PEUGEOT: 2019, ano 1 da eletrificação

A indústria automóvel vai mudar mais rapidamente nos próximos anos do que mudou ao longo das últimas décadas. A começar pela transição energética que tem pela frente, que agora começa e que traz consigo grandes desafios a que os fabricantes terão de responder o quanto antes. A eletrificação é assim a palavra de ordem, representando até, para a maioria das marcas, mais do que um grande desafio, uma verdadeira revolução. Decisiva sim, mas que para um construtor com a herança de savoir-faire e de experiência automóvel como a Peugeot pode ser também uma oportunidade real e “só” mais uma revolução, como lembrou recentemente Jean-Philippe Imparato, CEO da marca francesa: “A Peugeot tem criado carros ao longo de 208 anos, e já assistiu a muitas revoluções. A transição energética é apenas uma delas!”. Assente nos seus mais de 200 anos de vida, a Peugeot empenha-se na nova era da transição energética propondo assim uma visão de futuro simultaneamente emocionante e tranquilizadora, continuando a evoluir com confiança e serenidade ao iniciar agora um novo capítulo da sua história e adotando como estratégia a eletrificação de toda a sua gama: a partir deste ano, cada novo modelo Peugeot lançado terá uma versão eletrificada! A marca francesa projeta-se na nova era da transição energética mantendo no entanto a aposta no prazer de condução e na emoção (como ilustrado na sua nova assinatura de marca: “Motion & e-Motion”) como elementos que continuam a estar no coração da experiência automóvel, agora renovada e eletrificada. E a passagem à eletrificação de todos os modelos Peugeot tem início já este ano, estando agendado para os próximos meses o lançamento de grandes novidades tanto 100% elétricas como também híbridas ‘plug-in’: o novo 208 vai chegar a seguir ao verão, estando disponível logo desde o lançamento também na versão elétrica e-208; enquanto a família Plug-in Hybrid a gasolina inaugurada com os modelos 3008 HYBRID e 508 HYBRID (este também na variante carrinha) está prevista para os últimos meses do ano. Vamos conhecer em pormenor esses novos modelos que irão juntar a novidade da eletrificação aos valores que estão na base do atual sucesso da gama Peugeot – a afirmação pelo design e a diferenciação através da inovação e da tecnologia –, modelos que se anunciam como os pioneiros de uma futura gama 100% eletrificada e cuja estreia marca 2019 como o primeiro ano de uma nova era (a da eletrificação) na história da marca...

PEUGEOT e-2008

Novo elemento da visão de futuro da marca francesa, o Peugeot 208 vai chegar em breve ao mercado e estará disponível, logo desde o seu lançamento, com 3 energias possíveis: eletricidade, gasolina ou diesel. A nova geração do ‘best seller’ da Peugeot promete afirmar-se pelo design elegante, repleto de juventude e energia. Pode parecer um normal compacto citadino, mas vai oferecer uma grande lista de inovações. Inovação é também a chegada de uma versão elétrica, que promete conquistar uma nova fatia do mercado: aquela que não quer sacrificar diversão ao volante para se preocupar com o ambiente. O novo 208 passa a ser construído numa nova plataforma, a versátil CMP, a primeira adaptada para o uso exclusivo de motores elétricos. O e-208 vem equipado com uma bateria de 50 kWh que garante uma autonomia de 340 km e que fornece energia a um motor elétrico com 100 kW (136 cv) de potência. As acelerações prometem ser quase instantâneas, graças ao binário de 260 Nm. A Peugeot garante que as baterias podem ser recarregadas em cinco horas e quinze minutos numa ‘wallbox’ trifásica de 11 kW, ou em meia-hora (até 80 por cento) num carregador público. O e-208 poderá ser carregado remotamente, se o proprietário instalar o aplicativo ‘MyPeugeot’ no seu telemóvel, que lhe permite controlar o estado das baterias e o funcionamento do carregador. A versão e-208 vai ser, para já, a mais potente da gama na nova geração do 208, podendo ser conduzida em três modos diferentes, Eco, Normal e Sport, e com dois modos de travagem de regeneração, um deles tornando o pedal do travão quase inútil em condução normal. O habitáculo do novo 208 continua a usar o conceito da Peugeot de ‘i-Cockpit’, de acessibilidade fácil a todas as fontes de informação. O e-208 vai ser combinado com a versão de equipamento desportivo GT e os sistemas de assistência à condução disponíveis a bordo do são oriundos de segmentos superiores, incluindo ‘cruise control’ adaptativo, assistência de travagem de emergência, estacionamento automático, ajuste automático dos faróis, sensores de ângulo morto e monitorização da atenção do condutor.

PEUGEOT 3008 HYBRID4 O 3008 vai ser o primeiro Peugeot a contar com duas versões híbridas distintas, uma delas com espírito desportivo GT. Combina dois motores elétricos de 80 kW com um 1.6 turbo a gasolina, para uma potência total de 300 cv, o que o torna o Peugeot de estrada mais potente de sempre. Promete performances a condizer, atingindo os 100 km/h em apenas 6,5 segundos. Mas também vai ser possível ter um andamento ecológico, já que este motor permite circular primariamente em modo elétrico, recorrendo a uma bateria de 13,2 kWh para poder percorrer um máximo de 50 km antes de necessitar de ligar o motor, enquanto os consumos e emissões poluentes são mantidos baixos graças a uma caixa automática de 8 velocidades otimizada para o conjunto híbrido. Disponível com 4 rodas motrizes, o 3008 GT Hybrid4 promete o melhor conforto e estabilidade em qualquer situação, incluindo em aventuras fora de estrada. Também beneficia de novas tecnologias estreadas no 508, incluindo ‘cruise control’ adaptativo, que pára e arranca sozinho em situações de tráfego intenso, e é capaz de se manter na mesma faixa sem intervenção no volante. Disponível no final do ano. Alguns meses depois, a Peugeot vai lançar a segunda variante, denominada 3008 Hybrid. Esta vai servir como versão de entrada na gama de híbridos da marca e estará disponível com tração dianteira, com um motor elétrico de 80 kW a trabalhar em conjunto com o 1.6 turbo (que também é menos potente que no Hybrid4, com 180 cv), pelo que o resultado final do conjunto é de “apenas” 225 cv. Ainda assim, deverá ter grande parte das mesmas caraterísticas que a versão de topo, especialmente no que diz respeito aos consumos e autonomia em modo elétrico.

PEUGEOT 508 HYBRID O conjunto híbrido de 225 cv anunciado para o 3008 Hybrid também vai ser utilizado noutros modelos da Peugeot, com a marca a anunciar que esta variante de motorização híbrida servirá ainda como topo de gama no 508, nas duas carroçarias disponíveis: a berlina desportiva de cinco portas com estilo coupé, bem como a mais espaçosa carrinha SW. Estes modelos estarão disponíveis combinados com os três níveis de equipamento de série mais luxuosos, autonomia de 40 km em modo elétrico e consumos reduzidos, além de 4 modos de condução para sensações amplificadas e uma mobilidade sem condicionantes. Com uma capacidade de 11,8 kWh, a bateria de iões de lítio alojada sob a segunda fila de bancos garante uma autonomia até 40 quilómetros WLTP em modo 100% elétrico. E as deslocações neste modo zero emissões são possíveis até aos 135 km/h, antes de o motor térmico assumir o comando. Em destaque nos motores Plug-in Hybrid a gasolina da Peugeot como aquele que vai equipar a versão híbrida do 508 e 508 SW estarão também funções como a inédita ‘brake’, que permite uma desaceleração do veículo sem recurso ao pedal do travão e que serve ainda para recarregar a bateria em situações como as de descida; ou como a ‘i-booster’, que recupera instantaneamente a energia durante as travagens ou desacelerações, de modo a aumentar a autonomia em andamento 100% elétrico; ou ainda a função ‘e-Save’, que permite ao condutor programar à partida parte da autonomia elétrica como reserva. As versões PHEV da Berlina 508 e do 508 Station Wagon vão chegar até ao final do ano.

CONCEPT 508 PEUGEOT SPORT ENGINEERED Performance eletrificada A Peugeot vai também usar a eletrificação como base para criar modelos desportivos. Precursor de uma futura gama eletrificada de modelos de elevada performance de veículos de produção em série, o protótipo 508 Peugeot Sport Engineered por fora parece um 508 normal, com acabamentos mais agressivos, mas por baixo da “pele” tira todo o partido das novas potencialidades da eletrificação. Na base do Concept 508 Peugeot Sport Engineered está um vulgar motor 1.6 turbo de 200 cv. No entanto, combinando este com um motor elétrico de 80 kW ligado ao eixo dianteiro e outro de 147 kW ligado ao eixo traseiro, consegue atingir uma potência combinada de 400 cv e um binário total de 500 Nm. Com este sistema, consegue atingir os 100 km/h em apenas 4,3 segundos, acelerar até aos 250 km/h e ter emissões de CO2 inferiores a 50 g/km. Uma bateria de 11,8 kWh garante autonomia de 50 km em modo elétrico.

PEUGEOT E-LEGEND CONCEPT Visão de futuro Incorporando a visão da Peugeot de como será no futuro um veículo automóvel 100% autónomo, elétrico, conectado e personalizável, o protótipo e-Legend reinterpreta o clássico 504 Coupé como uma “montra” tecnológica não poluente e capaz de andar sozinho, sem intervenção humana, na estrada. Este protótipo desportivo está equipado com uma bateria de 100 kWh, fornecendo energia a um motor de 462 cv de potência, com uma autonomia suficiente para 600 km. O e-Legend pode ser usado com condução autónoma, em modo ‘Soft’ para maior conforto dos ocupantes, e em modo ‘Sharp’ para manter os ocupantes totalmente conectados à internet. Mas sendo um coupé de mais de 400 cv, é mais interessante conduzi-lo, podendo-se optar pelo modo ‘Legend’, para passear; ou ‘Boost’, para explorar os limites do carro. O Peugeot e-Legend Concept venceu o prémio de “Mais Belo Concept Car do Ano” na última edição do International Automobile Festival.

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