EQC, o primeiro Mercedes elétrico

Era uma das novidades mais aguardadas no mercado automóvel europeu, e finalmente aí está: a Mercedes já tem pronto o seu primeiro automóvel totalmente elétrico de produção em série, o modelo EQC, que estreia a nova marca EQ, com personalidade própria mas um visual que continua a ser facilmente reconhecível como um Mercedes. O EQC é um SUV de aparência desportiva, que também promete ser um prático carro para toda a família. O seu motor elétrico aponta para o futuro onde este tipo de propulsores vão normalizar-se, oferecendo um nível elevado de potência combinado com uma autonomia suficiente para uma utilização no mundo real. Na base do EQC está uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 80 kWh, que deverá gerar energia suficiente para lhe permitir percorrer um máximo de 450 km, antes de necessitar de ser ligado à corrente (este valor de autonomia ainda foi medido no ciclo NEDC, em vez do mais recente e mais confiável WLTP, mas o valor real não deverá andar muito longe). Num posto público de carregamento de alta velocidade, a bateria poderá ser recarregada até 80 por cento em apenas 40 minutos. O EQC tem dois motores elétricos, acoplados diretamente a cada eixo. Em termos de performances, estes dois motores conseguem obter uma potência máxima combinada de 300 kW (equivalente a 408 cv, uma unidade de medida que já não faz sentido com esta nova tecnologia) e um gigantesco binário de 765 Nm. A Mercedes quis ajudar o condutor a otimizar a distância percorrida ao volante do EQC, preparando cinco modos de condução, dois dos quais foram programados para impedir exageros ao volante, com o automóvel a assumir o controlo da força de aceleração e a ampliar a recuperação de energia de travagem. O condutor do EQC também poderá contar com o sistema 'Eco Assist', que usa o sistema de navegação, sensores e radares para facilitar a adaptação do estilo de condução às condições da estrada; o sistema depois avisa o condutor quando é a altura ideal para tirar o pé do acelerador, poupando energia e aumentando a autonomia total. Dos vários sistemas que auxiliam a vida a bordo, destaque para o facto da Mercedes ter introduzido no EQC o sistema de infoentretenimento “inteligente” MBUX, com o sistema de navegação a ter sido também programado para lidar com o comportamento de um carro elétrico, enquanto a segurança passa a contar com assistência ativa de distância. O Mercedes EQC estará disponível ao público mundial a partir de meados de 2019.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaque

Elétrico sim, mas sustentável

1/10
Please reload

Mais recentes
Please reload

Tags
Please reload

Siga-nos 
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
PROJETO BLUEAUTO
EDIÇÃO DEZEMBRO 2019
CONTACTOS

PROPRIEDADE

Press.in, Lda.

NIPC: 505536293

Edifício LACS
Rocha Conde de Óbidos
1350-352 Lisboa

 

Mail: blueauto@pressfactory.pt

A BlueAuto é uma revista de periodicidade mensal dedicada à mobilidade sustentável e às inovações tecnológicas aplicadas ao mundo automóvel.

 

EDIÇÃO MENSAL DEZEMBRO

2019

 

© 2018 PressFactory - Todos os direitos reservados