A Panasonic, que produz painéis solares para instalações automóveis, poderá fazer com que este sistema passe a funcionar de forma mais eficiente, fazendo com que um automóvel funcione apenas com a energia fornecida aos motores pelas células fotovoltaicas. Até aqui, estes sistemas, que são montados no tejadilho do carro, têm feito pouco mais que dar energia a vários sistemas elétricos, como o ar condicionado, e há dúvidas sobre a capacidade de geração de energia ser suficiente para locomover o veículo.
No entanto, de acordo com a marca japonesa, existem vantagens em conectar directamente os painéis às baterias de iões de lítio. O construtor japonês acredita que, em condições normais de utilização, e dependendo das condições meteorológicas, os painéis solares fornecerão uma pequena quantidade de energia, que será suficiente para conseguir com que um automóvel faça três a seis quilómetros adicionais, o que é suficiente para pequenas deslocações na cidade.
Actualmente, painéis solares já são usados, embora não de modo muito recorrente, em automóveis elétricos e híbridos, como o Nissan LEAF e o Toyota Prius Plug-in, que têm este sistema como opcional, e a Panasonic, que produz os painéis para instalação automóvel, também fornece vários projectos da Tesla, não só para uso automóvel mas também para gerar energia que depois será usada para recarregar baterias.
