top of page

Lexus RZ 450e: Zero emissões, todo o conforto


 

Demorou, mas valeu a pena esperar. A Lexus já tem um automóvel elétrico de última geração, tirando todo o proveito da conceção específica destes veículos para oferecer no Lexus RZ 450e um automóvel luxuoso, espaçoso, confortável e silencioso, que consegue percorrer 400 km sem qualquer poluição.

 

Depois de ter sido a primeira marca a apostar em força em veículos eletrificados, com uma extensa gama de automóveis híbridos, desde citadinos com espírito “premium” a verdadeiros executivos luxuosos, a Lexus demorou a aderir aos veículos 100% elétricos. A sua primeira oferta neste segmento, o UX 300e, ainda é um derivado de um híbrido convencional, mas a marca japonesa provou que se adaptou rapidamente às novas realidades do mercado automóvel de luxo, e está pronta para colocar à venda o seu primeiro veículo concebido exclusivamente como elétrico, o Lexus RZ 450e.

Em termos tecnológicos, não se trata de uma novidade completa, uma vez que a sua plataforma é a mesma do Toyota bZ4X. Mas apesar de ter a mesma distância entre eixos de 2850 mm, o Lexus RZ é 11 cm mais comprido, ultrapassando os 4,8 metros, prometendo um melhor aproveitamento do espaço interior para ampliar o conforto do condutor e dos outros ocupantes. A sensação de espaço beneficia bastante do cockpit compacto, com um ecrã de 14 polegadas totalmente integrado no design do tablier e da consola central, bem como o volante opcional com o sistema One Motion Grip, que elimina a coluna de direção e a substitui por uma conexão eletrónica que requer menos movimentos por parte do condutor. Iluminação ambiente e um tejadilho panorâmico opcional também ajudam os passageiros a sentirem-se confortáveis numa longa viagem. Este tejadilho tem uma função que permite escurecer o vidro nos dias mais quentes, o que permite poupar energia, mantendo o ar condicionado desligado por mais tempo.

O sistema de infoentretenimento oferece ao condutor navegação inteligente, pois o sistema está permanentemente ligado à internet para obter informação de trânsito atualizada. Entre os sistemas de segurança, o destaque vai para o puxador de porta com função de segurança, usando o sensor de ângulo morto para impedir os ocupantes de abrir a porta em caso de tráfego.

Enquanto o seu “irmão” da Toyota tem tração integral apenas como opção, esta é de série no Lexus RZ 450e. Cada eixo está equipado com um motor elétrico integrado, de 150 kW no eixo dianteiro e de 80 kW no traseiro, para uma potência total combinada de 230 kW, equivalente a 313 cv. Esta potência é controlada pelo sistema de tração integral Direct4, exclusivo da Lexus, em que a própria transmissão serve como controlo de tração, fazendo a distribuição automática de potência entre cada roda conforme a necessidade: o sistema não só assegura melhor aderência e estabilidade em condições de condução mais difíceis, como também oferece uma relação mais direta entre o condutor e a estrada, podendo deixar apenas o eixo dianteiro ou o traseiro ligado.

Graças à bateria de 71,4 kWh, a Lexus pretende que o RZ 450e seja capaz de percorrer mais de 400 quilómetros com uma única carga de bateria, com um consumo energético de 18 kWh por cada 100 km. A marca japonesa pretende ainda que o seu novo modelo elétrico tenha uma longa vida útil, e assegura que as baterias mantêm 90% de capacidade até ao décimo ano de utilização. Os condutores interessados poderão começar a fazer as encomendas a partir de 20 de abril, com a previsão das primeiras unidades do Lexus RZ serem entregues antes do final do ano.




Destaque
Mais recentes
Tags
Siga-nos 
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page