top of page

Koenigsegg cria motor a gasolina sem válvulas

A Koenigsegg é uma marca desportiva sueca, cujos automóveis conseguem ultrapassar facilmente os 1000 cv de potência, alguns deles com sistemas híbridos. Apesar desta ligação à potência pura, Christian von Koenigsegg, o fundador da marca, quer transportar esta eficiência de potência para cilindradas mais baixas, tendo criado um motor turbo a gasolina que funciona sem válvulas. Embora a tendência seja que o motor elétrico substitua completamente o motor de combustão tradicional, esta tecnologia poderá prolongar a sua vida útil ou até encontrar usos alternativos. Koenigsegg fundou uma nova empresa, a Freevalve, com o objectivo de criar um novo tipo de motor de combustão. Muitas peças móveis causam pequenos gastos de energia, reduzindo a eficiência. Por isso, em vez de atuadores mecânicos, o novo motor usa atuadores pneumáticos e hidráulicos com ativação elétrica para mexer as válvulas. Assim, o motor não precisa da complicada árvore de cames na cabeça do motor, nem de uma correia ou corrente de distribuição, reduzindo bastante as perdas de energia de origem mecânica e friccional.

O resultado é um motor 1.6 com 240 cv de potência, com um binário de 320 Nm e com um consumo médio reduzido em 15 por cento (na prática, deve ficar em redor dos 5 litros aos 100 km) e produzindo apenas dois terços das emissões poluentes habituais para as suas dimensões. Ou seja, é um motor 1600, com um turbo de baixa pressão, mas que produz a mesma potência de um 2000 turbo com alta pressão, e que deve ter um consumo semelhante a um Diesel do mesmo tamanho.

Destaque
Mais recentes
Tags
Siga-nos 
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page