AO VOLANTE

e-news

A NOVA MOBILIDADE

AUTOMÓVEL EM VíDEO

 

VEJA AQUI O PROGRAMA DA SEMANA

Novos modelos

DACIA SPRING ELECTRIC:

VEM AÍ O VEÍCULO ELÉTRICO “LOW COST”

A Dacia inaugura agora uma nova era na sua história apresentando a novidade Spring Electric, um “showcar” que prefigura o primeiro modelo elétrico da marca e, mais que isso, o veículo 100% elétrico mais acessível na Europa, apontado tanto a clientes particulares como a empresas, incluindo novos serviços de mobilidade: com este modelo, a Dacia lança o que designa como “a revolução elétrica mais acessível”. O “showcar” Dacia Spring Electric inscreve-se na visão do Grupo Renault (a que a marca Dacia pertence) de tornar a mobilidade sustentável acessível a todos, capitalizando os 10 anos de experiência do grupo automóvel pioneiro e líder na mobilidade elétrica e juntando a isso os valores e a filosofia da marca Dacia de propor automóveis simples, modernos, fiáveis e robustos, ao preço mais acessível. Este Spring Electric antecipa assim, promete a Dacia, um automóvel citadino que associa simplicidade e robustez e destinado a todos, com a futura versão de série a anunciar uma autonomia em torno dos 200 km (WLTP), suficiente para garantir uma utilização urbana e suburbana. A versão de série do Dacia Spring Electric estará disponível em 2021.

Mercado

TOYOTA COROLLA ELEITO “CARRO DO ANO”

E “HÍBRIDO DO ANO” EM PORTUGAL

Acabam de ser revelados os resultados do Prémio Essilor Carro do Ano / Volante de Cristal 2020, iniciativa da SIC Notícias e do jornal Expresso reconhecida como o mais importante prémio anual a nível nacional no setor automóvel. Composto por 19 jornalistas em representação de alguns dos mais importantes meios de comunicação social em Portugal, o júri ensaiou um total de 28 modelos a concurso naquela que foi a 37.ª edição do Prémio Essilor Carro do Ano / Volante de Cristal. E foi o Toyota Corolla a merecer a preferência da maioria dos jurados na ronda de votação final, onde este modelo defrontou outros seis finalistas – BMW Série 1, Kia XCeed, Mazda 3, Opel Corsa, Peugeot 208 e Skoda Scala –, tendo assim sido eleito Carro do Ano 2020 em Portugal. A nova geração Corolla venceu ainda na categoria de Híbrido do Ano. A atual gama Toyota Corolla está disponível em 3 tipos de carroçaria, assentes na Nova Arquitetura Global da Toyota TNGA (Toyota New Global Arquitecture) e eletrificados com a mais recente tecnologia híbrida da marca, que constitui também a estreia da dupla estratégia híbrida num só modelo ao oferecer duas motorizações híbridas: 1.8 litros com 122 cv e 2.0 litros com 180 cv.

Mercado

HYUNDAI IONIQ EV CONQUISTA PRÉMIO

“ELÉTRICO DO ANO 2020”

O Hyundai IONIQ EV venceu a categoria “Elétrico do Ano 2020” na 37.ª edição do concurso nacional Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal. O IONIQ EV partilhou a candidatura na categoria de “Elétrico do Ano” com o Audi e-tron Quattro e com o DS3 Crossback E-Tense. Com esta vitória, o IONIQ EV sucedeu a outro modelo da marca, o Kauai EV, que no ano passado tinha ganho o título de carro “Ecológico do Ano 2019”; já em 2017 o IONIQ HEV tinha sido igualmente galardoado com este prémio, fazendo assim com que a Hyundai conquiste agora pela terceira vez em quatro anos um prémio do concurso “Carro do Ano” com um veículo ecológico da sua gama. Este ano, pela primeira vez, a comissão organizadora dividiu em duas categorias diferentes o já conhecido prémio “Ecológico do Ano”, lançando a concurso as categorias “Elétrico do Ano” e “Híbrido do Ano”.

Tecnologia

FORD: NOVA TECNOLOGIA “EXIT WARNING”

PREVINE ACIDENTES DURANTE ABERTURA DE PORTAS

Todos os anos, milhares de acidentes são causados por condutores ou passageiros que abrem uma porta na trajetória de um ciclista. Apenas no Reino Unido, as colisões com portas resultam em ferimentos graves, ou morte, de 60 ciclistas por ano; na Alemanha, só em 2018 esta situação esteve na origem de cerca de 3500 acidentes. E estima-se que este problema tem tendência para se agravar, já que cada vez há mais pessoas a optar por pedalar e usar trotineta nas cidades. Agora, a Ford desenvolveu uma tecnologia que, no futuro, poderá tornar mais fácil evitar acidentes com utilizadores da estrada mais vulneráveis, onde também se incluem os motociclistas: o sistema “Exit Warning” fornece alertas visuais e sonoros a utilizadores da estrada e ocupantes de veículos, quando deteta que a abertura da porta de um carro estacionado pode causar uma colisão; também poderá impedir que a porta do veículo se abra na trajetória de alguém a passar. Mas como funciona o “Exit Warning”?... Os veículos Ford já possuem sensores e tecnologia que podem detetar e travar automaticamente aquando da presença de ciclistas, e que ajudam os condutores a saber quando outros utilizadores da estrada estão a passar nos seus ângulos mortos; recorrendo a estes sensores já existentes, o “Exit Warning” analisa e compreende os movimentos dos utilizadores da estrada que, de bicicleta ou numa trotineta elétrica, se aproximam do veículo, tanto do lado do condutor como do passageiro; se o sistema detetar que a abertura de uma porta do veículo pode causar uma colisão, é acionado um alarme para avisar o condutor, ou o passageiro, da situação de perigo; os LEDs em vermelho vivo integrados nos espelhos exteriores começam a piscar e funcionam como um aviso visual para os ciclistas; uma faixa de LEDs vermelhos, colocados no revestimento interno das portas, torna-se igualmente visível com a porta aberta, reforçando o nível de alerta para outros utilizadores da estrada que passam pelo veículo. Os engenheiros estão também a testar um novo mecanismo para as portas dos carros, o qual impede momentaneamente a abertura total das portas até o sistema “Exit Warning” determinar que o utilizador da estrada, que passa junto ao veículo, está afastado do veículo e em segurança.

Veja aqui o vídeo ilustrativo do sistema “Exit Warning”: https://youtu.be/W9RWdQK6oaY

Mercado

LEXUS É A MARCA AUTOMÓVEL MAIS FIÁVEL

De acordo com um estudo de fiabilidade da associação de defesa do consumidor DECO Proteste, baseado na experiência de mais de 43 mil condutores portugueses, entre 37 marcas analisadas a Lexus é a marca automóvel mais fiável em Portugal. E esse estatuto estende-se a outros mercados europeus: além de Portugal, consumidores na Bélgica, França, Itália e Espanha também destacaram a fiabilidade da marca “premium” do grupo Toyota; nesses países, e pelo segundo ano consecutivo, a Lexus é classificada em primeiro lugar em fiabilidade, com uma pontuação recorde de 97%. Os modelos Lexus NX 300h, IS 300h e CT 200h também estão entre os 10 modelos mais fiáveis nas suas respetivas categorias (SUV e carros familiares), com a marca a destacar que este é um reconhecimento da qualidade, durabilidade e fiabilidade no setor automóvel e na tecnologia de eletrificação híbrida da Lexus. Um total de mais de 43.000 consumidores na Bélgica, França, Itália, Espanha e Portugal contribuíram para esta pesquisa, que incluiu mais de 400 modelos de 37 marcas de automóveis. Os participantes foram convidados a preencher um questionário online, indicando a idade do carro, o número de quilómetros percorridos e os problemas e avarias ocorridos. A pontuação final de fiabilidade de cada marca foi calculada com base nestes critérios.

BLUEAUTO

à descoberta do futuro do automóvel

EDIÇÃO #29 JÁ NAS BANCAS!

A NÃO PERDER NESTA EDIÇÃO:

- novidade: Renault Twingo Z.E.

- apresentação: Smart EQ; Fiat 500/Panda Hybrid

- guia: todos os modelos elétricos e híbridos

  à venda em Portugal

- road-trip: à descoberta do interior alentejano

  com o Audi e-tron

- mobilidade inteligente: Fórum Nissan

- ao volante do Renault ZOE Z.E.50 R135

  e muito mais...

PROJETO BLUEAUTO
EDIÇÃO JUNHO 2020
CONTACTOS

PROPRIEDADE

Press.in, Lda.

NIPC: 505536293

Edifício LACS
Rocha Conde de Óbidos
1350-352 Lisboa

 

Mail: blueauto@pressfactory.pt

A BlueAuto é uma revista de periodicidade mensal dedicada à mobilidade sustentável e às inovações tecnológicas aplicadas ao mundo automóvel.

 

EDIÇÃO MENSAL

 

© 2018 PressFactory - Todos os direitos reservados