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Ford: sistema inovador de deteção de buracos

Em diversas regiões da Europa, os condutores estão a braços com uma “crise de buracos na estrada”, este ano agravada, em algumas zonas, pelas tempestades carregadas de massas de ar vindas do Ártico, em condições de neve e gelo que contribuíram para acelerar a degradação dos pisos de inúmeras estradas do Velho Continente. As consequências dos buracos e ressaltos nas estradas não se limitam a piorar as condições de circulação e de conforto em cada viagem ou deslocação, por mais curta que seja, já que os sucessivos impactos em buracos e ressaltos podem também danificar rodas, pneus e suspensões dos veículos, situação que para os automobilistas se traduz em elevadas despesas com reparações. Empenhada em ajudar a limitar o impacto das estradas danificadas no dia a dia dos condutores do novo Ford Focus, a Ford acaba de anunciar a introdução de uma tecnologia inovadora de deteção de buracos. O sistema consegue detetar o momento em que uma roda cai num buraco e ajusta a suspensão para que a mesma não afunde totalmente nessa depressão do piso. Dado que o pneu e a jante não atingem o buraco na totalidade, o posterior embate na margem oposta do mesmo não é tão violenta. A resposta da suspensão traseira consegue ser ainda mais rápida que a da dianteira, pois o sinal enviado por esta última serve de pré-aviso à traseira, antes desta atingir o mesmo buraco, acontecendo tudo isso numa fração de segundo. O sistema de deteção de buracos do novo Focus é uma das características e funções da tecnologia de Controlo Contínuo de Amortecimento ('Continuously Controlled Damping'), sistema que, a cada 2 segundos, monitoriza dados da suspensão, carroçaria, direção e travões, ajustando a resposta da suspensão do veículo para garantir a maior suavidade de andamento possível.

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