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Baterias de veículos elétricos: Renault lança maior dispositivo europeu de armazenamento de energia

O Grupo Renault anuncia o lançamento do 'Advanced Battery Storage', uma solução de armazenamento estacionário de energia que se baseia exclusivamente em baterias de automóveis elétricos. A prazo, este dispositivo será capaz – diz o grupo automóvel francês – de armazenar pelo menos 60 MWh, o que o tornará no maior do género em toda a Europa. As primeiras instalações serão realizadas no início de 2019, em três zonas: nas fábricas da Renault de Douai e Cléon (ambas em França) e numa antiga fábrica de carvão na Renânia do Norte Westphalia (Alemanha). A capacidade de armazenamento será progressivamente aumentada até incluir 2000 baterias de automóveis elétricos, altura em que atingirá – e provavelmente mesmo ultrapassando esse valor – 60 MWh, o equivalente ao consumo diário de uma cidade com 5000 lares. O objetivo deste dispositivo é o de gerir as diferenças entre o consumo e a capacidade de produção de eletricidade num determinado instante, de forma a aumentar a quota das energias renováveis no 'mix' energético, através da manutenção do equilíbrio entre a oferta e a procura da rede elétrica, quando as diferentes fontes de produção não têm capacidades constantes. Qualquer desvio entre o consumo e a capacidade de produção pode comprometer a estabilidade da frequência da eletricidade doméstica (50 Hz). Através da sua contribuição para o equilíbrio da rede, o armazenamento estacionário permite reforçar a atratividade económica da produção energética, através de fontes com baixas emissões de carbono. O armazenamento será feito a partir de baterias de veículos elétricos que são acondicionadas em contentores e recorrendo primordialmente a baterias de segunda vida, ou seja que foram já utilizadas em veículos elétricos. Pioneiro e líder da mobilidade elétrica na Europa,o Grupo Renault ultrapassa assim o papel de construtor automóvel e torna-se, com a ajuda dos seus parceiros, num ator importante no desenvolvimento de ecossistemas elétricos e energéticos inteligentes.

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