
e-news
A NOVA MOBILIDADE AUTOMÓVEL EM VíDEO
VEJA AQUI O PROGRAMA DA SEMANA

ESTREIA
Tavascan: Cupra revela SUV coupé 100% elétrico
A Cupra acaba de revelar em estreia mundial o Tavascan, o seu primeiro SUV coupé totalmente elétrico, que será lançado no mercado em 2024 e no qual a marca aposta forte ao anunciar como objetivo de vendas mais de 70.000 unidades anuais. Com um marcante design atlético fortemente inspirado no protótipo do mesmo nome mostrado em 2019, o Tavascan chegará equipado com atributos que reforçam a sua vocação desportiva, incluindo tecnologia de chassis dinâmico DCC Sport, suspensão desportiva e direção progressiva. Sendo mais um modelo baseado na plataforma modular MEB do Grupo Volkswagen, o segundo veículo 100% elétrico da Cupra (depois do Born) vai estar disponível em duas versões, associadas a dois níveis de potência: Tavascan Endurance, com 210 kW (equivalente a 286 cv); e Tavascan VZ, com 250 kW (340 cv), este dispondo de tração integral ao contar com dois motores e podendo atingir 50 km/h em apenas 2,4 segundos (0-100 km/h em 5,6 segundos). Enquanto o sistema de baterias com 77 kWh de capacidade líquida permite à Cupra antecipar uma autonomia máxima até 550 km.

LANÇAMENTO
Estreia mundial do Smart #3
A Smart lançou oficialmente o #3, o seu primeiro coupé desportivo totalmente elétrico. Partilhando a mesma filosofia de design do Smart #1, o segundo modelo da nova geração de automóveis elétricos premium da marca que é agora uma joint-venture global entre a alemã Mercedes-Benz AG e o grupo automóvel chinês Geely Automobile Co., Ltd. destaca-se pelas linhas exteriores suaves e atléticas, sem costuras, destinadas a melhorar o seu desempenho aerodinâmico, enquanto o proeminente tejadilho de dois tons, o spoiler, o pilar C e o guarda-lamas combinados com o para-choques, bem como os faróis traseiros com elementos pixelizados ajudam a criar uma silhueta elegante e desportiva e a reforçar a sensação de qualidade premium, a qual se estende ao interior futurista equipado com soluções avançadas de conectividade. Ainda não há dados técnicos oficiais, estando o veículo em processo de homologação, que se espera estar concluído em agosto.

NOVOS MODELOS
Jaguar Land Rover acelera eletrificação
Anunciada em 2021 pela Jaguar Land Rover, a estratégia industrial “Reimagine” levará o fabricante automóvel britânico a alcançar a neutralidade carbónica em 2039, centrando-se nomeadamente na eletrificação da sua gama automóvel. E essa estratégia conhece agora uma nova etapa, com o anúncio de um investimento de 15 mil milhões de libras destinado a acelerar nos próximos 5 anos a transição energética já em curso nas motorizações da gama Jaguar Land Rover. Investimento que levará ao lançamento de modelos 100% elétricos de ambas as marcas do grupo, sabendo-se agora que o primeiro Range Rover totalmente elétrico começará a ser comercializado no final deste ano, seguindo-se em 2025 o lançamento do primeiro de uma nova geração de modernos e luxuosos SUVs de média dimensão exclusivamente elétricos; enquanto do lado da Jaguar a novidade é a confirmação da chegada nos próximos anos de 3 novos modelos a bateria construídos sobre uma nova plataforma própria denominada JEA (Jaguar Electrified Architecture), o primeiro dos quais será um automóvel GT 4 portas de elevada potência, autonomia máxima estimada até 700 km e preço acima das 100.000 libras, adiantando a marca que a sua comercialização terá início em 2024 e com as primeiras entregas a clientes previstas para 2025.
-2.jpg)
MOBILIDADE ELÉTRICA
Governo quer reavaliar incentivos à mobilidade elétrica
“Queremos reavaliar os incentivos da mobilidade elétrica. À semelhança do que acontece noutras áreas da promoção do consumo adequado, talvez avancemos para uma lógica de redução da tarifa de eletricidade e, futuramente, de hidrogénio nos transportes, em vez de continuar a investir em equipamentos”: a novidade foi avançada pelo Ministro do Ambiente e Ação Climática em entrevista recente à TSF e ao Jornal de Negócios, tendo Duarte Cordeiro confirmado na mesma ocasião que os incentivos à aquisição de veículos de emissões nulas irão manter-se este ano (tal como consta do Orçamento de Estado para 2023, mas ainda sem aplicação prática pelo Fundo Ambiental – pese embora já estarmos quase no final de abril) ao afirmar que “Este ano vamos manter os apoios nos mesmos termos, mas avaliaremos se não faz sentido começarmos a ter, sim, uma diferença grande entre o consumo de eletricidade para automóvel e o combustível fóssil”. Ao ser questionado se em cima da mesa poderá estar uma redução de preço no carregamento dos carros elétricos, o Ministro do Ambiente e da Ação Climática acrescentou que o Executivo está a analisar “se faz mais sentido continuar a apoiar os automóveis ou reduzir a tarifa de forma significativa, criando um incentivo por via da comparação”, tendo como objetivo “criar uma diferença grande com os combustíveis fósseis”.

CAMPANHA
Mazda MX-30 por 29.900€
“Mazda MX-30 100% Eléctrico – Desde 29.900€” é o mote da campanha de aquisição que a Mazda Motor de Portugal lança agora para o seu modelo 100% elétrico. Disponível no mercado nacional em 4 níveis de equipamento – Prime-Line, Exclusive-Line, Advantage e Makoto – e com um intervalo de preços que tradicionalmente iria dos 39.235€ da versão de entrada aos 43.935€ para a versão mais equipada, o Mazda MX-30 e-Skyactiv poderá com esta nova campanha ficar acessível por um preço bem mais aliciante, o primeiro dos quais abaixo mesmo do limiar dos 30.000 euros. Em vigor até 30 de junho de 2023, a campanha “Mazda MX-30: Desde 29.900€” está limitada ao stock existente no período e é apenas válida nos concessionários Mazda aderentes.

MERCADO
Volvo C40 e XC40 Recharge ainda com maior autonomia
No início deste ano a Volvo Cars atualizou os seus modelos 100% elétricos XC40 e C40 Recharge, passando então a oferecê-los com opção de tração traseira, maior autonomia e capacidade de carregamento ainda mais rápido. Com a marca sueca a anunciar agora dados de autonomia superiores aos que tinha comunicado: após a certificação de acordo com o ciclo WLTP, os dois modelos Recharge apresentam valores ainda melhores para a autonomia máxima permitida com uma carga de bateria, com os dados oficiais a serem sim de 581 km para o Volvo C40 e de 573 km para o XC40. “A autonomia e os tempos de carregamento são fatores fundamentais para cada vez mais clientes, por isso estas melhorias tornam os nossos modelos 100% elétricos ainda mais atrativos”, comenta Javier Varela, Chief Operating Officer & Deputy Chief Executive da Volvo Cars. A autonomia máxima das diferentes versões de motorização elétrica dos Volvo C40 e XC40 Recharge é aqui resumida:
VERSÃO BATERIA AUTONOMIA WLTP
C40 Single Motor 69 kWh 477 km
C40 Twin Motor 82 kWh 550 km
C40 Single Motor Extended Range 82 kWh 581 km
XC40 Single Motor 69 kWh 461 km
XC40 Twin Motor 82 kWh 538 km
XC40 Single Motor Extended Range 82 kWh 573 km

TECNOLOGIA
Mercedes EQG vai estrear nova geração de baterias
Com lançamento já agendado para 2025, o Mercedes EQG chegará ao mercado equipado com uma nova geração de baterias. A futura versão totalmente elétrica do SUV todo-o-terreno Classe-G da Mercedes-Benz poderá ser o primeiro modelo automóvel de produção em série a oferecer em opção um inédito sistema de baterias integrando tecnologia agora em desenvolvimento pela empresa norte-americana Sila Nanotechnologies, Inc. que promete facilitar a utilização dos carros 100% elétricos graças a uma melhor densidade energética: esta solução tecnológica recorre a uma inovadora solução atualmente em estudo avançado para a química das baterias que equipam os veículos totalmente elétricos, na qual o elemento químico silício substitui a grafite como principal material constituinte do ânodo da bateria; a maior densidade energética (superior a 800 Wh/l) das células conseguida graças às propriedades químicas do novo componente irá resultar sobretudo no incremento da autonomia, que poderá chegar aos 20%, sendo outra vantagem a possibilidade de tempos de carregamento mais rápidos. Esta nova geração de baterias de iões-lítio prepara-se agora para a massificação da produção.