A Ford aposta forte no aumento da competitividade e dos lucros em território europeu. Integrando uma visão global cujo objetivo principal é definido pela marca com o lema “fornecer veículos inteligentes para um mundo inteligente”, esta estratégia agora anunciada vai passar por oferecer no mercado europeu uma gama diferenciada de veículos projetados para criar uma ligação mais intensa com os clientes da Ford. A nova gama de modelos apontada à Europa será acompanhada de medidas de gestão a curto prazo visando melhorar a rentabilidade e reduzir custos estruturais, reforçando ao mesmo tempo a marca Ford; essas medidas irão estender-se ao portefólio atual de modelos Ford, reforçando e otimizando segmentos em crescimento e abandonando outros modelos ou mesmo mercados menos lucrativos. Ainda como parte desta nova estratégia, uma das novidades já confirmadas pela Ford para o seu futuro alinhamento de veículos dirigidos especificamente à Europa refere que todos os novos modelos da marca irão incluir em opção uma variante eletrificada (seja veículo elétrico a bateria, híbrido, híbrido 'plug-in' ou semi-híbrido), comum a toda a gama, desde o Fiesta até à Transit, naquilo que o fabricante antecipa vir a ser uma das ofertas eletrificadas mais abrangentes à disposição dos consumidores europeus.
