FORD MONDEO: Feito à medida

O “carro mundial” original vai passar a ser menos mundial, pois a Ford vai deixar de vender o Mondeo nos Estados Unidos, onde é conhecido como Fusion. Mas a divisão europeia não tem qualquer intenção de abandonar este carro, e aproveitou o Salão de Bruxelas para mostrar a versão renovada, pensada para ir mais ao encontro das necessidades do público europeu, e que finalmente preenche um estranho vácuo na gama do modelo executivo da Ford, dotando a carrinha Mondeo SW com o motor híbrido. Antes, o motor híbrido, que combina um propulsor 2.0 atmosférico a gasolina com um motor elétrico, só estava disponível na berlina. Esta versão tinha sido criada primariamente para o mercado americano, e apenas complementava uma gama que na Europa apostava claramente no Diesel para conquistar o público. Agora, a versão híbrida é mais importante para conquistar o público e a carrinha continua a ser a carroçaria preferida neste segmento, pelo que, com os americanos fora da jogada, a Ford consegue colocar este motor onde é preciso. O Mondeo Hybrid não consegue circular por muito tempo só com potência elétrica, já que a bateria só tem 1,4 kWh de capacidade, mas isto é suficiente para manter os consumos baixos, com um valor anunciado de 4,2 litros aos 100 km para a berlina e de 4,4 litros para a carrinha, um consumo inferior até aos motores Diesel. A bateria consegue recuperar 90 por cento da energia de travagem para auxiliar constantemente o motor a gasolina, e o software do sistema foi reprogramado para garantir uma resposta suave e progressiva dos dois motores a trabalhar em simultâneo. A gama de motores Diesel também foi renovada, adoptando a família EcoBlue, com dois litros e três níveis e potência, de 120, 150 e 190 cv, e consumos médios de 4,5 a 4,9 litros, recorrendo a uma caixa automática de oito velocidades. Em termos de equipamento, o Mondeo passa a estar equipado com um ‘cruise control’ adaptativo de função ‘stop and go’, que permite parar no trânsito e recomeçar a andar após três segundos carregando no botão ‘resume’ localizado no volante.

Destaque
Mais recentes
Tags
Siga-nos 
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
PROJETO BLUEAUTO
EDIÇÃO NOVEMBRO 2020
CONTACTOS

PROPRIEDADE

Press.in, Lda.

NIPC: 505536293

Edifício LACS
Rocha Conde de Óbidos
1350-352 Lisboa

 

Mail: blueauto@pressfactory.pt

A BlueAuto é uma revista de periodicidade mensal dedicada à mobilidade sustentável e às inovações tecnológicas aplicadas ao mundo automóvel.

 

EDIÇÃO MENSAL

 

© 2018 PressFactory - Todos os direitos reservados