• Redação

Táxis antigos já não podem circular no centro de Lisboa


Os táxis mais antigos em circulação foram proibidos de entrar no centro de Lisboa, ficando sujeito à mesma legislação válida para automóveis privados. Os carros com mais de 17 anos (ou seja, construídos até 1999) deixam de ficar abrangidos pelo regime de exceção para adaptação à terceira fase das Zonas de Emissões Reduzidas, em vigor desde 2015, que deixou os táxis de fora por mais dois anos. Esta terceira fase das Zonas de Emissões Reduzidas trouxe maiores restrições à circulação de veículos ligeiros na Baixa de Lisboa até à zona de Entrecampos, sendo válida das 7 horas da manhã até às 9 horas da noite. Não é, no entanto, possível aferir quantos taxistas vão sentir-se prejudicados por esta medida, que já era esperada. Aliás, tanto a Federação Portuguesa do Táxi como a ANTRAL (Associação Nacional dos Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros) reagiram favoravelmente.

De acordo com as duas associações, existem 3500 táxis em atividade em Lisboa e o número de veículos que não cumprem os critérios da Zona de Emissões Reduzidas no centro e zona histórica será irrisório. No entanto, a ANTRAL critica a dualidade de critérios ao permitir o licenciamento de veículos pela Câmara Municipal ao mesmo tempo que proíbe esses veículos licenciados de circular em zonas da cidade.


PROJETO BLUEAUTO
EDIÇÃO MAIO 2020
CONTACTOS

PROPRIEDADE

Press.in, Lda.

NIPC: 505536293

Edifício LACS
Rocha Conde de Óbidos
1350-352 Lisboa

 

Mail: blueauto@pressfactory.pt

A BlueAuto é uma revista de periodicidade mensal dedicada à mobilidade sustentável e às inovações tecnológicas aplicadas ao mundo automóvel.

 

EDIÇÃO MENSAL

 

© 2018 PressFactory - Todos os direitos reservados