top of page
cabeçalho_newsletter.jpg

e-news

A NOVA MOBILIDADE AUTOMÓVEL EM VíDEO

 

VEJA AQUI O PROGRAMA DA SEMANA

BYD Seal (17).jpg

EVENTO

BYD Seal é “Carro do Ano 2024”

O BYD Seal foi eleito “Carro do Ano” na edição 2024 dos prémios “Seguro Direto Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal”, vencendo assim a principal categoria deste evento anual organizado pelo grupo Impresa, através da SIC Notícias e do Expresso, que promove o que de melhor se faz na indústria automóvel ao mesmo tempo que procura esclarecer os portugueses na hora da compra. Foi a 1.ª vez que um modelo 100% elétrico conquistou o troféu. E o BYD Seal venceu ainda mais 2 prémios, ao juntar ao título de “Carro do Ano” o de “Elétrico do Ano” e o de “Design do Ano”. Outras categorias a concurso nesta edição 2024 eram a de “Híbrido do Ano” e “Híbrido Plug-in do Ano”, ganhas por 2 modelos Toyota: o C-HR e o Prius Plug-in, respetivamente. Já os Renault Clio (cuja gama de motorizações inclui o híbrido E-Tech 145) e Espace (de motorização E-Tech “full hybrid”) foram eleitos “Citadino do Ano” e “Familiar do Ano”; enquanto o Jeep Avenger (modelo disponível tanto numa variante totalmente elétrica como na versão e-Hybrid de eletrificação suave) venceu na categoria “SUV Compacto do Ano” e o 100% elétrico Kia EV9 na de “Grande SUV do Ano”.

01_Dupla estreia mundial_ID.3 GTX e ID.7 GTX Tourer.jpg

NOVOS MODELOS

ID.3 GTX e ID.7 GTX Tourer:
Volkswagen alarga oferta de desportivos 100% elétrico
s

Desde 2021 que a sigla GTX está reservada às versões mais desportivas da família ID. de modelos 100% elétricos da Volkswagen. E agora a marca alemã alarga essa oferta com a estreia mundial das novidades ID.3 GTX e ID.7 GTX Tourer. Estes dois novos modelos altamente dinâmicos serão lançados em breve, destacando-se face às restantes versões ID.3 e ID.7 Tourer pelo design exterior personalizado, incluindo distintas assinaturas luminosas dianteira e traseira bem como jantes especiais de 20 polegadas montadas de série; pelo interior com detalhes de design desportivo; e ainda pelos motores mais potentes. A Volkswagen vai lançar o ID.3 GTX de tração traseira em duas variantes, sendo uma delas o modelo topo de gama ID.3 GTX Performance, um automóvel desportivo compacto e ágil. Enquanto o ID.7 GTX Tourer se prepara para passar a ser a mais potente carrinha produzida pela Volkswagen, disponibilizando sistema de tração integral de modo a poder acionar o eixo dianteiro simultaneamente com o eixo traseiro.

24NS0315_1177-source.jpg

MERCADO

Nissan e Honda parceiras na eletrificação

Os construtores Nissan e Honda anunciam a assinatura de um memorando de entendimento com o objetivo de estudarem uma possível parceria estratégica no domínio da eletrificação e inteligência automóvel. Novas plataformas de software automóvel, componentes-chave para veículos elétricos e produtos complementares são algumas das áreas de atuação abrangidas por essa possível parceria. Numa altura em que a indústria automóvel se vê confrontada com a necessidade de acelerar o ritmo da transição energética, sendo obrigada a reforçar o desenvolvimento de tecnologias de eletrificação e a aposta na neutralidade carbónica, Nissan e Honda acreditam ter pela frente os mesmos desafios, tendo assim decidido tentar combinar as respetivas capacidades e explorar a possibilidade de uma colaboração futura.

A233588_medium.jpg

ESTREIA

Audi Q6 e-tron a 18 março

A Audi confirma para a próxima segunda-feira, dia 18 de março, a apresentação em estreia mundial do seu mais recente modelo de motorização exclusivamente elétrica, Q6 e-tron. Assinalando o início da maior ofensiva de produto de sempre para a marca de Ingolstadt, o Q6 e-tron irá também inaugurar um novo capítulo na eletromobilidade da Audi ao tornar-se no seu primeiro automóvel a bateria a recorrer à plataforma elétrica premium PPE de última geração (desenvolvida em conjunto com a Porsche, sendo já utilizada na nova geração elétrica do Macan) e estará disponível nas 2 habituais variantes de carroçaria, SUV e Sportback. A Audi promete estrear ainda algumas tecnologias inovadoras neste novo modelo destinado à sua gama 100% elétrica e-tron.

Why-is-smoke-coming-from-my-exhaust-min.jpg

EMISSÕES

Parlamento Europeu adota regulamento Euro 7

Por 297 votos a favor, 190 contra e 37 abstenções, o Parlamento Europeu acaba de aprovar as novas regras comunitárias destinadas a regulamentar as emissões dos automóveis com motores de combustão. Os eurodeputados deram assim “luz verde” ao denominado “Euro 7”, conjunto de normativas que visam ajudar a reduzir as emissões de poluentes atmosféricos com origem no transporte rodoviário no espaço da União Europeia. Considerada uma etapa importante no calendário para a redução progressiva das emissões que irá levar à esperada entrada em vigor, prevista para 2035, da obrigatoriedade de venda de carros novos exclusivamente zero-emissões, o regulamento Euro 7 agora aprovado pelos eurodeputados é menos exigente para a indústria automóvel do que as regras mais restritas inicialmente propostas pela Comissão Europeia, definindo ainda assim que os veículos terão de cumprir as novas normas durante mais tempo, garantindo que se mantêm mais limpos ao longo da sua vida útil: no caso dos ligeiros de passageiros e comerciais, manter-se-ão as atuais condições de ensaio Euro 6 e os limites de emissões de escape, mas pela primeira vez as normas europeias passam a incluir limites para a emissão de partículas dos pneus e dos travões, além de requisitos mínimos de desempenho para a durabilidade das baterias em automóveis elétricos e híbridos; por outro lado, fica ainda estabelecido que a partir de agora cada veículo terá um passaporte ambiental contendo informações sobre o seu desempenho no momento da matrícula, enquanto os utilizadores deverão ter também acesso a informações atualizadas (geradas pelos sistemas e monitores de bordo) sobre o consumo de combustível, a saúde das baterias e as emissões poluentes. Visto como uma solução de compromisso entre os objetivos ambientais e os interesses vitais dos fabricantes automóveis (já fortemente empenhados na eletrificação das suas gamas), o novo regulamento Euro 7 deverá agora ser formalmente aprovado pelo Conselho Europeu antes de poder entrar em vigor.

banner-77-ed-digital.gif
P18_0894_a3_rgb.jpg

ELETRIFICAÇÃO

Porsche confirma 911 híbrido

A Porsche prepara-se para eletrificar o automóvel mais icónico da sua gama, com a confirmação de que muito em breve a atual geração do 911 passará a ser proposta em opção com um “sistema híbrido ultradesportivo” desenvolvido especificamente para este modelo. Derivada da competição, será uma configuração híbrida de elevada performance parcialmente eletrificada, com o propulsor a gasolina traseiro associado a um novo e-Motor sobre o eixo dianteiro alimentado por uma pequena bateria e auxiliado pelo sistema elétrico a 48 V integrado na transmissão PDK; além de ajudar às prestações, esta solução de eletrificação oferecerá ainda maior eficiência ao permitir reduzir a utilização do motor térmico em condução normal. O Porsche 911 equipado em opção com este sistema do tipo “mild hybrid” será uma das novidades do “upgrade” que a marca desportiva se prepara para lançar neste seu modelo.

Outlander PHEV MY23_HQ_002.jpg

NOVOS MODELOS

Novo Mitsubishi Outlander PHEV
chega à Europa no 2.º semestre 202

A Mitsubishi prepara-se para lançar na Europa o novo Outlander PHEV, o seu modelo topo-de-gama, já em comercialização nos EUA e que irá chegar no segundo semestre de 2024 numa versão especificamente desenvolvida para o mercado europeu. Versão que a escassos meses da sua chegada à Europa a Mitsubishi está já a testar, tendo recentemente promovido nos lagos gelados do norte da Finlândia uma sessão de ensaios do novo Outlander PHEV: o topo-de-gama da marca enfrentou aí o mais exigente de todos os pisos, com neve e gelo, tirando partido do avançado sistema PHEV de dois motores elétricos, baseado na tecnologia EV, e com tração integral gerida pelo sistema Super-All Wheel Control (S-AWC) desenvolvido pela Mitsubishi nos ralis. Com a marca japonesa a destacar ainda que no novo Outlander PHEV o aumento da potência dos motores dianteiro e traseiro, respetivamente para 85 e 100 kW, assegura uma maior força propulsora para as rodas de ambos os eixos, melhorando consideravelmente o desempenho em estrada nas mais diversas condições meteorológicas e de piso.

24C0100_006.jpg

MOBILIDADE ELÉTRICA

Mercedes-Benz Vision EQXX:
mais de 1.000 km com uma carga de bateri
a

7,4 kWh/100 km: este é o novo recorde de eficiência energética obtido pela Mercedes-Benz no seu programa tecnológico “Vision EQXX”, desenvolvido há ano e meio e cuja missão é demonstrar que é possível contornar as limitações até aqui associadas à mobilidade elétrica (nomeadamente a autonomia) através do recurso a tecnologias inovadoras em áreas como o sistema de propulsão elétrico, a engenharia e peso do veículo, a sustentabilidade dos materiais, o software, a gestão térmica, ou as células fotovoltaicas (com uma solução como o teto solar a permitir reduzir o consumo de energia do sistema de alta tensão, melhorando assim a eficiência global). A mais recente etapa deste programa teve lugar no Médio Oriente, com o protótipo Vision EQXX a conseguir percorrer mais de 1.000 km entre Riade na Arábia Saudita e o Dubai com uma única carga de bateria: o desafiante percurso de 1.010 km foi realizado num total de 14 horas e 42 minutos, tendo passado por áreas urbanas e suburbanas com trânsito intenso bem como por longos troços de autoestrada em pleno deserto e com temperatura ambiente até 34° C; no final, o protótipo 100% elétrico da Mercedes-Benz acusava ainda 309 km de autonomia, estabelecendo assim um novo máximo em termos de eficiência energética de 7,4 kWh/100 km, equivalente a 0,9 l/100 km num veículo a gasolina. Além de demonstrar tecnologias de última geração no campo da mobilidade elétrica, este programa da marca premium alemã visa contribuir para o desenvolvimento contínuo das suas plataformas elétricas, como será o caso da nova Arquitetura Modular Mercedes-Benz (MMA, a estrear no futuro CLA elétrico previsto para 2025), a qual irá beneficiar – está já confirmado pelo próprio fabricante automóvel – de uma ampla transferência de tecnologia do Vision EQXX.

0S4A0177.jpg

CARREGAMENTO

Rede Mobi.E continua a crescer

A rede nacional de carregamento de veículos “plug-in” continua a crescer, a par do incremento do parque de viaturas elétricas, destaca a entidade gestora Mobi.E ao assinalar que no último mês foram registadas mais de 398 mil operações, fazendo com que no acumulado do ano tenham sido já mais de 797.500 os carregamentos efetuados até agora na rede Mobi.E, o que representa um aumento de 65% face aos dois primeiros meses de 2023. No final de fevereiro integravam a rede Mobi.E cerca de 4.570 postos e cerca de 8.130 pontos de carregamento de acesso público; e cerca de 1.650 postos eram rápidos ou ultrarrápidos, o que representa 36% do total da rede. No segundo mês de 2024 mais de 67.800 condutores (+66% comparando com o mesmo período de 2023) utilizaram a rede Mobi.E, tendo cada utilizador efetuado em média 9 carregamentos.

bottom of page