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KIA E-NIRO: Potência sem limite

Como parte do grupo Hyundai, a Kia também beneficia das tecnologias automóveis desenvolvidas pela casa-mãe, mas consegue dar-lhes uma personalidade totalmente diferente. Criar modelos com uma identidade própria é obrigatório para a nova geração de automóveis elétricos, mas não houve tempo sequer para a piada dos “frigoríficos com rodas” ganhar espaço, as marcas reagiram de imediato criando automóveis ecológicos que também são potentes e práticos para uma utilização diária. A Kia já tinha sido das primeiras marcas a disponibilizar um automóvel elétrico interessante para o público europeu, com a primeira geração do Soul EV, mas agora expande a sua gama com um automóvel mais moderno, com um estilo mais pronunciado e com espaço suficiente para ser usado por uma família. O e-Niro junta-se ao Niro, um ‘crossover’ urbano que existia unicamente na versão híbrida. Agora, acaba de vez com as emissões poluentes com a versão 100 por cento elétrica, começando a ser introduzido nos vários países de forma faseada. Esta distingue-se facilmente das variantes híbridas ao não necessitar da típica grelha dianteira (que serve para albergar a tomada de recarga da bateria), mas é no interior que as diferenças são mais acentuadas. A Kia quer que o e-Niro seja um veículo distinto, pelo que redesenhou completamente o habitáculo. A consola central tem uma ergonomia diferente, com a substituição da alavanca das mudanças por um botão rotativo, rodeado por vários outros comandos, e com a companhia de um novo compartimento de dimensões consideráveis para guardar objetos. Os ocupantes podem beneficiar de conforto adicional com vários tipos de revestimentos de couro à escolha, com o ambiente a ser complementado pela nova iluminação interior às cores. Quanto ao condutor, pode controlar vários aspetos da condução através do ecrã tátil central de sete polegadas e do novo ‘cockpit’ eletrónico no lugar do painel de instrumentos. Comparativamente ao Niro, a bagageira do e-Niro é bem maior, com uma capacidade de 451 litros, mais 50 que o híbrido e mais 127 litros que o ‘plug-in’. O Kia e-Niro partilha a sua tecnologia propulsora com o recém-chegado Hyundai Kauai EV. Tal como o seu “primo”, está disponível com duas baterias distintas: uma de 39,2 e outra de 64 kWh de capacidade. O grupo automóvel coreano renovou recentemente os resultados do seu teste de consumo com a mais realista norma WLTP, mas mesmo assim o Kia e-Niro oferece uma autonomia mais que suficiente para uso diário: a bateria mais pequena consegue percorrer 289 quilómetros antes de necessitar de recarregar, sendo ideal para um uso primariamente urbano, enquanto a maior permite-lhe viajar de Lisboa ao Porto sem grandes preocupações, percorrendo 455 quilómetros. Ligada a um carregador rápido de 100 kW, necessita somente de 42 minutos para passar dos 20 para os 80 por cento de carga. Tal como no Kauai, a versão de 39,2 kWh fornece energia a um motor elétrico com 100 kW (equivalente a 136 cv) de potência, enquanto a de 64 kWh é bem mais interessante, com um motor de 150 kW (204 cv), mais que suficiente para acelerações e recuperações rápidas e alguma diversão ao volante. O e-Niro já beneficia de um centro de gravidade mais baixo graças ao posicionamento da bateria, usando ainda uma suspensão traseira multibraços, tal como os modelos híbridos. No elétrico, a agilidade em curva beneficia de um sistema de vectorização na travagem, com melhor distribuição de potência pelas rodas, e também vê a distância de travagem reduzida pelo uso de regeneração de energia através dos travões. Em condução normal, a segurança é reforçada por elementos como prevenção de colisão, ‘cruise control’ com paragem automática em tráfego intenso e assistência de manutenção de faixa até 130 km/h.

 

FICHA TÉCNICA Motor elétrico 204 cv, bateria de iões de lítio, 64 kWh Tração Dianteira, caixa de redução simples Suspensão McPherson à frente e multibraços atrás Autonomia 455 km

 

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