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A NOVA MOBILIDADE AUTOMÓVEL EM VíDEO
VEJA AQUI O PROGRAMA DA SEMANA

LANÇAMENTO
Os preços do Aiways U6
Representante em Portugal da Aiways, a Astara anuncia para o próximo mês de junho a chegada ao mercado nacional do segundo modelo da marca chinesa de automóveis 100% elétricos: o SUV-Coupé U6, que se junta assim ao SUV U5 na oferta Aiways, partilhando com este plataforma e motorização elétrica. A Astara vai assinalar o lançamento nacional do Aiways U6 com uma campanha de relações públicas destinada a promover as vantagens da propulsão elétrica e a forma tranquila como se pode realizar a transição para o novo paradigma de mobilidade. O SUV-Coupé U6 disponibiliza motor elétrico de 160 kW (equivalente a 218 cv) de potência e 315 Nm de binário, com um sistema de baterias com 63 kWh de capacidade que permite recargas entre 20% e 80% em apenas 35 minutos num posto rápido de 90 kW DC e autonomia estimada até 405 km. Quanto a preços, o Aiways U6 estará acessível a partir de junho desde 42.490€ (38.490€ + IVA no caso das empresas), ou seja 2.500€ acima do valor de aquisição do U5.

MERCADO
Modelos 100% elétricos já vendem mais
que carros a diesel
O mercado automóvel português cresceu significativamente (quase 50%) no primeiro trimestre deste ano comparativamente ao período homólogo (janeiro a março de 2022), mas ainda assim longe (-39,3%) do número de vendas registado em 2019 (ano anterior às restrições impostas pela pandemia). Dividindo por tipos de energia as matrículas de carros novos registadas em Portugal nos primeiros três meses de 2023, a evolução positiva face aos dois últimos anos é generalizada, com aumentos homólogos em todos os tipos de motorização, influenciados pelos resultados do último mês de março, que globalmente significaram “apenas” -14,1% face ao mesmo mês de 2019. Ainda assim, o grande destaque que resulta dos dados divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP) voltam a ser os automóveis ligeiros de passageiros equipados com motor 100% elétrico, segmento que somou um resultado recorde de mais de 3 mil e 500 matrículas em março, ultrapassando novamente as vendas de carros novos movidos a diesel e mesmo – ainda mais significativo – as vendas conjuntas de modelos híbridos HEV e de modelos equipados com eletrificação suave ou híbridos MHEV (os quais, nas estatísticas publicadas pela ACAP, aparecem combinados), habitualmente dominantes entre os veículos com algum tipo de eletrificação. E graças a esse resultado recorde nas vendas conseguido em março, os BEV (elétricos a bateria) representam agora no acumulado do ano (entre janeiro e março 2023) uma quota de mercado (16,2%) que é já superior à dos ligeiros de passageiros novos movidos a diesel (15%).

NOVOS MODELOS
Primeiro Alfa Romeo elétrico será um SUV
Confirmado: o primeiro modelo Alfa Romeo de motorização totalmente elétrica vai chegar já no próximo ano e será um SUV compacto. A confirmação foi feita pelo CEO da marca italiana do Grupo Stellantis, responsável que avançou ainda a unidade fabril polaca de Tychy como local de produção do modelo, o que reforça a ideia de que deverá tratar-se de uma variante Alfa Romeo baseada na mesma plataforma usada pelo Jeep Avenger, logo de dimensões compactas e destinada ao segmento B; quanto ao nome do primeiro veículo zero emissões da marca italiana, continua a falar-se em “Brennero”, uma designação dada como provável há já algum tempo mas no entanto ainda não oficial. Além da versão 100% elétrica, esse futuro modelo será comercializado também com motores a combustão, já que o calendário de eletrificação da Alfa Romeo prevê que o primeiro automóvel a bateria disponível já sem qualquer opção de motorização térmica seja lançado apenas em 2025.

ELETRIFICAÇÃO
Kia acelera transição para os veículos elétricos
1,6 milhões de automóveis totalmente elétricos vendidos anualmente: esse é o grande objetivo que a Kia se propõe atingir a partir de 2030. A marca sul-coreana acaba de anunciar a decisão estratégica de acelerar ainda mais a transição energética já em curso na sua gama, nomeadamente através do lançamento até ao ano 2027 de um total de 15 novos modelos elétricos a bateria. Esse reforço da eletrificação é uma das 4 estratégias-chave que irão levar à transformação da Kia num fornecedor de soluções de mobilidade sustentável, uma transformação que prevê ainda a atualização da meta traçada até 2030 para o número de unidades vendidas todos os anos: 4,3 milhões de automóveis, ou seja quase 35% acima da previsão anterior de 3,2 milhões de vendas anuais. Graças à expansão da sua oferta de modelos elétricos, a Kia espera chegar até ao final deste ano com um total de 258.000 veículos a bateria vendidos, aumentando esse objetivo para 1.000.000 de vendas em 2026 e para 1.600.000 em 2030. E um contributo decisivo para atingir esses objetivos de vendas será o preço, com o fabricante automóvel sul-coreano a avançar igualmente como novas metas a redução dos custos associados às baterias: essa redução deverá chegar aos 25% (comparando com o ano 2018) em 2026 e aos 55% em 2030, data em que também os custos do motor elétrico e do sistema integrado de carregamento deverão ser reduzidos em 70%, tornando assim os veículos elétricos mais acessíveis e, com isso, ajudando a democratizar a sua utilização.

NOVOS MODELOS
Lancia confirma Ypsilon, Gamma e Delta elétricos
Preparando-se para o seu regresso aos mercados europeus, a Lancia acaba de apresentar o estudo “Pu+Ra HPE”, protótipo que servirá de inspiração para os seus futuros modelos 100% elétricos: anunciado como sendo o primeiro automóvel da nova era Lancia e um manifesto de como será a marca em termos de design, sustentabilidade e tecnologia nos próximos 10 anos, o Pu+Ra HPE oferece também uma visão da autonomia (superior a 700 km), dos tempos de carregamento (pouco mais de 10 minutos para uma recarga da bateria) e do consumo energético (inferior a 10 kWh/100 km) esperados para os modelos totalmente elétricos do centenário fabricante italiano que está prestes a regressar ao mercado internacional e que vai continuar a apostar em três segmentos automóveis: utilitários, topos de gama e berlinas compactas. No evento de estreia deste concept-car futurista, a Lancia aproveitou para confirmar ainda o seu calendário de eletrificação: o novo Ypsilon será lançado já no início do próximo ano, em versões híbridas e elétricas; a partir de 2026 apenas serão lançadas propostas 100% elétricas, sendo uma delas a nova geração do Lancia Gamma; e a partir de 2028, em simultâneo com a chegada do novo Delta, a marca passará a comercializar exclusivamente modelos elétricos.

MOBILIDADE ELÉTRICA
Rede Mobi.E: novo recorde de carregamentos
O último mês de março voltou a bater recordes na rede pública de carregamento de veículos elétricos: segundo a entidade gestora Mobi.E, foram registadas 298.929 transações, o que representa uma subida de 68% face ao mesmo mês do ano passado; e a rede de carregamento ultrapassou os recordes anteriores também ao nível dos consumos de energia, tendo-se atingido um total de 4.769.326 kWh, um aumento de 95% em comparação com o período homólogo. Considerando o primeiro trimestre do ano, em 2023 já foram realizados mais de 869 mil carregamentos, um crescimento de cerca de 73% face a janeiro-março do ano passado; enquanto o número de utilizadores distintos subiu 61%, com 69.969 utilizadores de carros elétricos a recorrerem aos postos Mobi.E para carregar os seus carros. A Mobi.E destaca o contínuo crescimento da infraestrutura – que tem acompanhado o incremento do parque de viaturas elétricas – como um dos principais fatores a contribuir para esses números recorde: no final de março integravam a rede Mobi.E um total de 4.314 postos (3.361 dos quais públicos), correspondendo a 7.251 pontos de carregamento; e mais de um terço (35%) do total de postos eram rápidos ou ultrarrápidos.

TECNOLOGIA
Volvo EX90 estreia “SunLike LEDs”
Quando chegar ao mercado – o que vai acontecer ainda este ano –, o novo topo de gama 100% elétrico da Volvo irá marcar o início de uma nova era para o fabricante automóvel sueco, graças à estreia de um conjunto de tecnologias inovadoras. Uma delas são as luzes “SunLike LEDs”, tecnologia que reproduz luz solar dentro do automóvel: trata-se de um sistema que integra um conjunto completo de 72 LEDs que reproduzem, dentro do automóvel, um ambiente semelhante ao proporcionado pela luz solar, com o objetivo de criar um design mais natural, sem distorção de cor, elevando assim ainda mais a experiência “premium” oferecida pelo EX90 aos seus ocupantes e complementando a decoração de madeira e outros materiais naturais que fazem parte do interior do novo automóvel 100% elétrico da Volvo. Fornecida pela Seoul Semiconductor, esta iluminação não cintilante permite obter uma expressão de cor mais natural do que é possível alcançar atualmente com os LEDs normalmente utilizados na indústria automóvel, melhorando assim a ligação com a natureza, tanto de dia como de noite, além de proporcionar maior conforto a todos os ocupantes. Além do Volvo EX90, as luzes “SunLike” serão introduzidas também no Polestar 3.