DOMINGOS SILVA
COMMERCIAL OPERATIONS DIRECTOR – VOLVO CAR PORTUGAL
No último ano as vendas Volvo voltaram a registar um aumento da importância da eletrificação na gama da marca sueca, com o sucesso dos modelos Recharge (designação dada às motorizações eletrificadas) a ser ainda maior no mercado português do que a média mundial. Um sucesso que deverá continuar a crescer em 2023, ano da chegada ao mercado de um novo topo-de-gama Volvo: o SUV EX90, modelo que junta à eletrificação integral o melhor da inovação tecnológica e da segurança automóvel. Razões mais que suficientes para entrevistar Domingos Silva, Commercial Operations Director da Volvo Car Portugal, de modo a fazer o balanço de 2022 e conhecer as expectativas da marca sueca para 2023…

No último ano, os modelos eletrificados representaram 33% e os totalmente elétricos 11% das vendas mundiais da Volvo. Mas no mercado português esses índices de eletrificação foram muito superiores: 71% e 18%, respetivamente. Como se explica isso? Tem mais a ver com a gama oferecida em Portugal, ou com a maior adesão do consumidor nacional à eletrificação?
Penso que são vários os fatores que explicam este sucesso da gama Recharge (a que se referem os nossos modelos eletrificados) em Portugal. Destacaria mesmo esses dois que aponta na sua pergunta.
Por um lado, apresentamos na nossa oferta atual uma gama de modelos eletrificados muito apelativa, onde destacaria a performance do Volvo XC40 que é um autêntico fenómeno de vendas no nosso país. O nosso modelo SUV mais compacto tem vindo a recolher as preferências dos clientes portugueses, não só no seu lançamento, altura em que apresentava as motorizações térmicas mais tradicionais, mas também agora nesta transição para a eletrificação, tendo sido o nosso primeiro automóvel a apresentar a solução 100% eletrificada.
Por outro lado, acredito que o cliente português está a confiar cada vez mais nos modelos elétricos, pois verifica que, quer através das autonomias que estes modelos já apresentam, quer através da infraestrutura de carregamento cada vez mais sólida no país, a solução de mobilidade eletrificada já é perfeitamente adequada ao seu dia a dia.
Apesar dessa evolução positiva na quota das motorizações eletrificadas, em que medida a atual conjuntura de mercado está a afetar as vendas da marca? E nomeadamente os prazos de entrega? Quanto tempo, em média, um comprador pode esperar hoje por um modelo Recharge?
A conjuntura atual afeta todas as marcas e não só a Volvo. Ainda assim, temos vindo a trabalhar para redução efetiva dos prazos. O nosso tempo de entrega varia consoante a especificidade de cada versão, mas posso afirmar, por exemplo, que um cliente do XC40 100% elétrico pode já receber a sua viatura em cerca de 6 meses.
Quais são as perspetivas para este ano de 2023, tanto a nível do share dos modelos Recharge na gama Volvo como da normalização das cadeias de abastecimento?
Acredito que o peso da gama Recharge irá aumentar em 2023. Estamos desde já a construir um order book elevado onde o peso dos modelos eletrificados continua a crescer, tendência que se irá manter pois continuaremos a reforçar a nossa oferta nesta gama.
Ao nível da cadeia de abastecimento, acredito que os prazos de entrega irão melhorar gradualmente ao longo do ano.
Que importância comercial terá a chegada à gama Volvo das novas versões do C40 Recharge e do XC40 Recharge, que oferecem maior autonomia e carregamento mais rápido, sabendo que esses são fatores fundamentais para tornar os automóveis 100% elétricos mais apelativos a um maior número de consumidores?
Uma importância crucial. Ambos os modelos já conseguem atingir uma autonomia superior a 500 km, ligando assim as principais cidades em Portugal sem necessidade de carga adicional. A possibilidade de carregamentos mais rápidos é algo também fundamental para os consumidores e que se vê agora melhorada em ambos os automóveis. Estamos a falar de dois modelos que são já um sucesso de vendas no nosso país e que se tornam agora ainda mais apelativos, por isso as expectativas comerciais são as melhores.

“Acredito que o cliente português está a confiar cada vez mais nos modelos elétricos, pois verifica que (...) a solução de mobilidade eletrificada já é perfeitamente adequada ao seu dia a dia”
Que outras novidades trará este ano à oferta Volvo? O que vai trazer de novo o EX90, novo modelo topo-de-gama que chega ao mercado em 2023?
O novo Volvo EX90 será um modelo absolutamente fundamental para a Volvo Cars, pois assinala um rumo decisivo para um futuro totalmente elétrico. Estamos a falar do Volvo mais seguro de sempre, que estreia tecnologias de segurança inovadoras. É um modelo SUV elegante, com um design apelativo e capacidade para 7 lugares e bagageira, capaz de percorrer 600 km em modo elétrico – uma das maiores autonomias do mercado. É um automóvel que simboliza também o nosso compromisso com a sustentabilidade, apresentando, entre muitas outras coisas, as taxas mais elevadas de sempre para a marca na utilização de materiais reciclados.
A Volvo Cars anunciou querer tornar-se numa marca de automóveis exclusivamente elétricos até 2030. Estamos quase a meio da década. Embora existam cada vez mais compradores de carros elétricos (como demonstra o crescimento da sua importância nas vendas globais), acha que o mercado está pronto para acompanhar essa ambição da Volvo?
Acredito que sim. A evolução recente tem sido verdadeiramente impressionante. Se recuarmos meia dúzia de anos, a nossa oferta de modelos com alguma componente de eletrificação era curta e hoje estamos a falar já de taxas de penetração de 70%. Imagine onde poderemos estar dentro de 6 anos? Coadjuvados por uma infraestrutura de carregamento mais completa e eficaz? Por outro lado, a inovação tecnológica irá fazer com que as baterias consigam proporcionar aumentos de autonomia e desenvolver carregamentos elétricos ainda mais rápidos, dois dos fatores que os clientes destes automóveis mais analisam na hora de fazer a sua aquisição.
E além dos produtos, como vai evoluir o mercado? Por exemplo, a nível de novos modelos de distribuição, tendência crescente da digitalização, novas cadeias de valor trazidas pela eletrificação… Qual é a sua visão de como irá evoluir o negócio automóvel, e a relação entre vendedor e comprador (a própria Volvo pretende estabelecer cinco milhões de relacionamentos diretos com os consumidores), à medida que a transição energética já em curso se prepara para impactar cada vez mais o mercado?
Neste capítulo as coisas vão continuar a evoluir com vista a uma digitalização cada vez maior e com um relacionamento entre as marcas e os clientes finais a ser mais direto. Para a Volvo a experiência do cliente é o mais importante. É nela que está o nosso foco. O nosso compromisso passa por conseguir desenvolver uma estratégia multicanal capaz de responder de forma eficiente e eficaz a todas as múltiplas formas de contacto que oferecemos aos nossos clientes. Pretendemos ser cada vez mais inovadores nesse capítulo e proporcionar uma experiência que seja uma referência na indústria, é afinal isso que as pessoas esperam de uma marca como a Volvo.

“O novo Volvo EX90 será um modelo absolutamente fundamental para a Volvo Cars, pois assinala um rumo decisivo para um futuro totalmente elétrico”