
e-news
A NOVA MOBILIDADE AUTOMÓVEL EM VíDEO
VEJA AQUI O PROGRAMA DA SEMANA

CONCEPTS
Lanzador: o primeiro Lamborghini elétrico
A Automobili Lamborghini acaba de revelar aquele que será o seu primeiro modelo 100% elétrico: apresentado ainda como estudo estilístico e tecnológico, o Lanzador é um protótipo que antecipa um modelo de motorização totalmente elétrica que entrará em produção a partir de 2028. Esse futuro modelo que terá origem no “concept-car” agora revelado em estreia mundial será novidade também por inaugurar um novo segmento para a conhecida marca italiana de automóveis superdesportivos: o Lanzador definitivo chegará sob a forma de “Ultra GT”, uma nova classe de automóveis – segundo a Lamborghini – aliando a exclusividade de um superdesportivo com o caráter de um carro divertido de guiar e com a versatilidade de uma utilização diária. O Lamborghini Lanzador será assim – sabe-se já – um “Gran Turismo” com 2+2 lugares e altura ao solo mais elevada (do que o normal para a marca), oferecendo um conceito de design inovador que o fabricante de Sant’Agata Bolognese define como sendo “a combinação de elementos de alta performance do superdesportivo Revuelto e da versatilidade entusiasmante do SUV Urus”. A marca italiana adianta ainda que o futuro modelo de produção chegará equipado com um motor elétrico por cada eixo e bateria de nova geração capaz de assegurar autonomia alargada.

MOBILIDADE ELÉTRICA
Carros plug-in atingem quota de mercado recorde
A quota de mercado dos automóveis elétricos plug-in atingiu no último mês um novo recorde em Portugal: 32,6% dos ligeiros de passageiros novos matriculados no nosso país em julho 2023 foram modelos elétricos a bateria (BEV) ou híbridos plug-in (PHEV). Outra estatística recorde é a que diz respeito às vendas acumuladas nos 7 primeiros meses deste ano: de janeiro a julho de 2023, foram vendidos pelos representantes oficiais das marcas 36.380 automóveis BEV e PHEV (neste caso considerando todas as categorias de veículos), valor que ultrapassa o total do ano 2022 (36.258). Estes dados oficiais são destacados pela Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE), que destaca ainda a predominância dos modelos totalmente elétricos nos números agora divulgados, já que quase 60% dos carros recarregáveis vendidos no mercado nacional desde o início de 2023 foram modelos BEV: “Os utilizadores passaram a preferir os veículos 100% elétricos ao invés dos veículos híbridos plug-in (em tempos a motorização mais vendida entre os veículos elétricos), que apresentam valores de operação superiores e mantêm os custos e inconvenientes das manutenções de um veículo a combustão interna. Adicionalmente, há um argumento indiscutível: os veículos 100% elétricos são inequivocamente mais eficientes face aos híbridos plug-in”, refere a UVE em comunicado.

LANÇAMENTO
Mercedes-Benz: os preços do Classe E PHEV
A nova geração do Mercedes-Benz Classe E já pode ser encomendada em Portugal, com preços a partir de 62.750€ para a versão Limousine e a partir de 65.750€ para a versão Station. As primeiras unidades do Classe E Limousine chegam ao nosso mercado no próximo mês de setembro, enquanto que o Classe E Station tem lançamento previsto para novembro. No novo Classe E, destaque para o facto de todas as versões estarem equipadas com algum tipo de eletrificação, entre motores do tipo semi-híbrido e também híbridos plug-in. A motorização PHEV disponível no lançamento é a E 300 e, com 313 cv de potência total e autonomia em modo elétrico (ciclo combinado WLTP) que pode chegar aos 117 km (112 km no caso da carrinha). Estes são os preços indicativos para Portugal do novo Classe E PHEV:
VERSÃO PREÇO
E 300 e desde 73.950€
E 300 e Station desde 76.550€

MERCADO
Jaguar I-Pace: fim da produção em 2025
O plano de eletrificação do fabricante JLR (Jaguar Land Rover) prevê que a Jaguar se torne 100% elétrica já em 2025, ano a partir do qual todos os novos modelos desta marca desportiva “premium” passarão a ser disponibilizados apenas com motorizações zero-emissões. Se essa estratégia já era conhecida, uma novidade agora revelada é que nessa mesma altura a JLR deixará de produzir o I-Pace, o primeiro e até agora único modelo totalmente a bateria da Jaguar: a informação é adiantada pela publicação britânica Autocar, que citando fontes oficiais do construtor a dá já como confirmada. Tudo indica que o Jaguar I-Pace será assim descontinuado em 2025, imediatamente antes da chegada ao mercado do primeiro modelo da nova geração de automóveis 100% elétricos da marca.

VÍDEO
À BOLEIA (ELÉTRICA) COM PEDRO FERNANDES
NO NISSAN ARIYA
Para conhecer melhor as motivações de quem já optou por trocar o até aqui tradicional veículo a gasolina/gasóleo por um elétrico, bem como a experiência oferecida por esta nova geração de automóveis, a BlueAuto parte agora à “boleia” (elétrica, claro) de alguns dos utilizadores de veículos elétricos mais famosos do nosso país: o nosso primeiro “motorista” é Pedro Fernandes, que nos leva “à boleia” no seu novíssimo Nissan Ariya e-4ORCE 87 kWh… Veja aqui o vídeo:
https://www.blueauto.pt/single-post/à-boleia-elétrica-com-pedro-fernandes-no-nissan-ariya
.jpg)
ELETRIFICAÇÃO
BYD já produziu 5 milhões de automóveis BEV e PHEV
Líder mundial de veículos movidos a novas energias e baterias elétricas, a BYD anuncia ter atingido a marca de 5 milhões de veículos eletrificados (elétricos e híbridos plug-in) produzidos, tornando-se assim no primeiro fabricante de automóveis do mundo a conseguir chegar a esse número. A saída da linha de produção do 5.º milionésimo veículo movido a novas energias foi agora assinalada pela empresa de origem chinesa, cujas vendas em expansão incluíram um impressionante volume acumulado de 1,5 milhões de unidades comercializadas de janeiro a julho deste ano. A BYD confirma ter já cessado a produção de veículos movidos a combustíveis fósseis, apostando apenas no fabrico de viaturas elétricas, com as quais está já presente em mais de 54 países. No mercado nacional, disponibiliza através do Grupo Salvador Caetano os modelos 100% elétricos Atto 3, Han, Tang e Dolphin, gama a que se irá juntar em breve o Seal.

TECNOLOGIA
Veículos elétricos:
CATL anuncia bateria que carrega 400 km
em apenas 10 minutos
Carregar 400 km em apenas 10 minutos: é exatamente isso que promete a chinesa Contemporary Amperex Technology Co. Limited (CATL), um dos mais importantes fabricantes mundiais de baterias para veículos elétricos, que fornece várias marcas de carros a bateria e que aposta na pesquisa e desenvolvimento contínuos da tecnologia associada ao armazenamento de energia. Agora, a CATL volta a ser notícia pelo anúncio recente da novidade “Shenxing”, que a empresa chinesa promove como sendo a primeira bateria de lítio-fosfato de ferro (LFP) em todo o mundo com capacidade de recarga super-rápida à taxa 4C: graças à otimização de todos os componentes bem como à melhoria do processo eletroquímico, esta nova geração de baterias LFP (mais económicas que as mais tradicionais baterias de iões de lítio do tipo NMC/NCA, mas até aqui menos performantes em termos de energia acumulada) possibilitará – destaca a CATL – aumentar tanto a densidade energética como a segurança e ainda a velocidade de recarga, a ponto de se conseguir recarregar 400 km em cerca de 10 minutos bem como uma autonomia acima de 700 km numa única carga. Aliviando assim – ainda segundo o fabricante chinês – a ansiedade com a autonomia habitualmente sentida pelos utilizadores de veículos elétricos. Esta nova tecnologia de baterias LFP irá agora entrar em produção, o que deverá acontecer ainda antes do final deste ano.