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A NOVA MOBILIDADE AUTOMÓVEL EM VíDEO
VEJA AQUI O PROGRAMA DA SEMANA

ESTREIA
Mini Aceman em abril 2024
Ao mesmo tempo que assinala a estreia da nova geração Cooper E e do futuro Countryman E, a Mini confirma outra novidade destinada à sua gama de automóveis elétricos: o Aceman, modelo “crossover” do segmento compacto “premium” que irá preencher o espaço entre o pequeno Cooper e o SUV Countryman na família da marca britânica do Grupo BMW, tem estreia já agendada para abril do próximo ano. Outra novidade é a confirmação de que o futuro modelo de produção manterá a designação do protótipo que lhe deu origem, Aceman, chegando ao mercado equipado unicamente com motorização elétrica. E também já se sabe que o Mini Aceman deverá ser comercializado em duas versões, E e SE, diferenciadas pelo nível de potência do motor elétrico e pela capacidade da bateria.

TECNOLOGIA
Toyota: nova geração de baterias vai permitir
mais de 1.000 km de autonomia
Maior potência, maior autonomia, carregamento mais rápido e menor custo: são estas as melhorias trazidas pelas novas tecnologias de baterias para veículos elétricos que a Toyota Motor Corporation anuncia estar agora a desenvolver. As novas baterias vão equipar a próxima geração de modelos BEV da marca japonesa prevista para chegar ao mercado a partir de 2026, indo ao encontro das expetativas dos condutores de carros 100% elétricos ao oferecerem maior densidade energética, competitividade de custos e velocidades de carregamento face aos atuais dispositivos de armazenamento de energia. São várias as tecnologias avançadas de bateria que a Toyota tem em desenvolvimento e o seu calendário de entrada ao serviço será progressivo: assim, a partir de 2026 as novas baterias “Performance Li-Ion” permitirão, quando combinadas com a aerodinâmica aprimorada e o peso reduzido da nova geração de automóveis BEV da marca, aumentar a autonomia para mais de 800 km e realizar uma carga rápida 10-80% em cerca de 20 minutos, além de reduzirem em 20% o custo; para 2026-2027 está prevista a adoção em massa da já conhecida tecnologia de fosfato de ferro-lítio (LiFePO), caracterizada pelo baixo custo (-40%) e pelo aumento (+20%) na autonomia comparando com as baterias hoje usadas no Toyota bZ4X, bem como por um tempo de recarga de 30 minutos ou menos; uma outra tecnologia conhecida como “High Performance” chegará em 2027-2028, permitindo nomeadamente aumentar para mais de 1.000 km a autonomia conseguida com uma carga de bateria; finalmente, as inovadoras baterias de “estado sólido” – que fornecem mais energia num formato menor – atualmente em estudo deverão estar prontas para uso comercial até 2027-2028, juntando à oferta de autonomias próximas dos 1.000 km um tempo de carregamento rápido de 10 minutos ou menos, com a Toyota a antecipar ainda que a autonomia dos seus veículos elétricos equipados com uma segunda geração destas baterias poderá mesmo ultrapassar os 1.200 km.

LANÇAMENTO
Os preços do BYD Seal
A marca BYD apresenta agora aos consumidores europeus o seu novo modelo Seal: este elegante sedan de características desportivas destinado ao segmento D junta à motorização totalmente elétrica várias inovações tecnológicas, como a estreia da tecnologia “Cell-to-Body” integrando a bateria com a estrutura do veículo de modo a garantir níveis excecionais de segurança, rigidez torsional, dinâmica de condução e utilização do espaço; o revolucionário sistema de baterias “Blade Battery” da BYD que permite otimizar a segurança, a durabilidade, a longevidade e o desempenho; e o sistema integrado de propulsão elétrica 8 em 1, solução que otimiza a utilização do espaço e a eficiência energética. Disponível em dois níveis de equipamento, Design e Excellence-AWD, o novo BYD Seal será proposto com duas opções de transmissão – tração traseira, com potência de 230 kW (313 cv); ou tração às 4 rodas, com potência combinada de 390 kW (530 cv) – e capacidade de bateria de 82,5 kWh, anunciando a marca valores de autonomia em ciclo combinado WLTP até 570 km e capacidade de carregamento ultrarrápido de 150 kW DC (30% a 80% em 26 minutos). Quanto aos preços, o Seal Design estará disponível a partir de 46.990€ e o Seal Excellence-AWD a partir de 47.990€.

CARREGAMENTO
Rede Mobi.E registou mais de 400.000
carregamentos em agosto
No mês de agosto foram registados 406.728 carregamentos na rede Mobi.E, o que representa uma subida de 73% face ao mesmo mês do ano passado e um novo recorde de utilização. E no acumulado do ano, entre janeiro e agosto 2023, já se realizaram no total cerca de 2,6 milhões de carregamentos, um crescimento de cerca de 67% face ao mesmo período de 2022. Desde 1 de janeiro e até 31 de agosto, mais de 133 mil condutores (+61%) tinham já utilizado a rede nacional de carregamento de carros elétricos, tendo cada utilizador efetuado uma média de 20 carregamentos. No final do último mês, 5.043 postos (3.827 dos quais públicos) integravam a rede Mobi.E, correspondendo a 8.204 pontos de carregamento; desse total, 1.379 (37%) eram postos rápidos ou ultrarrápidos.

NOVOS MODELOS
Peugeot confirma E-5008
Daqui até 2025 a Peugeot irá propor a mais vasta gama de veículos elétricos entre todas as marcas generalistas na Europa, anunciando como ambição oferecer nesse ano uma versão elétrica em todos os seus modelos e conseguir que em 2030 os automóveis a bateria representem já a totalidade das suas vendas europeias. Para atingir essas metas, a marca francesa acelera agora as suas novidades 100% elétricas, acabando de juntar aos novos E-208, E-2008 e E-308 a estreia da nova geração E-3008, este último com lançamento esperado para o início de 2024. E para o início do próximo ano a Peugeot anuncia mais detalhes sobre uma outra novidade totalmente elétrica já confirmada: o E-5008. Complementando a estratégia de eletrificação a 100% da sua gama, o fabricante automóvel francês irá assim lançar no mercado outro SUV elétrico de classe superior, visando uma base mais ampla de clientes de modelos SUV de grande dimensão.

MOBILIDADE ELÉTRICA
Novo Ford Explorer vai dar a volta ao mundo
Lexie Alford, a mais jovem exploradora a visitar todos os países, iniciou uma volta ao mundo ao volante do novo Ford Explorer elétrico: inspirada na épica viagem de Aloha Wanderwell, que na década de 1920 utilizou modelos Ford, incluindo um Model T, para se tornar na primeira mulher a conduzir à volta do mundo, a aventura partiu de Nice, em França, e irá percorrer mais de 28.000 km ao longo de cerca de 30 países dos 6 continentes, pondo à prova as infraestruturas de carregamento e a resiliência humana. Intitulada “Charge Around The Globe” (pode ser seguida pesquisando #ChargeAroundTheGlobe), esta iniciativa protagonizada pela aventureira e criadora de conteúdos de viagens Lexie Alford e pelo novo Ford Explorer (será usado um protótipo de pré-produção que se aproxima o mais possível do veículo que os clientes irão encontrar quando estiver à venda na Europa, no próximo verão) tem uma duração prevista inferior a 100 dias e visa motivar outras pessoas a libertarem o seu espírito de “poder fazer”, desafiando simultaneamente as perceções do que é possível fazer com um veículo elétrico – “Esta é uma viagem épica para provar o que é possível num veículo elétrico, pois sabemos que a autonomia e o carregamento são as duas principais preocupações que as pessoas têm quando pensam em mudar para um veículo elétrico”, afirmou Martin Sander, diretor-geral da Ford Model-e Europa, acrescentando: “A Lexie vai pôr à prova a infraestrutura de carregamento; se ela consegue dar a volta ao mundo num veículo elétrico, então qualquer pessoa pode usar um na Europa, todos os dias”.

NOVOS MODELOS
Lotus revela elétrico Emeya
Depois do SUV Eletre, a Lotus acaba de revelar o seu segundo modelo de produção em série exclusivamente elétrico: chama-se Emeya e é um automóvel hiper-GT de 4 portas, prometendo as tecnologias mais avançadas e prestações superdesportivas, de que é exemplo a aceleração 0-100 km/h anunciada em apenas 2,8 segundos. Com arranque da produção agendado para o próximo ano, o Emeya chegará ao mercado equipado com dupla motorização 100% elétrica (um motor por eixo) de 675 kW (aproximadamente 918 cv) de potência combinada e 985 Nm de binário, associada a um sistema de baterias com 102 kWh de capacidade total que pode ser recarregado a potências até 350 kW DC, o que significa 150 km de autonomia em apenas 5 minutos, ou uma recarga 10-80% em 18 minutos; a marca refere que a autonomia máxima permitida com uma carga de bateria será próxima da do Eletre, esperando-se entre 500 e 600 km. Sendo um Lotus, prometidos estão também elementos funcionais destinados a otimizar a condução desportiva, como é o caso de uma grelha frontal ativa destinada a reduzir o atrito aerodinâmico e a reforçar a eficiência ao ajudar a arrefecer baterias e sistema de travões; do sistema de suspensão pneumática controlado eletronicamente que ajusta automaticamente a ligação do veículo à estrada; bem como do difusor e spoiler traseiros do tipo ativo que tornam o Emeya mais estável e controlável a velocidades elevadas.