Estaremos realmente prontos para veículos elétricos?

Ricardo Oliveira

Fundador World Shopper


Descubra o que é que nos levou a “Viver” com veículos elétricos e a partilhar consigo a nossa experiência, através das redes sociais.


Os veículos eletrificados são a melhor solução no futuro próximo. Os construtores de automóveis já o compreenderam, mas há uma enorme divisão, tanto nos profissionais do retalho de automóveis, como nos Clientes: amor e ódio! A maior parte desse radicalismo é alimentada pela falta de conhecimento e pelo receio da mudança. Este fenómeno ocorre a nível mundial: até já o senti na Noruega, onde os BEVs alcançaram 54% de quota de mercado em 2020.


O fanatismo a favor da eletrificação não contribuirá para que o grande público adira à mobilidade elétrica. Muitos entusiastas adotam um discurso excessivamente técnico que tende a afastar as pessoas que não encaram a mobilidade elétrica como uma paixão, mas apenas como uma alternativa aos motores a combustão.


Para bem do ambiente, para que os utilizadores possam beneficiar de veículos melhor adaptados às condições atuais de circulação e para bem de uma indústria que está decisivamente a apostar nesta transição tecnológica, é preciso “trazer mais pessoas” para a mobilidade elétrica. Esperar que isso vá acontecer naturalmente com a progressiva paridade de preços entre os dois tipos de propulsão, é subestimar os esforços que a indústria terá de realizar para cumprir as metas de emissões. A indústria vai precisar de vender muitos veículos elétricos e o público precisa de respostas objetivas e fundamentadas. Idealmente, cada pessoa deveria ter a oportunidade de experimentar viver com um automóvel elétrico…


Como não é viável para as marcas de automóveis proporcionar esta experiência a todos os potenciais interessados, a World Shopper lançou o projeto “Viver Elétrico”: uma coleção de histórias sobre experiências de longo prazo com os veículos elétricos mais recentes, partilhadas nas redes sociais.


Desde 2014 que a World Shopper produz conteúdos conversacionais sobre veículos eletrificados e no “Viver Elétrico” tentamos tirar máximo partido de uma década de estudo da mobilidade elétrica.


No final de 2020 iniciámos o projeto com o Volkswagen ID.3, estamos agora com o Citroën ë-C4 e vários modelos se irão juntar à frota “Viver Elétrico” em 2021.


Da minha parte estarei ao seu dispor no Linkedin, Youtube, Facebook e Instagram, sempre com o máximo empenho para tentar esclarecer as suas dúvidas ou, simplesmente, para conversar consigo sobre a transição para uma mobilidade elétrica generalizada.



Destaque
Mais recentes
Tags
Siga-nos 
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
PROJETO BLUEAUTO
EDIÇÃO FEVEREIRO 2021
CONTACTOS

PROPRIEDADE

Press.in, Lda.

NIPC: 505536293

Edifício LACS
Rocha Conde de Óbidos
1350-352 Lisboa

 

Mail: blueauto@pressfactory.pt

A BlueAuto é uma revista de periodicidade mensal dedicada à mobilidade sustentável e às inovações tecnológicas aplicadas ao mundo automóvel.

 

EDIÇÃO MENSAL

 

© 2018 PressFactory - Todos os direitos reservados