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Novo carro a hidrogénio circula em Londres

Numa fase em que alguns construtores apostam nas baterias, os avanços nas células de combustível e no hidrogénio como combustível são feitos através de passos curtos, com poucas exceções. Assim, é agora uma pequena start-up quem está a tentar colocar este tipo de carros a circular nas estradas europeias. A Riversimple é uma empresa britânica que pretende introduzir no mercado um modelo chamado Rasa, tendo completando recentemente a sua campanha de crowdfunding com 1,14 milhões de libras (1,3 milhões de euros), um valor superior ao necessário para desenvolver o carro novo. O Rasa é um automóvel pequeno de dois lugares, com uma carroçaria ultraleve, que faz com que o peso total de conjunto seja apenas 580 kg. A célula de combustível gera 8,5 kW (11,5 cv) de potência, que lhe oferece uma autonomia de 480 km. Esta distância também beneficia do uso de tecnologia de recuperação de energia, que permitem às baterias aproveitar a força de travagem, através do uso de supercapacitadores, que recuperam energia mais rapidamente e podem usá-la imediatamente, poupando a célula de combustível. Renovar o conceito de mobilidade urbana não tem um único caminho. E embora o automóvel elétrico pareça ser o veículo preferido, o hidrogénio tem várias vantagens como combustível alternativo. Em comparação com os tempos de carga habituais das baterias elétricas, é mais rápido de reabastecer, e apenas a falta de uma rede de distribuição parece ser o seu principal obstáculo. Além do mais, tal como os motores elétricos, tem emissões zero durante a utilização.

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