A Toyota Motor Corporation acaba de revelar que irá lançar uma gama global de modelos elétricos a bateria, anunciando uma autêntica “revolução elétrica” na sua oferta de modo a sustentar o plano estratégico do fabricante japonês que prevê uma redução de 100% nas emissões CO2 em todas as vendas de veículos novos até 2035 na Europa Ocidental. Essa estratégia rumo à neutralidade carbónica passa assim pelo lançamento até 2030 de nada menos do que 30 novos modelos elétricos a bateria. Estando agora confirmado que a nova família bZ (de “beyond Zero”, ou “além do Zero”) de modelos elétricos a bateria que terá início com o lançamento em 2022 do já anunciado bZ4X irá expandir-se na Europa através da introdução posterior de um pequeno “crossover”, seguindo-se um SUV de tamanho médio e o SUV mais compacto desta nova geração bZ, além de um grande SUV equipado com uma terceira fila de bancos. Com a Toyota a adiantar que além de querer adicionar a opção de variantes elétricas a bateria a modelos já existentes vai também oferecer uma gama completa de modelos de produção em série com preços acessíveis, como será o caso da nova série bZ, de modo a atender às necessidades de todos os tipos de clientes. E esta “revolução elétrica” chegará também à marca “premium” do grupo Toyota, a Lexus, que para atingir em 2030 o objetivo de passar a vender apenas veículos 100% elétricos a bateria aposta em novidades como o “crossover” RZ a lançar já no próximo ano ou um futuro novo modelo desportivo de alto desempenho e tecnologia de última geração (incluindo baterias de estado sólido) capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 2 segundos e de oferecer autonomia acima dos 700 km.
