A Toyota acaba de divulgar as primeiras imagens e detalhes técnicos do novo Land Cruiser e, para além do inspirado desenho, destaca-se a oferta, a partir de 2025, de uma versão diesel com tecnologia Mild Hybrid e sistema de 48V. O icónico todo-o-terreno japonês abrirá a carteira de encomendas na Europa em novembro deste ano, mas as primeiras unidades só deverão chegar aos clientes no final do primeiro semestre de 2024. Partindo da nova plataforma GA-F, o Land Cruiser será motorizado por uma unidade turbodiesel de 2,8 litros, projetada para um forte equilíbrio entre eficiência de combustível e desempenho. Produz um máximo de 204 cv DIN/150 kW e é equipado com uma nova transmissão automática Direct Shift de oito velocidades. No início de 2025, estará disponível uma nova motorização eletrificada, que combina o potente e eficiente motor diesel com a tecnologia de 48V Mild Hybrid. Com 4920 mm de comprimento, 1980 mm de largura e 1870 mm de altura, o novo Land Cruiser tem uma generosa distância entre eixos de 2850 mm. O interior oferece uma escolha de configurações de cinco ou sete lugares, enquanto o design exterior remete para um regresso às origens, com detalhes neo-retro muito bem conseguidos. O desempenho fora de estrada é favorecido por saliências mais curtas, cantos esculpidos e as diferentes partes da carroçaria foram projetadas para fácil substituição em caso de danos. Outra novidade é a barra estabilizadora dianteira desconectável. A tecnologia SDM (Estabilizador com Mecanismo de Desconexão) é uma novidade da Toyota e permite ao condutor alterar o status da barra estabilizadora usando apenas um interruptor no painel interior.
