a tornar-se mais escassas. Mas, pouco a pouco, essa realidade vai mudar, com a chegada em força dos postos de carregamento rápido, ou mesmo ultrarrápido. Nacionais e não só, já que os projetos de redes de carregamento elétrico de alta velocidade, destinadas a permitir carregar as baterias dos veículos elétricos em apenas alguns minutos, sucedem-se na Europa. Um dos mais conhecidos é a IONITY, rede já em funcionamento há algum tempo e que tem como objetivo garantir uma maior mobilidade elétrica para viagens de longa distância no continente: “tornamos realidade viajar grandes distâncias em veículos elétricos”, diz a promoção desta rede que resulta de uma ‘joint venture’ agrupando alguns dos maiores industriais do mercado automóvel – Grupo BMW, Daimler AG, Ford Motor Company e Grupo Volkswagen com a Audi e a Porsche. As estações IONITY já operacionais estão concentradas no centro da Europa, na Alemanha, França, Noruega, Áustria, Dinamarca, Holanda, Suíça, Bélgica, Reino Unido, Irlanda, Itália e Suécia. Mas está prevista a instalação de estações desta rede em mais países, incluindo Espanha e Portugal. Em relação a Portugal, a BlueAuto sabe que vão ser instaladas 5 ou 6 estações com supercarregadores como parte da rede IONITY, sendo os equipamentos fornecidos pela empresa ABB, com os primeiros a ficarem disponíveis ainda este ano. Muito provavelmente, integrados em postos de abastecimento da CEPSA, parceiro preferencial da rede IONITY nos mercados espanhol e português. No ano passado a gasolineira espanhola tinha já anunciado ter assinado um acordo com a IONITY para instalar nas suas estações de serviço até 100 pontos de carregamento elétrico ultrarrápido. O nosso país faz também parte de um projeto que visa desenvolver até finais de 2021 uma rede pan-europeia de carregamento de alta capacidade para veículos elétricos, abrangendo a construção de um total de 340 estações de “abastecimento” em 13 países da União Europeia, incluindo Portugal. Esse é o objetivo do projeto denominado EUROP-E, coordenado pela IONITY e cofinanciado por fundos comunitários. O EUROP-E prevê que possa ser uma realidade para breve os veículos elétricos viajarem longas distâncias, por exemplo desde a Polónia até Portugal, ou desde a Suécia até Itália. Essas estações farão igualmente parte da rede própria da IONITY, que vai contar com um total de 400 locais de carregamento em 23 países da Europa. Cada uma dessas estações oferecerá, em média, seis postos de carregamento. As estações de carregamento ultrarrápido deverão estar distanciadas 120 km entre si, sendo a escolha da localização exata de cada estação pensada de modo a permitir a integração com as tecnologias de carregamento elétrico já existentes. Cada estação permitirá carregar vários veículos em simultâneo. Outra vantagem anunciada é que, com uma capacidade de até 350 kW por ponto de carregamento (o que significa a possibilidade de carregar 80% da bateria em apenas 10 ou 15 minutos, embora isso dependa também, claro está, do que permite cada veículo elétrico), a rede usará o Sistema de Carregamento Combinado (SCC) do sistema padrão de carregamento europeu, reduzindo assim significativamente os tempos de carga quando comparado com os sistemas atuais, além de garantir a compatibilidade multimarca com as atuais e futuras gerações de veículos elétricos. Além do carregamento ultrarrápido, a IONITY promete facilidades como pagamento direto por via digital, através do smartphone, preços acessíveis (nos países onde a rede já funciona, é cobrada uma taxa única de 8 euros por cada carga), inexistência da necessidade de contrato e até não vai ser preciso cabo de carregamento, uma vez que já estarão incorporados nos carregadores IONITY.

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