AO VOLANTE

e-news

A NOVA MOBILIDADE

AUTOMÓVEL EM VíDEO

 

VEJA AQUI O PROGRAMA DA SEMANA

WORLD CAR AWARDS 2020

Kia Soul EV eleito Carro Urbano do Ano

Os 86 jornalistas do setor automóvel que compõem o júri internacional dos “World Car Awards” atribuiu o título de “Carro Mundial do Ano” ao Kia Telluride: disponível na América do Norte e em vários mercados globais da Kia (não é comercializado em Portugal), este modelo é um SUV com capacidade até oito passageiros, estando equipado com uma grande variedade de tecnologias avançadas, tração integral e sistemas de assistência ao condutor, tendo o painel de jurados oriundos de 24 países de todo o mundo destacado nesta eleição o seu design diferenciador e a combinação da sofisticação com o sentido prático. Além do título absoluto de Carro do Ano, os “World Car Awards” premiaram ainda outras categorias secundárias, nas quais estiveram em evidência modelos elétricos: outro modelo da Kia, o Soul EV, cuja segunda geração acaba de ser lançada em Portugal, foi escolhido pelo júri como “Carro Urbano do Ano”; o Porsche Taycan venceu o título de Carro do Ano em duas das categorias a concurso, Luxo e Performance. Já na categoria Design o Mazda 3 foi o modelo eleito como Carro do Ano.

MERCADO AUTOMÓVEL

Veículos 100% elétricos atingem novo recorde de vendas

De acordo com dados da ACAP, no último mês de março foram matriculados em Portugal apenas 12.399 veículos automóveis, o que equivale a um decréscimo de 56,6% face ao mesmo período do ano anterior. A explicação para esta queda acentuada é, claro, a crise provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV2. E em abril o resultado será seguramente ainda pior, com a Associação Automóvel de Portugal a lembrar que no mês de março foram matriculados muitos veículos cujas encomendas tinham sido efectuadas antes do início da pandemia. Em termos acumulados, no primeiro trimestre de 2020 foram colocados em circulação 52.941 novos veículos, o que representou uma diminuição homóloga de 24%. Se no mercado total o recorde foi negativo, já os veículos elétricos a bateria (BEV) atingiram em março um novo máximo mensal de vendas, com 993 unidades matriculadas (+4,2%); com destaque para a Tesla, que contribuiu com 544 registos para esse recorde. Enquanto as vendas de híbridos plug-in abrandaram no último mês comparativamente a fevereiro, ficando-se pelas 627 unidades vendidas. Contudo, tendo em conta a conjuntura atual, também no segmento dos veículos eletrificados não será difícil antecipar para este mês de abril números não tão positivos...

ATUALIDADE

SEAT produz ventiladores de emergência

Num momento tão excecional como este que hoje vivemos, em plena crise mundial de saúde pública e de emergência sanitária causada pelo novo coronavírus SARS-CoV2, também a indústria automóvel se mostra fortemente empenhada em ajudar no combate à COVID-19. Entre as muitas iniciativas lançadas nas últimas semanas por várias marcas, um exemplo prático do apoio aos profissionais e ao sistema de saúde chega da SEAT, que em tempo recorde conseguiu passar da produção de componentes automóveis para começar a produzir ventiladores de emergência na sua fábrica de Martorell: estes dispositivos estão a ser produzidos na linha de montagem do SEAT Leon nas instalações da marca espanhola, a partir de um motor do limpa para-brisas adaptado. Envolvendo 150 colaboradores de diferentes áreas e várias empresas e entidades parceiras, cada um destes aparelhos tem mais de 80 componentes eletrónicos e mecânicos e passa por um rigoroso controlo de qualidade com esterilização por luz ultravioleta.

NOVOS MODELOS

Os preços do Audi e-tron Sportback

Produzido na fábrica da Audi em Bruxelas, o e-tron Sportback está prestes a chegar a Portugal, com a marca a anunciar para este seu novo modelo 100% elétrico um preço a partir de 72.618 euros, preço que inclui contrato de manutenção e extensão de garantia, ambos com uma duração de 4 anos ou 80.000 km. Caracterizada pelo espírito mais desportivo que promete um comportamento dinâmico muito ágil, pelo design elegante que combina estilo coupé e versatilidade, e pela eficiência reforçada, o segundo modelo da gama Audi e-tron oferece tração integral elétrica, sistema de dois motores elétricos com potência total de 300 kW (408 cv) e autonomia até 446 km (já no ciclo WLTP), destacando-se ainda pelos inovadores faróis digitais matrix LED (disponíveis pela primeira vez num veículo de produção em série) bem como pelos opcionais espelhos retrovisores exteriores virtuais (que projetam imagens dentro do veículo através de uma pequena câmara). Além do e-tron Sportback 55 quattro, a Audi vai disponibilizar este SUV coupé 100% elétrico também numa segunda variante de motorização, o e-tron Sportback 50 quattro, este com potência total de 230 kW.Veja aqui o vídeo ilustrativo do sistema “Exit Warning”: https://youtu.be/W9RWdQK6oaY

COMUNICADO

COVID-19 e a indústria automóvel

O Conselho Diretivo da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos emitiu um comunicado sobre o atual momento que atravessamos e a sua relação com a indústria automóvel, a mobilidade e o combate às alterações climáticas. Nesse documento, a UVE destaca as evidências de como o abrandamento das atividades humanas causado pela pandemia da Covid-19 teve como consequência uma redução imediata das emissões de gases tóxicos, especialmente visível nas grandes cidades e áreas metropolitanas, com a paragem ou redução dos transportes movidos a combustíveis fósseis, refletindo sobre as conclusões que daí podemos tirar e defendendo que esta é uma oportunidade histórica para avançar decisivamente para a eletrificação de todos os veículos e formas de mobilidade.

Leia aqui na íntegra o comunicado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos...

PROJETO BLUEAUTO
EDIÇÃO JUNHO 2020
CONTACTOS

PROPRIEDADE

Press.in, Lda.

NIPC: 505536293

Edifício LACS
Rocha Conde de Óbidos
1350-352 Lisboa

 

Mail: blueauto@pressfactory.pt

A BlueAuto é uma revista de periodicidade mensal dedicada à mobilidade sustentável e às inovações tecnológicas aplicadas ao mundo automóvel.

 

EDIÇÃO MENSAL

 

© 2018 PressFactory - Todos os direitos reservados