No meio está a virtude
Apresentado como herdando a sofisticação do EQS SUV, mas sendo mais compacto e ágil do que este, o EQE SUV parece fazer justiça à expressão “no meio está a virtude”. O mais recente SUV 100% elétrico da Mercedes-Benz já está disponível para encomenda e as primeiras unidades devem chegar a Portugal em julho. A gama de lançamento é composta pelas versões EQE 350+ SUV, EQE 500 4Matic SUV e AMG-Mercedes 43 SUV, sendo que a versão de entrada tem um preço base de 91.950€.
Com o lançamento do novo EQE SUV, a Mercedes dá mais um passo rumo à eletrificação total como, aliás, está inscrito na agenda interna da marca que prevê, já em 2030, a transição para uma gama 100% elétrica. Ainda no âmbito da estratégia de mudança para uma mobilidade mais sustentável, a Mercedes-Benz também agendou para a mesma altura o objetivo de que 40% das matérias-primas utilizadas seja de origem reciclada. O EQE SUV já dá um importante pontapé de saída neste processo, já que 40% do aço que o compõe é reciclado, as alcatifas são produzidas com fios de nylon de redes de pesca e os tapetes e forro do tejadilho resultam da utilização de 40% de plástico proveniente de garrafas de plástico (PET). Mas, ainda que acreditemos que um número crescente de clientes dedique alguma atenção ao tema da sustentabilidade, a maioria preocupa-se mais em saber se o EQE SUV mantém a sofisticação que se ambiciona num Mercedes-Benz e se a autonomia e a economia de utilização são as esperadas de um moderno SUV 100% elétrico. A resposta é: sim! Ainda não tivemos oportunidade de conduzir o EQE SUV (tal só deverá ser possível no começo de julho), mas a julgar pelos valores declarados e pelas experiências com as berlinas EQE e EQS o novo EQE SUV será mais um digno herdeiro da linhagem Mercedes-EQ.
Os números são como o algodão, não enganam
Nesta fase de lançamento, a gama EQE SUV será composta por três versões: EQE 350+, EQE 500 4Matic e o AMG EQE 43 4Matic. Numa segunda fase (em setembro) deverá chegar a Portugal o mais potente Mercedes-AMG EQE 53 4Matic+ SUV, com uns impressionantes 460 kW (626 cv) de potência e 950 Nm de binário, valores que podem chegar aos 505 kW (687 cv) e aos 1000 Nm com a opção pack AMG Dynamic Plus. Como referimos, e para condutores mais prosaicos, a versão de entrada está a cargo do EQE 350+ SUV, dotado de tração traseira e com apenas um motor elétrico. Apesar de ser a proposta mais acessível, estando disponível em Portugal a partir dos 91.950€, o 350+ já oferece 215 kW (292 cv) de potência e 565 Nm de binário, tendo ainda a vantagem de uma autonomia referencial que pode mesmo chegar aos 590 km (WLTP). No patamar seguinte temos o EQE 500 4Matic SUV, que está disponível em Portugal por 103.600€. Dotado de tração integral, graças aos dois motores elétricos (um por eixo), o EQE 500 4Matic SUV tem 300 kW (408 cv) de potência e 858 Nm de binário. A autonomia estimada é de 540 km (WLTP). Se quer sentir na “pele” o poderio dos 476 cv e dos 858 Nm de binário, o AMG-Mercedes EQE 43 SUV irá deixá-lo rendido. Esta versão, que está disponível no nosso mercado por 129.900€, dispõe de tração integral e já vem de série com a suspensão pneumática AMG e o inovador eixo traseiro direcional (até 10 graus). O AMG-Mercedes é capaz de atingir os 100 km/h em apenas 4,3 segundos, mas estas prestações não comprometem a utilização já que a bateria de 90,6 kWh de capacidade útil assegura uma autonomia de até 488 km. Independentemente da versão que escolha, terá sempre a garantia de tempos de carregamentos imbatíveis. Todos os EQE SUV aceitam carregamentos AC até 22 kW e DC até 170 kW, o que permite ganhar 220 km de autonomia em apenas 15 minutos ou chegar aos 80% de carga em apenas 32 minutos.
Equipamento de série em destaque
Os modelos da marca Mercedes EQ estão equipados de série com as linhas de design Electric Art Exterior e Electric Art Interior. Outros equipamentos de série incluem, por exemplo, os puxadores das portas embutidos, o pack Display e o pack Parking com câmara de marcha-atrás. O sistema de bomba de calor, que também é de série, melhora o conforto e a eficiência: este utiliza o calor residual da cadeia cinemática elétrica (inversor e motor elétrico) e da bateria de alta tensão para aquecer o ar no interior do habitáculo. Esta solução permite reduzir drasticamente a energia consumida pelo sistema de aquecimento, aumentando assim a autonomia. No EQE 43 4MATIC, o equipamento de série inclui, entre outros, o sistema de som surround 3D Burmester®, o teto de abrir panorâmico e a função AMG Track Pace. Adicionalmente, este modelo já está equipado de série com o sistema DIGITAL LIGHT com função de projeção. Por fim, a Mercedes EQ agrupou vários equipamentos importantes em versões de equipamento. Estas são compostas pela conjugação das linhas de design Electric Art ou AMG e pelos packs de equipamento Advanced, Advanced Plus, Premium e Premium Plus, e são complementares. Já a disponibilidade dos mesmos depende da motorização.
Rui Reis (texto)
