AMI ONE CONCEPT: Mobilidade urbana para todos

A população mundial é cada vez mais urbanizada e as grandes cidades crescem a um ritmo vertiginoso. E esse crescimento não vai parar: segundo um relatório da ONU, atualmente cerca de 54% da população mundial vive em áreas urbanas; a estimativa é que em 2050 essa percentagem ultrapasse os 68%. Já hoje um sério problema, a mobilidade em ambiente urbano representa pois um verdadeiro desafio e a partir de agora o acesso motorizado, com os veículos que hoje conhecemos, aos centros das cidades estará como nunca em causa...

Uma das respostas a esse problema pode bem ser uma solução de mobilidade 100% elétrica, ultracompacta e ágil, que permite a duas pessoas deslocarem-se livremente, num objeto intuitivo e conectado. Pois bem, essa solução já existe, pelo menos em protótipo: chama-se AMI ONE CONCEPT e ilustra a visão da Citroën para responder às novas utilizações dos clientes e ao desafio da transição energética nas cidades. A marca francesa define este ‘concept’ revolucionário como “um objeto 100% elétrico e em rotura com o existente, que coloca o digital no centro de uma nova experiência de mobilidade urbana, mais livre e serena”. Continuando a tradição de inovação e audácia ao serviço da mobilidade que caracterizou a marca ao longo dos seus 100 anos de existência (assinalados exatamente este ano) através do lançamento de veículos ‘out of the box’ e revolucionários, este protótipo urbano desenvolvido pela Citroën e agora revelado em antestreia assume-se assim como uma abordagem descomplexada daquilo que poderá ser um novo tipo de proposta para a mobilidade urbana, apostando forte na liberdade de movimentos. Aliás, a Citroën compara-o mesmo ao icónico 2 CV ao afirmar que, à imagem do que este seu modelo histórico que, na sua época, garantiu uma liberdade a todos em meio rural, o AMI ONE CONCEPT, um objeto móvel com 2,5 metros de comprimento, 1,5 m de largura e 425 kg de peso, defende a liberdade urbana para todos, através do seu carácter único e popular, trazendo também ele, diz a marca francesa, uma nova experiência automóvel. Esta visão para ajudar a resolver o problema da mobilidade urbana, que a Citroën irá apresentar já no início de março no ‘Motor Show’ de Genebra, junta assim ao seu design ousado e colorido um conceito moderno de dispositivo acessível a todos que permite tirar partido da cidade com estilo e conforto: pensado para poder ser conduzido sem necessidade de carta de condução, o AMI ONE CONCEPT faz-se acompanhar de um ecossistema digital global e inovador, ao serviço de uma experiência automóvel moderna, mais abordável e convivial, propondo uma utilização ‘à la carte’, em sistema de ‘carsharing’, compra ou aluguer, e estando apto a simplificar cada trajeto no centro urbano graças à app móvel integrada que permite a sua gestão e dá acesso a um portal de serviços.

Destaque
Mais recentes
Tags
Siga-nos 
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
PROJETO BLUEAUTO
EDIÇÃO NOVEMBRO 2020
CONTACTOS

PROPRIEDADE

Press.in, Lda.

NIPC: 505536293

Edifício LACS
Rocha Conde de Óbidos
1350-352 Lisboa

 

Mail: blueauto@pressfactory.pt

A BlueAuto é uma revista de periodicidade mensal dedicada à mobilidade sustentável e às inovações tecnológicas aplicadas ao mundo automóvel.

 

EDIÇÃO MENSAL

 

© 2018 PressFactory - Todos os direitos reservados