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A NOVA MOBILIDADE AUTOMÓVEL EM VíDEO

 

VEJA AQUI O PROGRAMA DA SEMANA

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NOVOS MODELOS

Audi já testa Q6 e-tron

Naquela que é a maior ofensiva de produto na história da marca de Ingolstadt, a Audi planeia lançar daqui até ao ano 2025 um total de 20 novos modelos, dos quais cerca de metade serão de motorização exclusivamente elétrica. E o primeiro dessa nova vaga de modelos a bateria vai ser o Q6 e-tron, novidade que irá inaugurar a plataforma PPE (Premium Platform Electric) do Grupo Volkswagen e que a Audi vai partilhar com a Porsche, destacando-se entre as características já anunciadas para este modelo cujo lançamento assinala o início de uma nova etapa na eletrificação e digitalização da gama Audi a sua motorização elétrica potente e eficiente, um sistema de baterias e de gestão de carregamento que promete ser inovador, bem como a tecnologia de 800 volts destinada a permitir operações de recarga ultrarrápidas. A Audi continua a preparar o lançamento do Q6 e-tron através de um vasto programa de desenvolvimento, incluindo a realização de testes de estrada, com a marca a antecipar que a versão de produção estará disponível em variantes de carroçaria SUV e Sportback. A comercialização terá início ainda este ano, com a chegada ao mercado prevista para 2024.

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LANÇAMENTO

Os preços do Lexus RZ 450e

Está prestes a arrancar a comercialização nacional do RZ 450e, novo BEV da Lexus e primeiro modelo da marca premium japonesa a ser construído de raiz como automóvel totalmente eletrificado (a primeira oferta Lexus neste segmento, o UX 300e, ainda é derivada de um híbrido convencional). Disponível no mercado português em 5 diferentes versões de equipamento e a preços que se iniciam nos 74.250 euros, o Lexus RZ 450e é um automóvel elétrico de última geração, tirando partido dessa conceção específica como veículo BEV para oferecer um modelo crossover de qualidade premium, espaçoso, confortável e silencioso, recheado de tecnologia (com destaque para novidades como o volante opcional com sistema “One Motion Grip”, que substitui a coluna de direção por uma conexão eletrónica que requer menos movimentos por parte do condutor; ou o sistema de tração integral “Direct4”, exclusivo da marca), enquanto a dupla motorização elétrica permite disponibilizar 230 kW (ou 313 cv) de potência total e a bateria de 71,4 kWh anuncia a capacidade de percorrer mais de 400 km com uma única carga. A chegada das primeiras unidades está prevista para o segundo semestre.

VERSÃO                                         PREÇO

Executive                    desde 74.250€

Executive Plus          desde 79.050€

Premium                      desde 80.270€

Luxury                           desde 87.600€

Luxury bi-tone          desde 88.230€

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NOVOS MODELOS

Opel Grandland elétrico em 2024

A Opel confirmou já que o início da produção da nova geração elétrica do seu modelo SUV compacto Grandland está agendado para o segundo semestre de 2024: a Stellantis (grupo automóvel do qual faz parte a Opel) vai investir mais de 130 milhões de euros para adicionar à linha de produção da sua fábrica alemã de Eisenach o veículo sucessor do atual Grandland (hoje disponível numa gama que integra uma variante híbrida plug-in), que será um modelo BEV (100% elétrico a bateria) construído sobre a nova plataforma STLA Medium do grupo. A eletrificação total do modelo Grandland faz parte do ambicioso compromisso industrial a que se propõe a marca Opel de oferecer uma gama totalmente elétrica em 2028, bem como do plano estratégico da casa-mãe Stellantis que prevê que até 2030 a totalidade das vendas na Europa de automóveis de passageiros de todas as suas marcas corresponda já a modelos BEV.

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MOBILIDADE ELÉTRICA

Açores reforçam incentivos à compra de veículos elétricos

Desde o início deste ano, o governo dos Açores já investiu mais de 294 mil euros em mobilidade elétrica de modo a incentivar a compra de 72 veículos e a instalação de 20 postos de carregamento: segundo dados fornecidos pelo executivo regional e divulgados pela Lusa, foram investidos este ano cerca de 177 mil euros para a “mobilidade elétrica, inteligente e sustentável”, aos quais se somaram mais 117 mil euros para o “Plano para Mobilidade Elétrica nos Açores, ações de sensibilização e divulgação”. Em 2023 o governo regional dispõe de um total próximo do milhão de euros para apoiar a mobilidade elétrica, valor superior à dotação prevista para 2022 (797 mil euros) que se concretizou no apoio à aquisição de viaturas elétricas e à instalação de pontos de carregamento. Destacando a importância da mobilidade elétrica na atual fase de transição energética, o governo açoriano confirmou estar a planear a colocação de mais postos de abastecimento de modo a criar as condições para potenciar a adesão à mobilidade elétrica e a aquisição de viaturas elétricas.

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CONCEPTS

Kia antecipa futuro modelo elétrico EV5

Ao mesmo tempo que se prepara para a estreia oficial do EV9, o seu novo automóvel 100% elétrico, a Kia mostra já aquele que poderá ser outro modelo elétrico na sua gama: trata-se do Kia EV5, um potencial sucessor elétrico do Sportage, novidade que o construtor sul-coreano acaba de antecipar com a revelação do Concept EV5. Com linhas que reproduzem a nova filosofia de design da marca e estilo SUV claramente identificado com o novo EV9, mas de dimensões mais compactas, o Concept EV5 já é mais do que um simples protótipo, uma vez que a Kia confirma que este estudo agora apresentado dará origem a um futuro modelo de produção em série. Com a marca a acrescentar que o mesmo será lançado mais para o final deste ano, inicialmente apenas para o mercado chinês, mas prometendo para mais tarde detalhes sobre eventuais planos para a comercialização do EV5 também noutros mercados.

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MERCADO

Renault Mégane E-Tech é “Elétrico do Ano”

Além da eleição do Austral como “Carro do Ano” e “Híbrido do Ano”, a Renault conseguiu ainda eleger o “Elétrico do Ano” na edição 2023 dos prémios Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal: o vencedor dessa categoria foi o Mégane E-Tech 100% Elétrico, distinguido assim com o mais antigo e prestigiado prémio atribuído a um produto automóvel no nosso país, neste caso na votação reservada aos modelos de motorização totalmente elétrica em comercialização no último ano no mercado nacional. O vencedor da categoria “Híbrido Plug-in do Ano” foi, recorde-se, o Peugeot 408, enquanto o prémio para a melhor tecnologia e inovação do ano foi atribuído ao sistema de eletrificação e-POWER da Nissan.

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EMISSÕES

Europa vai permitir carros novos a “eFuels” depois de 2035

Naquilo que poderá ser o final do impasse criado pelas exigências de última hora levantadas por um grupo de países liderados pela Alemanha, a Comissão Europeia aceitou abrir uma exceção no projeto de legislação que prevê limitar aos veículos elétricos a venda de carros novos a partir de 2035: essa exceção, negociada entre o governo alemão e a Comissão, levará a que depois dessa data possam ser matriculados na União Europeia automóveis novos a combustão desde que utilizem exclusivamente combustíveis sintéticos. A novidade acaba de ser confirmada num tweet de Frans Timmermans, vice-presidente da Comissão: “Chegámos a acordo com a Alemanha sobre a utilização futura de eFuels nos carros”, com o holandês que é também comissário responsável pela política comunitária de ação climática a acrescentar que a legislação sobre emissões poderá agora ser adotada rapidamente. O acordo foi já confirmado também pelo ministro alemão dos transportes – que foi o principal porta-voz das objeções recentes que punham em causa o regulamento já aprovado pelo Parlamento Europeu no sentido de interditar a venda após 2035 de outro tipo de veículos que não sejam zero-emissões; o que, na prática, significava a interdição total de carros a gasolina ou gasóleo –, ao afirmar que “veículos novos com motores de combustão interna vão poder ser matriculados depois de 2035 desde que alimentados exclusivamente a combustíveis neutros em CO2. Recorde-se que os combustíveis sintéticos, ou “eFuels”, são produzidos combinando hidrogénio obtido por eletrólise da água (num processo alimentado por energia elétrica obtida de fontes renováveis) com  dióxido de carbono captado do ar, sendo o resultado final um hidrocarboneto com as mesmas características e propriedades químicas de um combustível tradicional (incluindo a gasolina ou o gasóleo) capaz de alimentar os motores a combustão dos automóveis.

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