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DS E-TENSE: Luxo elétrico

Como marca de luxo do Grupo PSA, a DS está a conquistar mercado de uma forma menos tradicional e com recurso a tecnologias mais futuristas. Todos os novos modelos da DS vão ser eletrificados, como parte da atual ofensiva de produto que vai ter lugar até 2025. E as versões E-Tense vão colocar-se como pontas de lança nesta ofensiva, oferecendo uma identidade distinta e permitindo ao condutor “desfilar” pela cidade ao volante, com níveis reduzidos de poluição e rodeado por todo o conforto. No seu lançamento, as versões E-Tense chegam combinadas com o DS 3 Crossback e o DS 7 Crossback, já disponíveis para encomenda, mas os primeiros clientes só irão conduzi-los em janeiro 2020. O DS 3 Crossback E-Tense é um modelo citadino puramente elétrico, partilhando as suas características com outros modelos novos já anunciados, como o Peugeot 208 e o Opel Corsa. A sua bateria de 50 kWh permite-lhe percorrer até 320 quilómetros, o que permite fazer uma vida desafogada se circular primariamente na cidade. O condutor pode controlar o consumo da energia elétrica optando por três modos de condução selecionáveis, Eco, Normal e Sport, contando ainda com dois modos diferentes de travagem regenerativa, para ganhar mais alguns quilómetros em andamento. A bateria pode ser recarregada completamente em oito horas num carregador monofásico ou em apenas cinco horas num carregador trifásico, mas só precisa de meia-hora num carregador de 100 kW para recuperar 80 por cento de energia. Com 100 kW de potência (equivalente a 136 cv), o motor tem força suficiente para fazer acelerações rápidas em qualquer tipo de condução, com performances semelhantes às das versões mais potentes com motores a gasolina ou diesel. O DS 3 Crossback E-Tense está disponível em três níveis de equipamento, So Chic, Performance Line e Grand Chic, cada um permitindo escolher entre vários níveis de personalização (incluindo 10 tipos de jantes, 10 cores da carroçaria e 3 cores do tejadilho). Embora sejam os mais recheados em termos de equipamento, mesmo a versão mais acessível só está disponível acima da barreira psicológica dos 40 mil euros. Quanto ao DS 7 Crossback E-Tense, é um SUV médio com uma motorização híbrida plug-in. A bateria de 13,2 kWh tem carga suficiente para permitir percorrer 58 quilómetros sem precisar de usar o motor a gasolina (até 135 km/h de velocidade máxima), e pode ser carregada em uma hora e 45 minutos numa wallbox. Podendo escolher entre os modos Sport, Hybrid e Confort, o condutor consegue fazer um uso inteligente da energia elétrica disponível, com um consumo médio anunciado de 1,4 litros por cada 100 km percorridos. Com o modo E-Save, também pode usar o motor a gasolina para recarregar a bateria. Combinando um motor 1.6 turbo de 200 cv com dois motores elétricos de 80 kW cada, o DS 7 Crossback E-Tense não só tem uma potência combinada de 300 cv, como também é o único DS 7 equipado com tração às quatro rodas. Como esta é obtida através dos motores elétricos, não é preciso um túnel de transmissão, que normalmente iria retirar espaço ao habitáculo e à bagageira. Como modelo mais potente da marca DS, está disponível com quatro níveis de equipamento, começando os preços nos 53.800 euros para a versão mais acessível. Ambos os modelos podem ser combinados com serviços como o aplicativo de smartphone “app MyDS”, que permite monitorizar remotamente o estado de carga da bateria; o serviço de subscriçao “My DS Pass”, para encontrar pontos de carregamento compatíveis com o seu carro; e o “DS Trip Planner”, para planear uma viagem mais eficiente encontrando um carregador quando é preciso.

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