top of page
cabeçalho_newsletter.jpg

e-news

A NOVA MOBILIDADE AUTOMÓVEL EM VíDEO

 

VEJA AQUI O PROGRAMA DA SEMANA

TheJeepbrandiscelebratinganotheryearoffirstsin2024preparingtolaunchitsfirstglobalbattery-e

NOVIDADE

Wagoneer S: novo Jeep totalmente elétrico

A Jeep prepara-se para lançar o seu primeiro veículo global exclusivamente equipado com motorização elétrica a bateria: chama-se Wagoneer S e começará a ser vendido nos EUA a partir do outono 2024, estendendo-se posteriormente a sua comercialização aos principais mercados mundiais. Integrando a iniciativa global de eletrificação agora em curso na marca norte-americana, a qual levará a que até 2025 todos os modelos Jeep disponham já de uma versão eletrificada, o Wagoneer S será um modelo 4x4 “premium” oferecendo de série capacidade 4xe com gestão para todos os tipos de terreno, tecnologia avançada e credenciais de desempenho impressionantes, incluindo 600 cavalos de potência e aceleração 0-100 km/h em cerca de 3,5 segundos. As primeiras imagens deixam antecipar um design exterior elegante, marcado por grelha frontal de sete ranhuras específica da marca Jeep, redesenhada e iluminada por elementos LED.

A240280_medium.jpg

DESPORTO

Audi elétrico vence “Dakar”

Vitória histórica do Audi RS Q e-tron no “Dakar”: pela primeira vez, um protótipo de baixas emissões com tração elétrica, bateria de alta tensão e conversor de energia ganhou o famoso rali-raid, cuja edição 2024 terminou com o triunfo na categoria dos automóveis dos espanhóis Carlos Sainz/Lucas Cruz a bordo de um Audi RS Q e-tron. A Audi torna-se assim no primeiro fabricante a vencer o “Dakar” com um veículo utilizando um sistema de propulsão eletrificado: o protótipo RS Q e-tron está equipado com um inovador sistema de tração integral elétrico, no qual o fornecimento de energia é assegurado por uma bateria de alta tensão e um conversor de energia que funciona com combustível sintético baseado em ReFuel (o que proporciona, diz a marca alemã, uma redução de 60% nas emissões de CO2 em comparação com os combustíveis convencionais). Uma inovadora solução eletrificada de propulsão desenvolvida e amadurecida pela Audi Sport de forma a chegar em apenas 3 anos à vitória numa das competições de automóveis mais exigentes do mundo, marco histórico assim destacado por Gernot Döllner, Presidente do Conselho de Administração da Audi AG: “A Audi estabeleceu mais uma vez um marco no desporto motorizado. Vencer o rali no deserto mais difícil do mundo com uma unidade eletrificada é um visível avanço tecnológico e aponta o caminho para o nosso futuro elétrico”.

STLALargePlatformBatterySide.jpg

TECNOLOGIA

Nova plataforma Stellantis vai permitir
800 km de autonomia

O grupo automóvel Stellantis acaba de apresentar a mais recente das suas novas 4 plataformas globais especificamente concebidas de raiz para a produção de automóveis elétricos a bateria (BEV): a “STLA Large” é uma plataforma totalmente nova, altamente flexível e nativa para veículos BEV (embora suportando também sistemas de propulsão híbridos e de combustão interna), que constitui a base de uma vasta gama de futuros veículos para os mercados globais nos segmentos D e E. Proporciona capacidades líderes no seu segmento, incluindo capacidade de energia incorporada (até 118 kWh), eficiência de carregamento (até 4,5 kWh por minuto) e desempenho (como aceleração 0-100 km/h em 2 segundos), tendo como objetivo anunciado uma autonomia global de 800 km para as berlinas. Disponível nas arquiteturas BEV de 400 e 800 volts, a “STLA Large” é ainda – segundo a Stellantis – a plataforma nativa BEV mais flexível da indústria e servirá de base a veículos automóveis, “crossovers” e SUVs destinados a esses dois segmentos do mercado automóvel, os quais serão produzidos e vendidos a nível mundial, com 8 lançamentos de modelos de 5 das marcas Stellantis já planeados para o período de 2024-2026: os primeiros produtos baseados na nova plataforma vão ser anunciados ainda este ano e as primeiras marcas a lançá-los serão a Dodge e a Jeep, seguidas mais tarde por lançamentos da Alfa Romeo, Chrysler e Maserati.

img.jpg

ESTREIA

Porsche Macan elétrico a 25 janeiro

A Porsche já confirmou data para a estreia mundial do há muito esperado Macan elétrico: vai acontecer na próxima sexta-feira, 25 de janeiro, a partir das 11h30 (hora portuguesa), numa transmissão online. Oficial é também a informação de que a nova geração totalmente elétrica do Porsche Macan vai estrear a nova plataforma PPE (Premium Platform Electric) do Grupo Volkswagen e que estará disponível em diversas variantes de motorização elétrica equipadas com sistema de baterias com capacidade até 95 kWh, todas elas capazes de oferecer mais de 500 km de autonomia em ciclo combinado WLTP.

Toyota C-HR Hybrid Plug-in 1920x1080.jpg

LANÇAMENTO

Toyota C-HR Plug-in já pode ser reservado

Depois do modelo eletrificado com tecnologia “full hybrid”, a nova geração Toyota C-HR passa a estar disponível também com motorização híbrida recarregável: a marca arranca agora com a reserva online (https://www.toyota.pt/content/toyota/portugal/pt/new-cars/c-hr/reserva-online) do novo C-HR Plug-in, equipado com sistema eletrificado com potência combinada de 164 kW (223 cv) e autonomia em modo elétrico até 66 km em ciclo combinado WLTP; a gama é constituída pelas versões Business, Square Collection, Lounge e GR Sport Premiere Edition, com a Toyota a prever ofertas exclusivas para os primeiros 50 clientes que avancem com a reserva online e formalizem o contrato até final de fevereiro.

banner-75-ed-digital.gif
ModelY_74.jpg

MERCADO

Tesla Model Y ainda mais acessível

42.990€: este é o preço a partir do qual é agora comercializado em Portugal o Tesla Model Y, com o fabricante norte-americano a explicar esta nova baixa de preço no seu modelo “best-seller” com o desejo de garantir que a marca se torne mais acessível a um ainda maior número de pessoas, ajudando assim ao objetivo de acelerar a transição para a energia sustentável. “Pretendemos atingir este objetivo através da alavancagem de processos de engenharia e fabrico originais, tornando as nossas operações mais eficazes em termos de tempo e custos. Ao transferir estes ganhos de eficiência para os nossos clientes, conseguimos fornecer um melhor produto e torná-lo mais acessível”, explica ainda a Tesla em comunicado. O Tesla Model Y está assim entre 2.500€ e 4.500€ mais acessível do que anteriormente, dependendo da versão: o Model Y de tração traseira custa agora desde 42.990€ (ou seja, menos 2.500€); o Model Y Long Range desde 49.990€ (uma redução de -4.500€, já que o preço anterior era 54.490€); e o Model Y Performance pode ser encomendado por 55.990€ (uma redução de 4.000€).

photo-1593941707882-a5bba14938c7.jpeg

CARREGAMENTO

2023 foi o melhor ano da mobilidade elétrica em Portugal

Em dezembro 2023 foi ultrapassado o marco de 400 mil carregamentos mensais na rede Mobi.E, fazendo com que no acumulado do último ano o registo de operações na rede pública de recarga de veículos elétricos tenha atingido mais de 3.727.000 carregamentos, um aumento de 68% face ao ano anterior; enquanto os consumos de energia aumentaram 95%, fixando-se em cerca de 71.500 MWh; e o número de utilizadores cresceu 69%, com um total de 174.500 utilizadores a carregarem o seu veículo pelo menos uma vez num dos pontos da rede durante o ano passado. Superados assim todos os recordes anuais, estes dados fazem com que 2023 possa desde já ser classificado como o novo melhor ano de sempre da mobilidade elétrica em Portugal, destaca a operadora da rede. Com a Mobi.E a acrescentar que no último ano a infraestrutura de carregamento de acesso público continuou a crescer a ritmo acelerado, com uma média de 25 postos instalados por semana, aumentando cerca de 1.300 postos no total do ano: no final do 2023, a rede Mobi.E dispunha de cerca de 4.450 postos de carregamento e mais de 7.800 pontos de carregamento de acesso público; sendo 37% da rede constituída por postos de carregamento rápido ou ultrarrápido, isto é, com potências superiores a 22 kW.

240112-01_TAS2924_007.jpg

NOVOS MODELOS

Nissan revela versão mais desportiva do Ariya

A Nissan revelou no recente Salão Automóvel de Tóquio a versão mais radical do seu SUV elétrico Ariya: o Ariya Nismo, que passa a ser o principal modelo de motorização totalmente elétrica da NISMO, divisão de performance da marca japonesa. Baseado no Ariya e-4ORCE, o Ariya Nismo junta ao design dinâmico e ao interior com bancos e acabamentos específicos uma afinação especial para cada componente do chassis combinada com a tecnologia de controlo de tração integral Nissan e com pneus dedicados montados em jantes de alumínio de 20 polegadas, de modo a proporcionar superior estabilidade em reta e capacidade de curvar a altas velocidades melhorada; um desempenho dinâmico reforçado pelo incremento de 10% de potência de pico do motor e pela afinação especial da aceleração, além de um modo de condução Nismo exclusivo que maximiza a resposta; a tudo isso soma-se ainda o som evocativo das corridas de Fórmula E. O Nissan Ariya Nismo tem lançamento no Japão planeado para esta primavera.

bottom of page