AO VOLANTE

e-news

A NOVA MOBILIDADE

AUTOMÓVEL EM VíDEO

 

VEJA AQUI O PROGRAMA DA SEMANA

MERCADO

Veículos elétricos: carregamento gratuito

termina a 1 julho

Depois de se ter já iniciado o pagamento dos carregamentos de veículos elétricos nos Postos de Carregamento Rápido (PCR) e nos carregadores localizados em espaços privados (respetivamente em 1 novembro 2018 e em 1 abril 2019), chegou agora a vez dos Postos de Carregamento Normal (PCN) de acesso público: a Mobi.e acaba de anunciar o próximo dia 1 de julho como data em que termina o período transitório dos carregamentos gratuitos na rede pública nacional, iniciando-se então o pagamento dos carregamentos elétricos feitos nos Postos de Carregamento Normal (PCN) de acesso público. Ficará assim concluído o processo de concessão de toda a rede de postos de carregamento público, passando a vigorar em pleno a fase de mercado, tal como previsto no modelo português para a mobilidade elétrica. A Mobi.e informa ainda os utilizadores de veículos elétricos que para terem acesso a todos os postos que constituem a rede pública terão agora obrigatoriamente de dispor de um cartão emitido por um dos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME), uma vez que com o fim da gratuidade nos carregamentos deixará de ser possível utilizar os cartões emitidos pela Mobi.e.

NOVOS MODELOS

Novo Kia EV chega em 2021

Daqui até 2025 a Kia Motors planeia lançar globalmente um total de 11 modelos elétricos, distribuídos por vários segmentos – incluindo veículos de passageiros, SUV e MPV; a maioria deles serão disponibilizados no mercado europeu. E já se conhecem alguns detalhes do primeiro dos Kia EV de última geração, o qual será introduzido na Europa já em 2021: construído sobre uma plataforma dedicada, trata-se de um “crossover” que a marca sul-coreana antecipa ir esbater as fronteiras entre um veículo de passageiros e um SUV, além de prometer oferecer uma experiência de utilizador direcionada para o futuro; este novo modelo 100% elétrico terá uma autonomia superior a 500 km com um só carregamento, além de capacidade para carregamento ultrarrápido. Assumindo que o seu foco a curto e médio prazo passa pelos veículos elétricos ou eletrificados, a Kia já tinha confirmado que todos os seus novos modelos lançados na Europa vão oferecer grupos motopropulsores eletrificados, numa transição para a eletrificação que o fabricante batizou como “Plano S”, um plano estratégico que marca a “mudança” proativa da Kia de um modelo de negócio centrado nos automóveis com motor de combustão interna para um outro paradigma, centrado na popularização dos EV.

NOVOS MODELOS

Novo BMW Série 5: mais eletrificação

Com chegada ao mercado prevista já a partir de julho, a BMW prepara-se para renovar o seu Série 5, tanto na versão sedan como na touring (carrinha). Esta nova geração vai destacar-se pela estreia de novos elementos de design, equipamento e tecnologia, mas sobretudo pela extensão da gama eletrificada do BMW Série 5, com nada menos do que 5 variantes a adotarem a última geração da tecnologia “eDrive” de motorização híbrida plug-in: 530e (carro e carrinha), 530e xDrive (carro e carrinha) e 545e xDrive. Disponíveis a partir do próximo outono, estas versões PHEV da nova geração 5 oferecerão consumos combinados anunciados de 2,4-1,7 litros aos 100 km (dependendo do modelo), emissões combinadas entre 54 e 39 g/km e autonomia em modo elétrico até 62 quilómetros. E a eletrificação da nova Série 5 será ainda mais vasta, com a adoção de um sistema “mild hybrid” com tecnologia 48V em todos os motores de 4 e 6 cilindros da gama (todos eles já compatíveis com o standard Euro 6d para as emissões poluentes) a prometer resposta mais rápida graças a um “boost” instantâneo de 8 kW/11 cv e também maior eficiência, além, claro, de consumos otimizados. Entre muitas outras novidades, destaque ainda para a integração nesta nova geração do BMW Série 5 de uma série de avançados sistemas de assistência à condução, incluindo de série a função “eDrive Zone” (que permite detetar zonas zero-emissões e comutar automaticamente para o modo 100% elétrico), bem como da possibilidade de atualização remota de software.

RENTING

Dott e LeasePlan estabelecem parceria

Dott, o maior shopping online de Portugal, e a LeasePlan, líder nacional no mercado de “car-as-a-service” e soluções de mobilidade, estabeleceram uma parceria para oferecer aos clientes da plataforma soluções de renting inovadoras e sustentáveis. Esta parceria é direcionada essencialmente para o segmento de particulares e confirma o empenho da LeasePlan em alargar o acesso ao renting, divulgando os benefícios desta modalidade através da Dott. Para quem procura carro novo a custo fixo, o renting é claramente uma solução económica, cómoda e muito segura, diz a LeasePlan, relembrando que, além de garantir a previsibilidade de custos, liberta o cliente de todas as preocupações relacionadas com a utilização do automóvel: as soluções agora disponibilizadas no Dott estão em linha com a habitual oferta da LeasePlan e têm incluídos todos os serviços associados à utilização do automóvel – manutenção, seguro, pneus ilimitados, veículo de substituição, seguro de recondicionamento, assistência 24 horas e imposto único de circulação (IUC). No Dott estão disponíveis diferentes ofertas, desde elétricos a SUVs. Aos interessados basta escolher o carro e preencher o formulário de contacto, disponível em:

https://dott.pt/pt/campaign/leaseplan

PROJETO BLUEAUTO
EDIÇÃO JULHO 2020
CONTACTOS

PROPRIEDADE

Press.in, Lda.

NIPC: 505536293

Edifício LACS
Rocha Conde de Óbidos
1350-352 Lisboa

 

Mail: blueauto@pressfactory.pt

A BlueAuto é uma revista de periodicidade mensal dedicada à mobilidade sustentável e às inovações tecnológicas aplicadas ao mundo automóvel.

 

EDIÇÃO MENSAL

 

© 2018 PressFactory - Todos os direitos reservados