top of page

Automóveis vão poder funcionar com painéis solares

A Panasonic, que produz painéis solares para instalações automóveis, poderá fazer com que este sistema passe a funcionar de forma mais eficiente, fazendo com que um automóvel funcione apenas com a energia fornecida aos motores pelas células fotovoltaicas. Até aqui, estes sistemas, que são montados no tejadilho do carro, têm feito pouco mais que dar energia a vários sistemas elétricos, como o ar condicionado, e há dúvidas sobre a capacidade de geração de energia ser suficiente para locomover o veículo.

No entanto, de acordo com a marca japonesa, existem vantagens em conectar directamente os painéis às baterias de iões de lítio. O construtor japonês acredita que, em condições normais de utilização, e dependendo das condições meteorológicas, os painéis solares fornecerão uma pequena quantidade de energia, que será suficiente para conseguir com que um automóvel faça três a seis quilómetros adicionais, o que é suficiente para pequenas deslocações na cidade.

Actualmente, painéis solares já são usados, embora não de modo muito recorrente, em automóveis elétricos e híbridos, como o Nissan LEAF e o Toyota Prius Plug-in, que têm este sistema como opcional, e a Panasonic, que produz os painéis para instalação automóvel, também fornece vários projectos da Tesla, não só para uso automóvel mas também para gerar energia que depois será usada para recarregar baterias.

Destaque
Mais recentes
Tags
Siga-nos 
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page