



NOVOS MODELOS
RENAULT ZOE
FICHA TÉCNICA
Motor elétrico
88 cv, bateria de iões de lítio, 41 kWh
Tração
Dianteira,
transmissão elétrica
Suspensão
McPherson à frente,
eixo rígido atrás
Autonomia
180-370 km
Consumo
14,6 kWh
PREÇOS
Zoe Life Flex 22.150 €
Zoe Life 29.650 €
Zoe ZE40 Life Flex 24.650 €
Zoe ZE40 Life 32.150 €
Zoe ZE40 Intens Flex 26.650 €
Zoe ZE40 Intens 34.150 €
Zoe ZE40 Bose Flex 29.450 €
Zoe ZE40 Bose 36.950 €
400 quilómetros de razões...
Com novas baterias, o Renault Zoe salta dos 200 para os 400 km de autonomia máxima possível. Com a possibilidade de fazer 400 km sem necessitar de recarregar as baterias, um condutor já pode fazer viagens normais de casa para o trabalho durante uma semana inteira sem correr o risco de ter que parar. O segredo desta melhoria de autonomia está na bateria Z.E. 40., que agora consegue acumular 41 kWh, contra 22 da bateria anterior, mantendo as mesmas dimensões, com 12 módulos e 192 células.
Em termos práticos, com o motor R90, o Zoe beneficia de uma potência de 88 cv, comparável ao Clio tanto com o motor turbo a gasolina de 900 cc ou com o 1.5 dCi, mas tem a vantagem de um binário instantâneo de 220 Nm, providenciando arranques rápidos. Em termos práticos, os 403 km de autonomia vão ser difíceis de atingir, mas em condições normais vai ser fácil percorrer pelo menos 300 km antes de necessitar de uma recarga.
O Renault Zoe é uma das ofertas mais baratas para carros elétricos no mercado nacional. A nova geração do Zoe chega a Portugal por um preço bastante reduzido, apenas 17.560 euros, com o incentivo estatal de 2.250 euros. Este preço obriga a fazer um contrato de aluguer de baterias, enquanto as baterias instaladas fazem o preço saltar para os 29.650 euros. As empresas têm benefícios adicionais, pelo que o preço pode cair para 14.000 euros com aluguer de baterias ou 21.800 com bateria incluída no preço. A Renault tem uma garantia de oito anos para as baterias, na modalidade de aquisição das mesmas.
Em ambos os casos, a Renault oferece uma wallbox para carregamento caseiro. Com 7,4 kWh de potência, a bateria Z.E. 40 do Zoe necessita de sete horas para ser completamente recarregada, se ficar completamente a zero. Mas o nível de autonomia permite ao condutor ficar descansado quanto à necessidade de fazer recargas de emergência, pelo que a wallbox pode mesmo ficar em casa.
A Renault promete um custo de utilização de 1,30€ por cada 100 km, um valor bastante inferior quando comparado com qualquer automóvel convencional a gasolina ou gasóleo. Como também não paga imposto de circulação e a Renault tem revisões previstas com um preço máximo de 50 euros, os custos compensam o preço mais elevado (do aluguer ou compra das baterias) com a utilização.

ARTIGO PUBLICADO NA EDIÇÃO MENSAL IMPRESSA