Em Portugal, os automóveis elétricos são já mais competitivos em termos de custos do que os veículos a gasolina e diesel, qualquer que seja o segmento considerado. Essa é a grande conclusão da mais recente edição do “Index Car Cost” agora divulgado pela LeasePlan: este índice anual é uma análise comparativa abrangente que revela o Custo Total de Propriedade (TCO) de um automóvel – o TCO considera todos os custos envolvidos na propriedade e utilização de um veículo, incluindo combustível/energia, depreciação, impostos, seguros e manutenção.
A sexta edição do LeasePlan Car Cost Index abrange 22 países europeus (Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido) e as suas conclusões acabam de ser divulgadas por esta empresa que é um dos líderes mundiais na área do “Car-as-a-Service” e que tem como missão fornecer aos seus clientes as melhores soluções de mobilidade sustentável (gerindo 1.8 milhões de veículos em 29 países, a LeasePlan está empenhada em assumir um papel de liderança na transição dos motores de combustão interna para motores alternativos). Essas conclusões permitem afirmar que os veículos elétricos do segmento compactos e de tamanho médio são agora totalmente competitivos em termos de custos com os veículos a gasolina e diesel na maioria dos países europeus (para efeitos deste índice, um VE é definido de “custo competitivo” quando o seu TCO está dentro de uma margem de 5% em relação ao TCO do seu homólogo a combustão). Com destaque particular para o mercado português, onde o TCO dos veículos elétricos é o mais económico em todos os segmentos em análise no índice 2021. E mesmo nos poucos países (entre os 22 mercados analisados) onde os veículos elétricos ainda não são competitivos em termos de custos, a diferença de preços entre esse tipo de veículos e os automóveis a gasóleo/gasolina está a diminuir significativamente, possibilitando antecipar, caso essa tendência se mantenha, a probabilidade dos VE atingirem a competitividade de custos em todos os países até 2030. “Este relatório é um alerta para os decisores políticos: os carros elétricos ultrapassaram finalmente o ponto de viragem em termos de preços e são agora competitivos em termos de custos em toda a Europa”, destaca Tex Gunning, CEO da LeasePlan.

