top of page
cabeçalho_newsletter.jpg

e-news

A NOVA MOBILIDADE AUTOMÓVEL EM VíDEO

 

VEJA AQUI O PROGRAMA DA SEMANA

P90499371_highRes_the-new-mini-country.jpg

NOVOS MODELOS

Mini: estreia mundial do Countryman elétrico

O “IAA Mobility 2023”, evento que vai ter lugar em Munique no início do próximo mês (5-10 setembro), promete muitas e grandes novidades elétricas em destaque. Uma delas será, sabe-se agora, a estreia da nova geração do Mini Countryman, nomeadamente da variante de motorização totalmente elétrica que irá chegar ao mercado em 2024. O Grupo BMW antecipa esse lançamento exibindo no certame alemão, pela primeira vez, a sua nova família elétrica, com o futuro Countryman a bateria ao lado do novo Mini Cooper elétrico de 3 portas. Maior e mais espaçosa que a atual, a nova geração do SUV compacto da marca Mini começará a ser produzida em novembro e estará disponível a partir do início de 2024, sendo já certo que a variante 100% elétrica cuja estreia mundial está agora confirmada para Munique estará disponível em 2 níveis diferentes de motorização: Countryman E, de 140 kW (equivalente a 191 cv) de potência; e Countryman SE ALL4, esta apta a chegar aos 230 kW (313 cv) em modo “boost” graças ao duplo motor elétrico. A bateria terá uma capacidade de 64,7 kWh e a autonomia máxima estimada chega aos 450 km.

648447.jpg

NOVOS MODELOS

Kia confirma EV5

A Kia acaba de confirmar para o próximo mês de outubro o lançamento do EV5, novo modelo 100% elétrico a lançar inicialmente no mercado chinês, mas que deverá mais tarde chegar a outras regiões, incluindo à Europa. O anúncio foi acompanhado da revelação dos primeiros detalhes da versão definitiva, cujas imagens mantêm a estética já antecipada pelo protótipo EV5 Concept. Assim, se é verdade que ainda não há dados técnicos oficiais, as primeiras fotos do novo EV5 confirmam a adoção das mais recentes tendências de design da marca sul-coreana, já vistas no SUV topo-de-gama EV9 recentemente chegado ao mercado, com a Kia a prometer desde já que este novo modelo de motorização totalmente elétrica irá também redefinir o segmento dos SUVs compactos graças às suas linhas únicas e a um interior moderno, espaçoso e funcional idealizado para agradar às famílias da geração millennial.

Key-Visual-IAA_MOBILITY_560x310.jpg
DB2023AL00255_large.jpg

LANÇAMENTO

Volkswagen inicia produção do ID.7

Depois de algum atraso, a Volkswagen anuncia o arranque da produção do ID.7, o mais recente modelo da sua nova família elétrica ID., que ao mesmo tempo passa a ser o topo-de-gama entre os automóveis a bateria da marca alemã. Marca que comunica também a abertura das pré-encomendas no seu mercado de origem (Alemanha), esperando-se agora que a comercialização se estenda rapidamente, daqui até ao início do outono, aos outros mercados europeus. Visto como sucessor elétrico do Passat, o ID.7 aponta ao segmento médio-alto juntando às suas linhas modernas e aerodinâmicas os benefícios e a versatilidade da conhecida plataforma MEB do Grupo Volkswagen reservada a automóveis elétricos, merecendo destaque o espaço interior, a qualidade premium, as tecnologias on-board de última geração, a possibilidade de carregamento rápido da bateria e a autonomia alargada: no lançamento, o Volkswagen ID.7 estará disponível com sistema de bateria de 77 kWh e alcance máximo estimado em 621 km (ciclo combinado WLTP).

Lexus RZ European Electric Tour.jpg

MOBILIDADE ELÉTRICA

“Tour” elétrico pela Europa ao volante do Lexus RZ 450e

As viaturas elétricas têm despertado cada vez mais curiosidade, mas existem ainda muitas dúvidas sobre a sua utilização, sobretudo em viagens longas. Decidida a ajudar a esbater este preconceito, a Lexus decidiu desafiar o fotógrafo/videógrafo Gonçalo Figueiredo e a médica hematologista Gisela Ferreira a percorrerem os locais mais emblemáticos de 12 países ao volante do RZ 450e: unida por um estilo de vida sustentável, de descoberta e de aventura, a dupla de aventureiros e o novo modelo 100% elétrico da Lexus são assim os protagonistas do “Lexus RZ European Electric Tour”, uma viagem eficiente e sustentável de 23 dias e um total de 7500 km que irá passar por Portugal, Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Suíça, Áustria, Itália, Mónaco, Andorra e Liechtenstein. Comprovando que a eletrificação pode ajudar a recuperar a essência da viagem como um objetivo em si mesmo, esta iniciativa da Lexus em parceria com o @wildwithpurpose (https://www.instagram.com/wildwithpurpose/) ajuda a proporcionar uma visão clara de como as viaturas elétricas, além de práticas, são também capazes de unir a paixão por conduzir com a responsabilidade ambiental de forma harmoniosa, dando acesso a experiências verdadeiramente inesquecíveis. Os vídeos diários da viagem podem ser acompanhados em https://www.youtube.com/@wildwithpurpose

A BYD apresenta 6 Veículos Elétricos e Novas Tecnologias no IAA 2023_SEAL U_3.jpg

NOVOS MODELOS

Seal U: BYD anuncia 6.º modelo elétrico

O fabricante de veículos elétricos BYD está a expandir rapidamente a sua gama de produtos, lançando em menos de 1 ano um total de 6 modelos destinados ao mercado europeu. Assim, aos 3 modelos apresentados aquando do lançamento nacional da marca – BYD Attos 3, um SUV do segmento C; BYD Han, um sedan do segmento E; e BYD Tang, um SUV do segmento E – junta-se agora o BYD Dolphin, um ágil hatchback do segmento C já em comercialização e com chegada ao mercado esperada para o 3.º trimestre deste ano, e irá juntar-se em breve (no outono 2023) o BYD Seal, um elegante e desportivo sedan destinado ao segmento D. O 6.º modelo BYD já anunciado é uma novidade: trata-se do Seal U, um D-SUV de que a marca chinesa fará a estreia europeia já no início de setembro, no decorrer do salão automóvel de Munique “IAA Mobility 2023”; confortável, espaçoso e prático, este novo SUV 100% elétrico será lançado no mercado europeu no primeiro trimestre 2024 e estará disponível em versões de bateria com 71,8 kWh e 87 kWh de capacidade, para autonomia máxima anunciada de, respetivamente, 420 km e 500 km.

Captura de ecrã 2023-08-25, às 08.23.29.png

ELETRIFICAÇÃO

Xiaomi também vai fabricar carros elétricos

Depois do anúncio recente de que a Huawei se prepara para lançar uma nova marca de automóveis elétricos, agora é a vez da notícia que dá conta da chegada iminente ao mercado da mobilidade elétrica de outra tecnológica chinesa mais conhecida pelos seus produtos de eletrónica de consumo e telecomunicações: a Xiaomi deu mais um passo no caminho para se tornar um novo fabricante de carros elétricos ao conseguir “luz verde” do organismo chinês que regula os pedidos de novos investimentos e capacidade de produção na indústria automóvel. De acordo com informação veiculada pela agência noticiosa Reuters, para se tornar formalmente um novo construtor de carros elétricos faltará agora à conhecida marca de smartphones apenas a aprovação final a nível técnico e de segurança. Há cerca de 2 anos a Xiaomi tinha já anunciado, recorde-se, planos para investir 10 mil milhões de dólares a 10 anos destinados à mobilidade elétrica, incluindo a construção de uma fábrica própria de veículos elétricos nos arredores de Pequim com capacidade de produção estimada até 200.000 unidades anuais, as primeiras das quais previstas para o 1.º semestre do próximo ano. E o primeiro modelo automóvel da Xiaomi deverá ser, sabe-se já, o MS11 (designação provisória), um sedan de motorização 100% elétrica inicialmente destinado ao mercado chinês que irá estrear um sistema de baterias cuja capacidade de armazenamento de energia à volta dos 100 kWh permite antecipar autonomias com uma única carga acima dos 600 km.

banner-70-ed-digital.gif
SANEF-Morainvilliers-Sud-3.jpg

CARREGAMENTO

Siemens fornece carregadores elétricos made in Portugal

para autoestradas francesas

A ENGIE Vianeo juntou-se à Siemens Smart Infrastructure para instalar estações de carregamento para veículos elétricos de última geração em 64 áreas de serviço de autoestradas em França. Essa rede de carregamento integra tecnologia avançada Siemens, incluindo 320 carregadores de alta potência (251 carregadores de 300 kW e 69 carregadores de 160 kW que podem ser atualizados para 300 kW) que permitem recargas de até 80% em apenas 20 minutos. Com destaque para o facto de 175 dos carregadores fornecidos terem sido fabricados em Portugal, na unidade de produção que a empresa tem em Corroios, um elemento-chave do ecossistema de mobilidade elétrica que a Siemens criou no nosso país e que junta capacidade produtiva (assegurada pela fábrica de Corroios), investigação e desenvolvimento e um centro de competências de vendas, engenharia, gestão de projeto e service. A Siemens destaca ainda que cerca de 95% dos seus carregadores elétricos produzidos até agora em Portugal foram para exportação, tendo como destino países como Alemanha, França, Itália, Suécia, Espanha, Holanda, Hungria, Roménia, Suíça, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Vietname, Israel, Índia, Brasil, Chile e Colômbia.

bottom of page