top of page
cabeçalho_newsletter.jpg

e-news

A NOVA MOBILIDADE AUTOMÓVEL EM VíDEO

 

VEJA AQUI O PROGRAMA DA SEMANA

P90471946_highRes_the-mini-concept-ace.jpg

ESTREIA

Mini Aceman em abril 2024

Ao mesmo tempo que assinala a estreia da nova geração Cooper E e do futuro Countryman E, a Mini confirma outra novidade destinada à sua gama de automóveis elétricos: o Aceman, modelo “crossover” do segmento compacto “premium” que irá preencher o espaço entre o pequeno Cooper e o SUV Countryman na família da marca britânica do Grupo BMW, tem estreia já agendada para abril do próximo ano. Outra novidade é a confirmação de que o futuro modelo de produção manterá a designação do protótipo que lhe deu origem, Aceman, chegando ao mercado equipado unicamente com motorização elétrica. E também já se sabe que o Mini Aceman deverá ser comercializado em duas versões, E e SE, diferenciadas pelo nível de potência do motor elétrico e pela capacidade da bateria.

image1-11.jpg

TECNOLOGIA

Toyota: nova geração de baterias vai permitir

mais de 1.000 km de autonomia

Maior potência, maior autonomia, carregamento mais rápido e menor custo: são estas as melhorias trazidas pelas novas tecnologias de baterias para veículos elétricos que a Toyota Motor Corporation anuncia estar agora a desenvolver. As novas baterias vão equipar a próxima geração de modelos BEV da marca japonesa prevista para chegar ao mercado a partir de 2026, indo ao encontro das expetativas dos condutores de carros 100% elétricos ao oferecerem maior densidade energética, competitividade de custos e velocidades de carregamento face aos atuais dispositivos de armazenamento de energia. São várias as tecnologias avançadas de bateria que a Toyota tem em desenvolvimento e o seu calendário de entrada ao serviço será progressivo: assim, a partir de 2026 as novas baterias “Performance Li-Ion” permitirão, quando combinadas com a aerodinâmica aprimorada e o peso reduzido da nova geração de automóveis BEV da marca, aumentar a autonomia para mais de 800 km e realizar uma carga rápida 10-80% em cerca de 20 minutos, além de reduzirem em 20% o custo; para 2026-2027 está prevista a adoção em massa da já conhecida tecnologia de fosfato de ferro-lítio (LiFePO), caracterizada pelo baixo custo (-40%) e pelo aumento (+20%) na autonomia comparando com as baterias hoje usadas no Toyota bZ4X, bem como por um tempo de recarga de 30 minutos ou menos; uma outra tecnologia conhecida como “High Performance” chegará em 2027-2028, permitindo nomeadamente aumentar para mais de 1.000 km a autonomia conseguida com uma carga de bateria; finalmente, as inovadoras baterias de “estado sólido” – que fornecem mais energia num formato menor – atualmente em estudo deverão estar prontas para uso comercial até 2027-2028, juntando à oferta de autonomias próximas dos 1.000 km um tempo de carregamento rápido de 10 minutos ou menos, com a Toyota a antecipar ainda que a autonomia dos seus veículos elétricos equipados com uma segunda geração destas baterias poderá mesmo ultrapassar os 1.200 km.

BYD SEAL 2023096.jpg

LANÇAMENTO

Os preços do BYD Seal

A marca BYD apresenta agora aos consumidores europeus o seu novo modelo Seal: este elegante sedan de características desportivas destinado ao segmento D junta à motorização totalmente elétrica várias inovações tecnológicas, como a estreia da tecnologia “Cell-to-Body” integrando a bateria com a estrutura do veículo de modo a garantir níveis excecionais de segurança, rigidez torsional, dinâmica de condução e utilização do espaço; o revolucionário sistema de baterias “Blade Battery” da BYD que permite otimizar a segurança, a durabilidade, a longevidade e o desempenho; e o sistema integrado de propulsão elétrica 8 em 1, solução que otimiza a utilização do espaço e a eficiência energética. Disponível em dois níveis de equipamento, Design e Excellence-AWD, o novo BYD Seal será proposto com duas opções de transmissão – tração traseira, com potência de 230 kW (313 cv); ou tração às 4 rodas, com potência combinada de 390 kW (530 cv) – e capacidade de bateria de 82,5 kWh, anunciando a marca valores de autonomia em ciclo combinado WLTP até 570 km e capacidade de carregamento ultrarrápido de 150 kW DC (30% a 80% em 26 minutos). Quanto aos preços, o Seal Design estará disponível a partir de 46.990€ e o Seal Excellence-AWD a partir de 47.990€.

0S46149_fa.jpg

CARREGAMENTO

Rede Mobi.E registou mais de 400.000

carregamentos em agosto

No mês de agosto foram registados 406.728 carregamentos na rede Mobi.E, o que representa uma subida de 73% face ao mesmo mês do ano passado e um novo recorde de utilização. E no acumulado do ano, entre janeiro e agosto 2023, já se realizaram no total cerca de 2,6 milhões de carregamentos, um crescimento de cerca de 67% face ao mesmo período de 2022. Desde 1 de janeiro e até 31 de agosto, mais de 133 mil condutores (+61%) tinham já utilizado a rede nacional de carregamento de carros elétricos, tendo cada utilizador efetuado uma média de 20 carregamentos. No final do último mês, 5.043 postos (3.827 dos quais públicos) integravam a rede Mobi.E, correspondendo a 8.204 pontos de carregamento; desse total, 1.379 (37%) eram postos rápidos ou ultrarrápidos.

Captura de ecrã 2023-09-15, às 19.26.16.png

NOVOS MODELOS

Peugeot confirma E-5008

Daqui até 2025 a Peugeot irá propor a mais vasta gama de veículos elétricos entre todas as marcas generalistas na Europa, anunciando como ambição oferecer nesse ano uma versão elétrica em todos os seus modelos e conseguir que em 2030 os automóveis a bateria representem já a totalidade das suas vendas europeias. Para atingir essas metas, a marca francesa acelera agora as suas novidades 100% elétricas, acabando de juntar aos novos E-208, E-2008 e E-308 a estreia da nova geração E-3008, este último com lançamento esperado para o início de 2024. E para o início do próximo ano a Peugeot anuncia mais detalhes sobre uma outra novidade totalmente elétrica já confirmada: o E-5008. Complementando a estratégia de eletrificação a 100% da sua gama, o fabricante automóvel francês irá assim lançar no mercado outro SUV elétrico de classe superior, visando uma base mais ampla de clientes de modelos SUV de grande dimensão.

2023_FORD_NewElectricExplorer_7.jpg

MOBILIDADE ELÉTRICA

Novo Ford Explorer vai dar a volta ao mundo

Lexie Alford, a mais jovem exploradora a visitar todos os países, iniciou uma volta ao mundo ao volante do novo Ford Explorer elétrico: inspirada na épica viagem de Aloha Wanderwell, que na década de 1920 utilizou modelos Ford, incluindo um Model T, para se tornar na primeira mulher a conduzir à volta do mundo, a aventura partiu de Nice, em França, e irá percorrer mais de 28.000 km ao longo de cerca de 30 países dos 6 continentes, pondo à prova as infraestruturas de carregamento e a resiliência humana. Intitulada “Charge Around The Globe” (pode ser seguida pesquisando #ChargeAroundTheGlobe), esta iniciativa protagonizada pela aventureira e criadora de conteúdos de viagens Lexie Alford e pelo novo Ford Explorer (será usado um protótipo de pré-produção que se aproxima o mais possível do veículo que os clientes irão encontrar quando estiver à venda na Europa, no próximo verão) tem uma duração prevista inferior a 100 dias e visa motivar outras pessoas a libertarem o seu espírito de “poder fazer”, desafiando simultaneamente as perceções do que é possível fazer com um veículo elétrico – “Esta é uma viagem épica para provar o que é possível num veículo elétrico, pois sabemos que a autonomia e o carregamento são as duas principais preocupações que as pessoas têm quando pensam em mudar para um veículo elétrico”, afirmou Martin Sander, diretor-geral da Ford Model-e Europa, acrescentando: “A Lexie vai pôr à prova a infraestrutura de carregamento; se ela consegue dar a volta ao mundo num veículo elétrico, então qualquer pessoa pode usar um na Europa, todos os dias”.


banner-71-ed-digital.gif
sh02004_011_Lotus_Alpha_78Front_Comp12_RBN_FinalArt_Lotus.jpg

NOVOS MODELOS

Lotus revela elétrico Emeya

Depois do SUV Eletre, a Lotus acaba de revelar o seu segundo modelo de produção em série exclusivamente elétrico: chama-se Emeya e é um automóvel hiper-GT de 4 portas, prometendo as tecnologias mais avançadas e prestações superdesportivas, de que é exemplo a aceleração 0-100 km/h anunciada em apenas 2,8 segundos. Com arranque da produção agendado para o próximo ano, o Emeya chegará ao mercado equipado com dupla motorização 100% elétrica (um motor por eixo) de 675 kW (aproximadamente 918 cv) de potência combinada e 985 Nm de binário, associada a um sistema de baterias com 102 kWh de capacidade total que pode ser recarregado a potências até 350 kW DC, o que significa 150 km de autonomia em apenas 5 minutos, ou uma recarga 10-80% em 18 minutos; a marca refere que a autonomia máxima permitida com uma carga de bateria será próxima da do Eletre, esperando-se entre 500 e 600 km. Sendo um Lotus, prometidos estão também elementos funcionais destinados a otimizar a condução desportiva, como é o caso de uma grelha frontal ativa destinada a reduzir o atrito aerodinâmico e a reforçar a eficiência ao ajudar a arrefecer baterias e sistema de travões; do sistema de suspensão pneumática controlado eletronicamente que ajusta automaticamente a ligação do veículo à estrada; bem como do difusor e spoiler traseiros do tipo ativo que tornam o Emeya mais estável e controlável a velocidades elevadas.

bottom of page