AO VOLANTE

e-news

A NOVA MOBILIDADE

AUTOMÓVEL EM VíDEO

 

VEJA AQUI O PROGRAMA DA SEMANA

CARREGAMENTO ELÉTRICO

Governo quer reforço da rede e postos ultrarrápidos

“Pretende -se induzir, através da MOBI.E, o reforço da rede nacional de carregamento de veículos elétricos, com principal enfoque na rapidez do carregamento. Para tal, propõe -se um programa nacional de reforço da rede de carregamento”. Esse é o início do texto dedicado à mobilidade elétrica contido no Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) aprovado em Conselho de Ministros. Para ser aplicado num horizonte temporal até ao fim de 2020, este programa governamental idealizado como resposta à crise provocada pela pandemia de COVID-19 e que irá agora ser refletido no Orçamento Suplementar recentemente aprovado na generalidade propõe explicitamente a criação de uma Rede de Postos de Carregamento Ultra Rápido (PCUR) prevendo a instalação de 12 PCUR nas principais vias de comunicação do país; e de uma rede de “hubs” de carregamento nas principais cidades, envolvendo a instalação de 10 “hubs” de carregamento de veículos elétricos, num máximo de 1 por município. Além da expansão da rede pública de mobilidade elétrica, o PEES prevê ainda o desenvolvimento de uma Plataforma de Gestão da Rede MOBI.E e do Portal da Mobilidade Elétrica, neste caso “com o objetivo de constituir a interface digital única que permita tratar todos os processos relativos à mobilidade elétrica (desde licenciamentos, autorizações, até à contratação de serviços)”.

NOVOS MODELOS

Novo Opel Zafira-e Life

A Opel dá continuidade ao programa de eletrificação da sua gama de produtos, agora com

o anúncio de uma variante totalmente elétrica do monovolume Zafira Life, referência entre os modelos de passageiros com múltiplos bancos: com capacidade até nove lugares e disponível em três comprimentos de carroçaria, o novo Zafira-e Life oferece todos os benefícios das versões com motores a combustão deste “lounge sobre rodas” da marca alemã, acrescentando-lhe agora a capacidade de viajar em total silêncio e sem emissões. A Opel sublinha que a maioria das versões Zafira-e Life tem uma altura inferior a 1,90 metros, permitindo-lhes assim aceder a garagens subterrâneas convencionais. Com 100 kW de potência (136 cv) e 260 Nm de binário máximo obtidos do sistema de propulsão elétrica, o Zafira-e Life proporciona performances superiores à da maioria dos veículos multiusos elétricos, refere também a marca alemã. Dependendo da utilização a que se destine, o Zafira-e Life pode ser equipado com “packs” de bateria de iões de lítio com 50 kWh (autonomia até 230 km) ou 75 kWh (330 km) de capacidade. A Opel destaca ainda o sofisticado sistema de travagem regenerativa, através do qual a energia produzida em travagem ou em desaceleração pode ser recuperada de modo a aumentar a eficiência do sistema de propulsão elétrica do novo Zafira-e Life.

MERCADO

Venda de veículos eletrificados:

Toyota mantém liderança

Entre janeiro e maio deste ano, a Toyota vendeu em Portugal 1554 viaturas híbridas, número que representou 64,7% do total de 2402 viaturas ligeiras de passageiros matriculadas pela marca japonesa no nosso país. Com este resultado, a Toyota mantém a liderança no mercado nacional de veículos eletrificados, uma liderança que data já dos últimos seis anos. O recordista da gama Toyota em vendas eletrificadas nos primeiros 5 meses de 2020 – que incluíram assim o período de confinamento, com quebra acentuada na comercialização de automóveis – foi o Corolla Hybrid, modelo que registou 573 unidades vendidas. Recentemente eleito Carro do Ano 2020 e Híbrido do Ano 2020 em Portugal, e disponível nas carroçarias Hatchback, Sedan e Touring Sports, o Corolla Hybrid foi seguido no topo de vendas da marca pelo C-HR Hybrid (475 unidades), Yaris Hybrid (334 unidades) e RAV4 Hybrid (132 unidades).

PROJETO BLUEAUTO
EDIÇÃO NOVEMBRO 2020
CONTACTOS

PROPRIEDADE

Press.in, Lda.

NIPC: 505536293

Edifício LACS
Rocha Conde de Óbidos
1350-352 Lisboa

 

Mail: blueauto@pressfactory.pt

A BlueAuto é uma revista de periodicidade mensal dedicada à mobilidade sustentável e às inovações tecnológicas aplicadas ao mundo automóvel.

 

EDIÇÃO MENSAL

 

© 2018 PressFactory - Todos os direitos reservados