• Redação

e-POWER: Nissan inova na eletrificação


Uma das revelações em destaque no recente Salão Automóvel Internacional de Genebra, o ‘concept-car’ IMQ antecipa a próxima geração de ‘crossovers’ da Nissan: um protótipo que incorpora as mais recentes inovações que dão vida ao conceito de Mobilidade Inteligente, a visão da marca japonesa para o futuro do transporte automóvel. Além do seu espetacular design, o Nissan IMQ serve também de “montra” tecnológica da marca, estando equipado nomeadamente com uma versão protótipo de última geração do sistema de assistência ao condutor Nissan ‘ProPILOT’ com capacidade de condução autónoma avançada, bem como da tecnologia ‘Invisible-to-Visible’ (destinada a ajudar os condutores a “ver o invisível”, ao unir os mundos real e virtual para criar a derradeira experiência de automóvel conectado) que a Nissan deu a conhecer em janeiro último no ‘Consumer Electronics Show’ de Las Vegas. Mas o maior destaque tecnológico a bordo do IMQ é que no “coração” deste ‘concept’ de SUV compacto encontra-se a próxima geração da tecnologia e-POWER, um sistema de acionamento do motor 100% elétrico que proporciona uma aceleração instantânea e linear: trata-se de um desenvolvimento aprofundado da tecnologia e-POWER atualmente já disponível nos modelos Nissan Note e Serena, campeões de vendas no Japão. A versão avançada deste sistema e-Power que equipa o Nissan IMQ produz uma potência máxima de 250 kW e 700 Nm de binário, potência essa canalizada através de um novo sistema de tração integral (AWD) multimotor, proporcionando o controlo preciso e independente de cada roda, o que combinado com o sistema e-Power se torna ideal em condições de baixa aderência.

Combinado com a tecnologia e-POWER, o sistema

de tração integral multimotor torna-se ideal

em condições de baixa aderência.

O que é? E como funciona? Mas o que é exatamente o e-POWER? E como funciona?... Assinalando mais um marco significativo na estratégia de Mobilidade Inteligente da Nissan, o sistema e-POWER é uma inovadora solução de eletrificação. Baseia-se na tecnologia de veículos elétricos aperfeiçoada no popular Nissan LEAF. No entanto, o e-POWER acrescenta um motor a gasolina para carregar, quando necessário, a bateria, eliminando a necessidade de um carregador externo e oferecendo simultaneamente um elevado desempenho. Pode ser classificada como um solução tecnológica tipo híbrido em série, mas neste sistema o motor térmico é mais do que um simples extensor de autonomia... Apesar de juntar ao motor elétrico um motor a gasolina, as rodas do veículo são sempre e unicamente acionadas pelo motor elétrico. A alimentação deste motor provém de uma bateria de elevado desempenho, que por sua vez é carregada por um compacto grupo motopropulsor constituído por um gerador elétrico, um inversor e um motor a gasolina. Os sistemas híbridos convencionais associam um motor elétrico de baixa potência a um motor a gasolina para acionar as rodas quando a bateria está fraca (ou no caso de deslocações a velocidades elevadas); na solução e-POWER da Nissan, o motor a gasolina não está ligado às rodas, simplesmente carrega a bateria. Assim, e ao contrário do que acontece num veículo totalmente elétrico, neste caso a fonte de alimentação tem origem no motor e não apenas na energia externa que carrega a bateria. Este tipo de sistema requer geralmente um motor e baterias maiores, uma vez que a fonte direta para acionar as rodas é apenas o motor, o que dificultou até agora à indústria automóvel a montagem deste tipo de sistema em automóveis compactos. A Nissan desenvolveu uma solução pioneira para minimizar e reduzir o peso e concebeu métodos de controlo do motor mais ágeis, para otimizar a gestão da energia. O resultado é um sistema que utiliza uma bateria mais pequena do que a do LEAF, mas que oferece a mesma experiência de condução agradável de um veículo totalmente elétrico.

A solução e-POWER junta ao motor elétrico um motor a gasolina para carregar, quando necessário,

a bateria.

Vantagens do sistema e-POWER Mas os benefícios não se ficam por aí... Uma vez que o sistema Nissan e-POWER corresponde essencialmente a um veículo elétrico cujo motor aciona diretamente as rodas, todas as virtudes que tornam os veículos elétricos tão populares no mercado são mantidas: o e-POWER fornece um fantástico binário quase instantaneamente, o que melhora a resposta da transmissão e resulta numa aceleração forte mas suave; o sistema opera também de uma forma muito silenciosa, tal como um veículo totalmente elétrico. Ao combinar o acionamento por motor 100% elétrico com um motor a gasolina que carrega a bateria, os automóveis com tecnologia e-POWER proporcionam também, além de uma aceleração instantânea e suave, uma maior eficiência de combustível: utilizado exclusivamente para carregar a bateria de elevado rendimento, o motor a gasolina funciona sempre à velocidade ideal, o que permite uma eficiência de combustível superior e emissões mais baixas comparativamente a um motor de combustão interna tradicional. Já que o sistema Nissan e-POWER depende do motor de combustão com uma frequência muito baixa, e este motor não tem que acionar as rodas diretamente, a sua eficiência em termos de combustível é bastante superior à dos híbridos convencionais, especialmente nos trajetos suburbanos e em cidade. O sistema e-POWER permite assim desfrutar de todos os benefícios de um veículo elétrico sem a preocupação com o carregamento da bateria; o tempo de carregamento deixa pois de ser um problema, já que é apenas necessário abastecer o depósito de gasolina. Tal como a autonomia deixa de ser uma preocupação, porque neste caso é a mesma – outra vantagem da solução e-POWER – de um automóvel tradicional com motor de combustão.

Em 2022 vai chegar à Europa A versão avançada desta tecnologia, apresentada em Genebra no protótipo ‘crossover’ IMQ, recorre a um inovador grupo motopropulsor elétrico associado a um motor turbo a gasolina de 1,5 litros, com a Nissan a anunciar como novidade que a mesma vai começar a ser disponibilizada em automóveis da marca em 2022, ano em que esta solução de grupo motopropulsor eletrificado fará a sua estreia nos mercados europeus. A Nissan espera que o sistema e-POWER reproduza na Europa o sucesso já conseguido junto dos consumidores no mercado japonês, onde esta tecnologia ajudou a tornar o Nissan Note no automóvel matriculado mais vendido no país; no Japão a tecnologia e-POWER está atualmente disponível nos modelos Note e Serena e mais de 70% das vendas do Note e quase metade das vendas do Serena são versões e-POWER.

O sistema e-Power permite uma eficiência de combustível superior e emissões mais baixas.

Com a introdução do e-POWER, a par de um conjunto de novas tecnologias que vai implementar nos seus veículos mais vendidos na Europa nos próximos três anos, a marca quer reforçar a sua liderança nos elétricos, segmento no qual o LEAF já é o automóvel mais vendido. E a Nissan aposta forte: até 2022 as vendas de veículos elétricos Nissan terão quintuplicado e até final desse ano representarão para a marca o dobro da média de mercado, diz o fabricante japonês. Uma ambição reforçada pelo vice-Presidente executivo da Nissan responsável máximo pela estratégia de marketing da marca aquando da apresentação do protótipo IMQ em Genebra, ao declarar que “A Nissan já é líder mundial em tecnologias de automóveis elétricos de comercialização em massa e a nossa meta é agora uma Europa totalmente elétrica”, com Roel de Vries a acrescentar que “Com a chegada do e-POWER às estradas europeias, dentro dos próximos dois anos iremos trazer os benefícios da Mobilidade Inteligente Nissan a mais clientes e continuar a mover as pessoas para um mundo melhor”.

#Destaque

0 views
PROJETO BLUEAUTO
EDIÇÃO JULHO 2020
CONTACTOS

PROPRIEDADE

Press.in, Lda.

NIPC: 505536293

Edifício LACS
Rocha Conde de Óbidos
1350-352 Lisboa

 

Mail: blueauto@pressfactory.pt

A BlueAuto é uma revista de periodicidade mensal dedicada à mobilidade sustentável e às inovações tecnológicas aplicadas ao mundo automóvel.

 

EDIÇÃO MENSAL

 

© 2018 PressFactory - Todos os direitos reservados