• Redação

Tesla poderia aproveitar lítio para vir para Portugal


Os lobbies que estão a trabalhar para trazer a Tesla para Portugal têm um novo argumento para convencer Elon Musk e os outros responsáveis pela marca americana a estabelecer uma unidade fabril no nosso país: o norte de Portugal tem grandes reservas de lítio, componente importante para as baterias que dão energia aos motores elétricos dos automóveis. Por isso, estão planeados investimentos na ordem dos 3,8 milhões de euros, tendo sido feitos 30 requerimentos ao governo para exploração mineira deste metal. Neste momento, apenas uma empresa, a australiana Dakota Minerals, procede à extração deste minério.

O Grupo de Trabalho Lítio propôs ao Governo que fosse criada uma unidade experimental para verificar no terreno quais seriam as tecnologias necessárias para apostar na exploração intensiva deste metal e na pureza de refinação, que facilitaria a entrada em ação desses 30 projetos de exploração, e permitiria a Portugal ganhar um papel de importância a nível mundial, tornando-se um dos 10 principais produtores. A vantagem é que a Europa poderia tornar-se independente nesta área, não ficando dependente de agentes estrangeiros, como acontece com o petróleo. O “ouro negro” é hoje quase obrigatório como fonte de energia para transportes. E embora Portugal tenha algumas reservas petrolíferas a poucos quilómetros da nossa costa, não é financeiramente viável explorá-las. Aliás, se o petróleo vai perder importância, com os automóveis elétricos a tornarem-se mais populares, as nossas reservas de lítio poderão ser bem mais importantes para a economia nacional.


14 views
PROJETO BLUEAUTO
EDIÇÃO MAIO 2020
CONTACTOS

PROPRIEDADE

Press.in, Lda.

NIPC: 505536293

Edifício LACS
Rocha Conde de Óbidos
1350-352 Lisboa

 

Mail: blueauto@pressfactory.pt

A BlueAuto é uma revista de periodicidade mensal dedicada à mobilidade sustentável e às inovações tecnológicas aplicadas ao mundo automóvel.

 

EDIÇÃO MENSAL

 

© 2018 PressFactory - Todos os direitos reservados