O Renault Zoe soma predicados para o fenómeno da democratização dos automóveis zero emissões. Além de ser, diz a marca, o veículo elétrico acessível com a maior autonomia – 300 quilómetros (homologação WLTP) em condições reais de utilização –, este modelo 100% elétrico da Renault surpreende pelas diferentes versões com que se apresenta no mercado: tanto pode ser adquirido com baterias incluídas ou em regime de aluguer com garantia vitalícia; apresenta-se com três níveis de equipamento, que podem incluir os estofos em couro e um sistema de som BOSE; mas também está disponível com três motores distintos, com potências entre os 88 e os 108 cavalos, adaptando-se assim a distintas necessidades e estilos de vida. E a motorização mais recente na gama Renault Zoe é o R110, versão equipada com o novo motor R110. Com 80 kW (108 cavalos) de potência e 225 Nm de binário, este novo bloco é mais rápido nas acelerações, como confirmam os números: 0-50 km/h em 3,9 segundos; 0-80 km/h em 7,6 segundos; e 0-100 km/h em 11,4 segundos. Também nas recuperações o Zoe R110 é substancialmente mais rápido do que a versão equipada com o motor R90, servindo como exemplo os menos dois segundos que precisa para subir dos 80 aos 120 km/h. Destaque particular para os 300 quilómetros de autonomia real, valor que a marca francesa anuncia ter sido já obtido segundo o novo ciclo WLTP. Nos postos de carregamento rápido de 43kW (64A) ou acelerado 22kW (32A), o novo Renault Zoe R110 precisa de 100 minutos para carregar as baterias desde zero até aos 80 por cento de carga (240 quilómetros de autonomia). Disponível na rede de concessionários Renault a partir do início do mês de setembro, o Zoe R110 pode ser adquirido a partir de 17.170€ associado a um contrato de aluguer e serviços relacionados com as baterias (beneficiando da dedução integral do IVA e com o incentivo do estado no valor de 2.250€ já incluído); se a opção recair na compra com as baterias já incluídas, o preço começa nos 28.830€.
