AO VOLANTE

e-news

A NOVA MOBILIDADE

AUTOMÓVEL EM VíDEO

 

VEJA AQUI O PROGRAMA DA SEMANA

NOVOS MODELOS

Lexus UX 300e: bateria com 10 anos de garantia

O modelo UX 300e prepara-se para se tornar no primeiro automóvel 100% elétrico a bateria da Lexus. Ao mesmo tempo, vai oferecer argumentos que são fruto dos 15 anos de experiência da marca “premium” japonesa na eletrificação (recorde-se que desde 2005 a Lexus já produziu mais de 1,7 milhões de veículos eletrificados com tecnologia “full-hybrid”). Sabendo-se agora que o primeiro Lexus 100% elétrico irá beneficiar em particular da liderança deste fabricante em matéria de luxo, sistemas de gestão de baterias, unidades de controlo de energia e motores elétricos. O UX 300e será assim alimentado por uma nova bateria de alta capacidade de 54,3 quilowatt / hora com uma autonomia elétrica correspondente a mais de 300 km em ciclo WLTP. E como demonstração da confiança da marca na sua tecnologia, a Lexus anuncia que vai oferecer uma garantia de 10 anos (ou 1.000.000 km) que cobre defeitos funcionais da bateria deste modelo 100% elétrico, bem como a degradação da capacidade da bateria abaixo de 70% (desde que o proprietário respeite as verificações regulares previstas no programa de manutenção da marca). Além da garantia da bateria, o proprietário do UX 300e em Portugal (mercado no qual o modelo tem lançamento previsto no primeiro trimestre de 2021) irá beneficiar de uma garantia de 7 anos (ou 160.000 km) respeitante a outros componentes que não a bateria de propulsão, à semelhança do que acontece com os restantes modelos da gama Lexus.
 “A nossa reconhecida liderança na eletrificação, juntamente com este compromisso de garantia de 10 anos, traz um novo nível de confiança aos clientes que optam por um 100% elétrico neste segmento”, resume Pascal Ruch, responsável da Lexus Europa. Outros destaques com que o UX 300e vai contar são também uma nova transmissão compacta avançada que a Lexus anuncia ir oferecer desempenho líder no segmento e níveis de ruído extremamente baixos; a que se junta ainda o novo sistema propulsor 100% elétrico de alta potência, com 150 kW (204 cv).

MERCADO AUTOMÓVEL

Kia: vendas recorde nas gamas eletrificadas

Apesar do declínio no total de vendas resultante da disrupção provocada pela disseminação do coronavírus, no primeiro trimestre de 2020 a Kia Motors registou vendas europeias recorde nos seus novos modelos híbridos e elétricos, tendo no mesmo período conquistado igualmente a sua maior quota de mercado de sempre no continente europeu. De acordo com os dados divulgados pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), as vendas totais da Kia na Europa caíram ligeiramente para 113.026 unidades nos 3 primeiros meses deste ano: este volume representa uma queda de cerca de 14,5% em relação ao primeiro trimestre de 2019, o melhor de sempre na Europa (132.174 unidades), no entanto essa quebra foi menor que aquela registada na totalidade do mercado europeu (-26,3%), fazendo assim com que a quota de mercado da Kia tenha aumentado para um registo histórico de 3,7% no final de março 2020. Ainda mais significativo é o facto de que, apesar deste começo de ano verdadeiramente desafiador, as vendas dos novos modelos Kia eletrificados – híbridos, híbridos plug-in e veículos elétricos – cresceram 20,8%, tendo chegado às 21.340 unidades. Ou seja, os modelos eletrificados representam agora quase um quinto de todas as vendas da Kia na Europa (18,9%), bem acima dos 13,4% registados nos primeiros três meses de 2019. No primeiro trimestre deste ano, os veículos elétricos da Kia – o e-Niro e o e-Soul – responderam por 32% de todas as vendas de modelos eletrificados (em 2019 esse “mix” era de 22%), ao mesmo tempo que também os híbridos plug-in da marca – incluindo as versões plug-in do XCeed e da Ceed Sportswagon – cresceram em popularidade, tendo representado 30% de todas as vendas de modelos eletrificados da Kia.

NOVOS MODELOS

Novo Volvo S60 Recharge

A Volvo Car Portugal anuncia a chegada ao mercado nacional de outro modelo eletrificado: o novo S60 Recharge. Este novo modelo tem como base a motorização T8 plug-in a gasolina e apresenta-se em 3 versões distintas (R-Design, Inscription e Polestar Engineered), todas com caixa automática e tração às 4 rodas motrizes. O equipamento das versões R-Design e Inscription conta por exemplo com: Ar Condicionado automático de 2 zonas / CleanZone / Keyless / Painel de instrumentos digital de 12,3''/ Estofos em couro / Apoio lombar elétrico de 4 vias / Faróis de LED MID / Limitador de velocidade / Cruise Control / Lane Keeping Aid / Sensores de ajuda ao estacionamento / Audio High Performance / Volvo On Call / Jantes em liga leve de 18''. Na versão Polestar Engineered acresce: Volante aquecido / Premium Sound audio by Harman Kardon / Painel de bordo com inserções em couro / Jantes em liga leve  19'' / Patilhas seletoras de velocidade no volante. O PVP deste novo modelo inicia-se nos 45.000€ (sem pintura metalizada) + IVA dedutível para empresas. O Volvo S60 é construído sob a nova plataforma SPA da Volvo - Scalable Product Architecture, utilizada nos modelos da Série 90 e nos novos XC60 e V60. Este modelo partilha também a tecnologia de segurança e infoentretenimento da nova carrinha V60, fazendo dele, diz a marca, um dos modelos mais seguros do mercado.

REDES SOCIAIS

Fiat explica as vantagens da mobilidade elétrica

Viaturas elétricas: condução, carregamento, vantagens... A Fiat decidiu explicar tudo isso em 8 videoclipes “eletrizantes”, publicados a partir de agora e durante as próximas semanas nos canais oficiais da marca italiana nas redes sociais YouTube, Facebook e Instagram. Nesses vídeos tutoriais, a Fiat explica as vantagens da mobilidade elétrica utilizando uma linguagem direta, divertida e simples. Nos 8 vídeos são assim abordados de forma intuitiva diversos temas ligados à eletrificação: travagem regenerativa, emissões, regras para receber incentivos, experiência de condução, assistência, autonomia, carregamento... Numa altura em que se acaba de estrear na eletrificação com o lançamento dos modelos semi-híbridos Panda e 500, a que se irá juntar em breve o novo 500 totalmente elétrico, a Fiat pretende com esta iniciativa ajudar, com uma abordagem popular, os clientes de hoje e de amanhã a entrarem de forma avisada no mundo da mobilidade eletrificada e elétrica. O primeiro episódio tem como título “City Regulations” e mostra como é circular pela cidade a bordo do novo Fiat 500 BEV, podendo ser acedido neste link: https://www.youtube.com/watch?v=PL6aKe_l-dY&feature=youtu.be

COMERCIAIS

Novo Citroën ë-Jumpy

A Citroën acaba de desvendar os detalhes do seu furgão compacto 100% elétrico: o novo Citroën ë-Jumpy. No seguimento do C5 Aircross Hybrid (um SUV híbrido, que já pode ser encomendado) e do Ami (um pequeno veículo urbano 100% elétrico, recentemente anunciado), a marca francesa prossegue assim a sua ofensiva de “eletrificação para todos”, que resultará no lançamento de 6 modelos eletrificados em 2020. Esta versão 100% elétrica do Jumpy oferece aos profissionais diversas soluções concretas para os desafios de mobilidade em meios urbanos, mas também em zonas fora das cidades graças a uma autonomia que permite assegurar a maioria das deslocações: estão disponíveis duas opções de bateria, que oferecem um alcance em ciclo WLTP de 230 km (versão equipada com bateria de 50 kWh) ou de 330 km (bateria de 75 kWh). Prometendo um volume de carga útil idêntico ao das versões térmicas e o conforto e prazer de utilização típicos da condução elétrica, o novo ë-Jumpy destaca-se ainda por permitir como grandes vantagens a liberdade de acesso às zonas regulamentadas com limitações de emissões de CO2 e os custos de utilização reduzidos. A Citroën anuncia a sua chegada aos concessionários no segundo semestre de 2020 e que será acompanhado por versões 100% elétricas do Jumper (no final do ano) e do Berlingo Van (no próximo ano), confirmando-se assim que a partir de 2021 a totalidade da gama de comerciais Citroën contará com uma oferta elétrica em complemento de motores térmicos eficientes.

PROJETO BLUEAUTO
EDIÇÃO JUNHO 2020
CONTACTOS

PROPRIEDADE

Press.in, Lda.

NIPC: 505536293

Edifício LACS
Rocha Conde de Óbidos
1350-352 Lisboa

 

Mail: blueauto@pressfactory.pt

A BlueAuto é uma revista de periodicidade mensal dedicada à mobilidade sustentável e às inovações tecnológicas aplicadas ao mundo automóvel.

 

EDIÇÃO MENSAL

 

© 2018 PressFactory - Todos os direitos reservados