top of page

FICHA TÉCNICA

Motor 

4 cilindros, 1497 cc, 16 v., híbrido   Potência

74 cv/4500 rpm (total 100 cv

Motor elétrico    

61 cv, bateria de hidretos 
de níquel 

Tração              

Dianteira, caixa planetária
Suspensão    

McPherson à frente, 
eixo de torção atrás
Autonomia    

n.a.

Consumo    

3,3 l/100 km
PREÇOS

Hybrid Active                    18.670 €
Hybrid Comfort                 19.300 €
Hybrid Exclusive              21.035 €

NOVOS MODELOS

TOYOTA YARIS HÍBRIDO

Rumo à eficiência...

Um caso de sucesso constante no mercado europeu, o Toyota Yaris ganhou uma nova vida, com a marca japonesa a aproveitar a experiência acumulada nos últimos anos para transformar o seu modelo compacto num automóvel mais eficiente em termos energéticos e ecológicos, num pacote facilmente reconhecível pelo público pela sua agilidade e pela sua habitabilidade...

Além da obrigatória remodelação estética, que dá mais ênfase às capacidades dinâmicas do Yaris, e dos novos sistemas de segurança, o motor híbrido ganha maior importância dentro da gama, com um tempo de garantia mais amplo para a bateria.

 

Com a versão híbrida, a Toyota quer oferecer ao condutor a possibilidade de funcionar em modo elétrico numa distância considerável (até 50 por cento, dependendo das condições de trânsito), apesar deste modelo não oferecer a possibilidade de recarregar a bateria. O sistema combina um motor 1.5 a gasolina com um motor elétrico que gera 45 kW (61 cv) de potência, alimentado por baterias de níquel e metal hidreto. A potência combinada é de 100 cv, com o motor elétrico a contribuir com a maior parte do binário (169 Nm), logo no arranque, e a Toyota garante emissões de CO2 baixas, de apenas 75 g/km , abaixo até do motor 1.0 a gasolina. O Yaris híbrido tem um consumo médio anunciado de apenas 3,3 l/100 km, uma melhoria de 12 por cento em relação ao modelo anterior.

 

Não é só nas capacidades do motor que a Toyota trabalhou para tornar o Yaris híbrido mais interessante para o público, tornando também o carro japonês ainda mais silencioso e confortável. Para começar, novos apoios do motor, um novo semi-eixo e novo subchassis contribuem para reduzir o ruído no interior, beneficiando o conforto. Quem estiver ao volante também vai sentir uma melhor resposta, graças a ajustes nos amortecedores e na direção assistida. Durante o vida do automóvel, a Toyota também oferece uma garantia adicional, de 10 anos, só para o sistema híbrido.

 

O Yaris híbrido está disponível em Portugal com três níveis de equipamento, Active, Comfort e Exclusive, com preços a partir dos 18.670 euros. Existem também versões de promoção, da série Hybrid Square, com preços a partir dos 21.460 euros e oferta de equipamento.

 

Entre o novo equipamento de série, está incluído um novo painel de instrumentos com um ecrã de 4,2 polegadas, com múltiplos ecrãs de informação selecionáveis, seguido do sistema de informação e entretenimento Toyota Touch 2. Câmara traseira, para assistência de estacionamento, também está prevista. Na segurança, o Yaris está disponível de série com o sistema Toyota Safety Sense, que inclui prevenção de colisão com travagem de emergência autónoma, faróis máximos automáticos, alerta de mudança de faixa e reconhecimento de sinais de trânsito. O sistema de pré-colisão usa um laser para monitorizar a estrada à frente do carro, permitindo-lhe identificar a posição e velocidade de outros carros ou obstáculos, e ajustar a travagem conforme necessário, auxiliando o condutor. Este sistema também desativa os faróis automáticos quando detecta outros carros na estrada.

ARTIGO PUBLICADO NA EDIÇÃO MENSAL IMPRESSA

 

bottom of page