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A NOVA MOBILIDADE AUTOMÓVEL EM VíDEO
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ESTREIA
Volvo revela EX30 a 7 junho
A Volvo Cars agendou para 7 de junho a revelação daquele que será o novo modelo de entrada na sua gama elétrica: trata-se do já anunciado EX30, que a marca confirma ir ser o seu SUV mais pequeno de sempre, um modelo de dimensões compactas e motorização exclusivamente elétrica que permitirá à Volvo entrar no que define como sendo “um segmento de mercado muito importante” e que será crucial para ajudar o fabricante sueco a cumprir a sua ambição estratégica de se tornar totalmente elétrica até 2030. Prometendo mais detalhes para as próximas semanas, a Volvo acrescenta ainda que na mesma data (7 de junho) o EX30 ficará desde logo disponível para encomendas no mercado português.

MERCADO
Portugal está mais preparado para a mobilidade elétrica
A Europa está mais que nunca preparada para a transição para a mobilidade elétrica, tendo-se registado no último ano melhorias significativas em todo o continente: esta é a principal conclusão do “EV Readiness Index 2023” da LeasePlan, um estudo abrangente que analisa anualmente o grau de preparação de 22 países europeus para a revolução dos carros elétricos. E de acordo com os resultados da última edição desse estudo, Portugal encontra-se no meio da tabela, ocupando a 12.ª posição entre os 22 países analisados: apesar de ter descido uma posição face a 2022, o nosso país regista uma evolução em 2 (número de veículos elétricos e infraestrutura de carregamento) dos 3 fatores nos quais se baseia este índice, mantendo também um excelente score no fator TCO (custo total de propriedade). “É ótimo ver uma melhoria significativa nos resultados deste ano em Portugal – gradualmente temos vindo a dar passos importantes para estarmos mais preparados para a mobilidade elétrica. É essencial que agora mantenhamos esta tendência de crescimento: o índice mostra que os condutores portugueses estão prontos e dispostos a mudar”, refere António Oliveira Martins, diretor-geral da LeasePlan Portugal, ao comentar esses resultados. Ainda no que diz respeito ao mercado nacional, uma das principais conclusões que se pode tirar dos dados 2023 do índice “EV Readiness” revela ter havido no último ano um aumento de registos de veículos elétricos em circulação, os quais representam já 22% da quota de mercado no setor automóvel; outra conclusão é que, apesar da melhoria, a infraestrutura de carregamento ainda carece de desenvolvimento, sendo mesmo um dos principais entraves à aquisição de veículos elétricos; enquanto que os subsídios à compra e os incentivos fiscais existentes no país têm reflexo no custo de aquisição e manutenção de um elétrico, fazendo com que este seja mais rentável quando comparado com um veículo a combustão, mesmo levando em conta o aumento dos preços da eletricidade. No “EV Readiness Index 2023” da LeasePlan, Portugal alcançou uma pontuação total de 32 pontos (mais 5 pontos do que em 2022), longe dos 42 pontos conseguidos pela Noruega ou dos 38 pontos da Holanda (países que ocuparam as 2 primeiras posições), a apenas 1 ponto de mercados como a França ou a Alemanha, e bem à frente de países como a Itália (23 pontos) ou a Espanha (21 pontos).

LANÇAMENTO
Os preços da gama elétrica BYD
O Grupo Salvador Caetano prevê ainda para a 1.ª quinzena de maio a abertura das primeiras instalações dedicadas à comercialização dos 3 modelos elétricos da marca BYD que a partir de agora passa a distribuir em Portugal, com destaque para a Pioneer Store em Lisboa, a que se irão seguir stores no Porto, em Vila Nova de Gaia, em Cascais e em Setúbal, todas sob responsabilidade da Caetano Tec. Como oferta especial de lançamento, os primeiros 100 clientes nacionais vão receber uma wallbox para poderem carregar as suas viaturas. A gama BYD agora lançada inclui os modelos 100% elétricos Atto 3 (SUV compacto de 204 cv, para o qual a marca anuncia uma autonomia combinada até 420 km), Han (sedan de duplo motor elétrico, com 517 cv de potência e 521 km de autonomia) e Tang (SUV de 7 lugares, motor de 517 cv, 400 km de autonomia). E estes são os respetivos preços:
Modelo P.V.P.
BYD Atto 3 desde 41.990€
BYD Han desde 72.570€
BYD Tang desde 72.570€

MOBILIDADE ELÉTRICA
Rede Mobi.E: 1 milhão de carregamentos
desde o início do ano
Durante o último mês de abril a rede Mobi.E ultrapassou pela primeira vez a barreira dos 300.000 carregamentos, totalizando 312.204 transações mensais, o que representa uma subida de 64% face a abril do ano passado. E no acumulado dos 4 primeiros meses deste ano o número de operações realizadas ultrapassa já 1 milhão de carregamentos, neste caso um aumento de cerca de 70% face ao período homólogo. Desde 1 de janeiro acederam à rede pública nacional de recarga de veículos elétricos mais de 84 mil utilizadores distintos; só em abril, foram mais de 49.700 os condutores de VE que efetuaram carregamentos na rede Mobi.E, o que representa o maior número de sempre num único mês. A entidade gestora da infraestrutura de carregamento destaca o aumento da procura por veículos 100% elétricos e híbridos plug-in e o crescimento da rede nacional como os principais fatores que contribuem para estes números recorde. No final de abril integravam a rede Mobi.E um total de 4.434 postos (3.444 dos quais públicos), o que corresponde a 7.430 pontos de carregamento; 36,6% dos postos públicos eram rápidos ou ultrarrápidos.

TECNOLOGIA
Toyota quer duplicar autonomia dos seus modelos BEV
Ao mesmo tempo que reafirma o seu compromisso numa abordagem multisoluções para a eletrificação da sua gama, incluindo a continuação da aposta em motores híbridos integrais, híbridos recarregáveis e elétricos alimentados a pilha de hidrogénio, a Toyota Motor Corporation anuncia também que irá expandir nos próximos anos a oferta de veículos elétricos a bateria. Mas essa expansão não se vai limitar apenas ao lançamento de mais modelos BEV, com os responsáveis da marca japonesa a revelarem agora uma nova estratégia que passa pelo futuro desenvolvimento de uma totalmente nova geração de modelos equipados com baterias elétricas: com chegada ao mercado anunciada a partir de 2026, essa nova geração de BEVs Toyota promete ser completamente diferente da gama “Beyond Zero” (bZ) inaugurada com o recentemente lançado bZ4X, caracterizando-se por um novo design e por estrear novas tecnologias a nível de segurança, conectividade e performance de condução, além de recorrer a baterias com maior eficiência energética de modo a permitir duplicar – face à atual geração – a autonomia máxima atingida com uma única carga. Nesse mesmo ano (2026), a Toyota espera contar já com uma gama composta por 10 modelos elétricos a bateria, que ajudarão o fabricante automóvel japonês a atingir o objetivo agora declarado de 1,5 milhões de unidades BEV vendidas anualmente.

EVENTO
ECAR SHOW – Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico
A FIL – Feira Internacional de Lisboa acolhe já este fim de semana (de sexta 12 a domingo 14 de maio) a 5.ª edição do ECAR SHOW – Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico. Organizado pela Zest - Marketing e Eventos, o evento regressa à capital portuguesa prometendo 3 dias de novidades e animação num espaço onde estarão reunidas as principais marcas ligadas à mobilidade elétrica, com destaque para a estreia em solo nacional de alguns dos modelos mais recentes de automóveis eletrificados. Além da exposição e dos já habituais seminários temáticos, os visitantes terão novamente a possibilidade de experimentarem ao vivo diferentes modelos elétricos disponíveis para test-drive. Mais informações em: https://www.ecarshow.pt
Evento: ECAR SHOW – Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico
Local: FIL – Feira Internacional de Lisboa
Data: 12 a 14 de maio
Horário: 10h00 às 20h00

NOVOS MODELOS
Aceman: Mini confirma novo “crossover” elétrico
A Mini acaba de desvendar a nova linguagem de design destinada à sua futura família de automóveis elétricos. Mas a maior novidade agora conhecida no que se refere a essa nova gama de modelos a bateria da marca britânica do Grupo BMW tem a ver com a confirmação, já oficial, do lançamento em 2024 de uma nova carroçaria que irá juntar-se às versões 100% elétricas do Cooper 3 portas e do SUV Countryman: será o Aceman, futuro modelo de produção inspirado no protótipo do mesmo nome estreado no ano passado, um crossover destinado ao segmento de veículos premium de dimensões compactas que terá como missão preencher o espaço entre o Mini Cooper e o Mini Countryman na gama desta marca. O Aceman irá assim completar a nova família elétrica da Mini, juntando-se às novas gerações elétricas do Cooper 3 portas, que estará disponível nas versões Cooper E e Cooper SE; e do Countryman, esta a lançar no início do próximo ano e oferecida com motorizações de 191 cv (Countryman E) e 313 cv (Countryman SE ALL4).