top of page
cabeçalho_newsletter.jpg

e-news

A NOVA MOBILIDADE AUTOMÓVEL EM VíDEO

 

VEJA AQUI O PROGRAMA DA SEMANA

hyundai-all-new-kauai-ev-03.jpg

LANÇAMENTO

Novo Hyundai Kauai Electric chega no final de março

A nova geração do B-SUV Hyundai Kauai oferece uma abrangente gama de grupos motopropulsores e merece novamente destaque com o lançamento da variante mais apetecível, Kauai Electric: o novo modelo estará disponível para entrega no mercado nacional no final de março e contará com uma campanha especial de lançamento com preço promocional chave-na-mão a partir de 32.990€ + IVA (campanha válida para empresas). Agora oferecido numa carroçaria de maiores dimensões, com design mais robusto e desportivo, além de mais tecnológico e conectado – incluindo novas funcionalidades, como o i-PEDAL (modo de condução que permite acelerar, desacelerar e parar utilizando apenas o pedal do acelerador) e um sistema de regeneração inteligente (que ajusta automaticamente a intensidade da travagem regenerativa com base na informação do fluxo de trânsito) –, o novo Kauai Electric chega em duas versões de motorização totalmente elétrica e de bateria: a versão de entrada de gama dispõe de uma bateria com 48,4 kWh de capacidade associada a motor elétrico de 111 kW (156 cv), anunciando uma autonomia máxima de 377 quilómetros em ciclo combinado WLTP; enquanto a versão de longo alcance tem bateria de 65,4 kWh e motor de 160 kW (218 cv), para autonomia máxima de mais de 514 km.

DB2024AU00490_large.jpg

NOVOS MODELOS

Volkswagen ID. Buzz GTX: o “pão-de-forma”

mais potente de sempre

A Volkswagen Veículos Comerciais acaba de revelar em estreia o novo ID. Buzz GTX, que passa a ser o “pão de forma” de produção mais potente de sempre graças aos 250 kW (equivalentes a 340 cv) combinados dos dois motores elétricos (um em cada eixo), que permitem ainda tração integral elétrica 4MOTION de série e aceleração 0-100 km/h prevista em apenas 6,5 segundos. Esta nova motorização mais desportiva GTX agora estreada no “pão de forma” elétrico dispõe de uma nova bateria de 79 kWh de capacidade útil que pode ser recarregada em estações de carregamento rápido (DC) até 185 kW, bastando assim cerca de 26 minutos para aumentar a carga de 10 para 80%. Personalizado em termos estéticos e atualizado a nível de hardware e software, o Volkswagen ID. Buzz GTX estará à venda na segunda metade de 2024.

Captura de ecrã 2024-03-22, às 15.46.38 (1).png

MERCADO

Veículos elétricos: procura de usados cresce 96%

No último mês de fevereiro verificou-se um crescimento de +10% na oferta total de veículos usados, juntamente com um decréscimo geral de -2% na procura, em relação ao período homólogo de 2023. Mas no mercado de usados os veículos elétricos foram aqueles que registaram um maior aumento da procura (+96%) em fevereiro face ao ano passado; no que diz respeito à oferta, o maior crescimento registou-se também nos elétricos (+119%). Somando os vários tipos de veículos eletrificados, os carros elétricos, híbridos a gasolina, híbridos a diesel e híbridos plug-in representaram em conjunto cerca de 16% da procura e cerca de 15% da oferta em fevereiro. Estas conclusões constam da última edição do “Panorama Mensal do Mercado Automóvel” divulgado pelo portal Standvirtual e baseado em dados disponíveis na plataforma sobre visualizações, oferta e procura, no qual são analisados detalhadamente os principais indicadores de compra e venda do mercado automóvel no mês de fevereiro de 2024. “Conseguimos observar, no mês de fevereiro, uma ligeira diminuição da procura no mercado dos usados. No entanto, a procura por elétricos vai no sentido oposto, continuando a crescer, quando comparamos este mesmo período com o ano anterior”, explica Nuno Castel-Branco, diretor-geral do Standvirtual, acrescentando que este crescimento “deve-se ao facto do mercado português estar bastante recetivo à eletrificação, mas também por haver mais oferta disponível, uma consequência das vendas significativas de elétricos novos nos últimos anos e que estão a chegar agora ao mercado de usados em maior volume”.

Captura de ecrã 2024-03-14, às 14.49.50.png

MOBILIDADE AÉREA

Suzuki começa a fabricar veículos voadores

A Suzuki tinha já anunciado estar a preparar-se para acrescentar mais uma área de negócio de mobilidade à sua atividade, através da associação com o fabricante japonês de aeronaves eVTOL (electric vertical takeoff and landing) SkyDrive para o desenvolvimento e exploração comercial de veículos voadores. E agora acaba de confirmar ter já dado início à construção na sua fábrica de Iwata, na província de Shizuoka, do SkyDrive SD-05, um veículo voador compacto de 2 lugares com motor elétrico que deverá ser estreado como táxi aéreo durante a Exposição Mundial de 2025 em Osaka (Japão) e para o qual existem já planos de produção em larga escala visando a sua utilização comercial em futuros serviços de transporte aéreo de passageiros em zonas urbanas.

CUPRA-Formentor-Concept-wins-2019-Automotive-Brand-Contest_03_HQ.jpg

ELETRIFICAÇÃO

Cupra Formentor vai ser 100% elétrico

“No final da década, a Cupra fará a sua entrada no mercado dos EUA. Planeamos lançá-la com a versão elétrica do Formentor e um SUV crossover elétrico de maiores dimensões”: foi desta forma que o CEO da Seat e da Cupra, Wayne Griffiths, anunciou como novidade a eletrificação total do Cupra Formentor, modelo “crossover” atualmente disponível na gama da marca desportiva da Seat S.A. com motores térmicos e híbridos plug-in. A próxima geração do Formentor deverá assim estar disponível até 2030 com motorização puramente elétrica a bateria, pelo menos no mercado norte-americano, embora seja muito provável – tendo em conta a forte aposta da indústria automóvel na eletrificação acelerada das suas gamas europeias – que isso aconteça também deste lado do Atlântico. Esta novidade foi revelada no recente evento de apresentação dos resultados financeiros de 2023 e das prioridades estratégicas para 2024 da Seat S.A., ocasião que serviu ainda para confirmar que 2024 irá assistir ao lançamento dos novos modelos Cupra Tavascan (BEV) e Cupra Terramar (PHEV), além de novas versões atualizadas do Leon e do Formentor, naquela que se anuncia como a maior ofensiva de produtos da marca Cupra até à data; quanto à marca Seat, a empresa prometeu continuar a lançar “até ao fim da era da combustão” automóveis híbridos plug-in melhorados e eficientes em termos de consumo de combustível, afirmando estar também a analisar “o que podemos oferecer no mundo elétrico sob a marca Seat”; por outro lado, a Seat S.A. aproveitou ainda esse evento para destacar que a eletrificação das suas instalações de Martorell (Espanha) avança a toda a velocidade, com a construção já lançada da nova fábrica de montagem de sistemas de baterias e com o início previsto para setembro da transformação das linhas de produção de onde irão sair os já anunciados futuros modelos elétricos económicos Cupra Raval e Volkswagen ID.2aII.

banner-77-ed-digital.gif
image003.jpg

EVENTO

Kia EV9 eleito Carro Mundial do Ano Feminino

O Kia EV9, modelo de 7 lugares que é agora o topo-de-gama elétrico da marca sul-coreana, obteve o título absoluto de Carro Mundial do Ano Feminino nos Women World Car of the Year, um dos mais importantes troféus do setor automóvel, depois de concluída a votação de um júri internacional exclusivamente feminino composto por 75 jornalistas especializadas de mais de 52 países, incluindo Portugal. Esta distinção representa para a Kia a segunda vitória consecutiva nesta iniciativa de âmbito mundial, após o triunfo do Niro em 2023. Em janeiro o EV9 já havia conquistado o título de “Melhor SUV” e, simultaneamente, um lugar na ronda final para o prémio absoluto. Ao longo de todo o processo de eleição, o painel de juradas avaliou os automóveis concorrentes nas mais diversas vertentes, tais como segurança, condução, conforto, tecnologia, design, eficiência, respeito pelo ambiente e relação qualidade/preço, com o EV9 a destacar-se como o mais votado entre um total de 63 modelos concorrentes.


NewTourneoConnectPHEV_4.jpg

NOVOS MODELOS

Ford Tourneo Connect estreia motorização PHEV

A Ford reforça a sua oferta de veículos multiatividades com a introdução em estreia no segmento de avançada motorização híbrida plug-in no modelo Tourneo Connect que oferece até 7 lugares: “O Tourneo Connect Plug-in Hybrid elevará a flexibilidade e a versatilidade do modelo Tourneo Connect a um novo patamar, permitindo aos clientes eletrificar a sua experiência de condução, percorrendo até 110 km com energia puramente elétrica e conduzindo com zero emissões de gases de escape no crescente número de zonas de baixas emissões da Europa”, destaca a Ford. A nova motorização do Tourneo Connect PHEV integra um motor a gasolina EcoBoost de 1,5 litros, bateria de alta tensão e motor elétrico para debitar uma potência combinada de 150 cv e 350 Nm de binário através de uma transmissão automática de dupla embraiagem de 6 velocidades. A bateria permite o carregamento rápido até 50 kW. Os clientes poderão optar entre o Tourneo Connect PHEV de 5 lugares e a variante Grand Tourneo Connect PHEV de 7 lugares que inclui de série uma terceira fila de 2 lugares. As encomendas do Tourneo Connect PHEV irão abrir no próximo verão, estando as primeiras entregas previstas para o último trimestre do ano. Esta novidade completa a eletrificação da nova geração europeia de modelos Tourneo da Ford, que vai incluir também o compacto E-Tourneo Courier de 5 lugares, o E-Tourneo Custom de 8 lugares e o Tourneo Custom Plug-in Hybrid de 9 lugares.

MG4-Electric_4.jpg

MERCADO

100 anos da MG: campanha promove

compra de veículos elétricos

Para assinalar o centenário da marca automóvel MG, a MG Motor Portugal lança agora uma campanha promocional na qual oferece vantagens exclusivas aos clientes que optarem por modelos eletrificados. A campanha de aniversário abrange os modelos ZS EV, MG 4, MG 5, EHS e Marvel R, está em vigor até ao final deste mês de março e as condições nela oferecidas podem ser conhecidas no site da marca, em: www.mgmotor.eu/pt-PT/. “Com esta campanha especial, não celebramos apenas o nosso legado, mas também oferecemos vantagens exclusivas para aqueles que escolhem uma condução elétrica, juntando-se a nós neste compromisso com a mobilidade sustentável e o desempenho de classe mundial”, destaca Ricardo Lotra, Sales Diretor da MG Motor Portugal. Recorde-se que a MG regressou recentemente ao mercado português com uma ampla gama de veículos elétricos e híbridos, vincando assim a clara aposta da marca na eletrificação.

bottom of page