
e-news
A NOVA MOBILIDADE AUTOMÓVEL EM VíDEO
VEJA AQUI O PROGRAMA DA SEMANA

ESTREIA
ID. 2all:
o Volkswagen elétrico que vai custar menos de 25.000€
A Volkswagen cumpriu a promessa e acaba de apresentar em estreia mundial a novidade “ID. 2all”, um showcar que dará origem, em 2025, a um novo membro da família elétrica ID. da marca alemã, anunciado desde já como um novo modelo 100% elétrico de preço inicial abaixo dos 25 mil euros. Primeiro automóvel baseado na plataforma modular elétrica MEB a recorrer a tração dianteira, a versão de produção agora antecipada pelo ID. 2all (designação – “para todos” – que remete justamente para o preço acessível do carro) será, promete a marca, um veículo elétrico “tão espaçoso como o Golf e tão económico como o Polo”, estreando uma nova linguagem de design Volkswagen e prometendo potência máxima de 166 kW (226 cv), autonomia WLTP até 450 km, bem como carregamento rápido (0-80% em 20 minutos), além de funcionalidades tecnológicas inovadoras para um modelo do segmento compacto.

NOVOS MODELOS
Kia revela design do SUV elétrico EV9
“Um veículo elétrico para redefinir o estilo de vida na era da eletrificação”: é assim que a Kia define o seu novo automóvel de motorização 100% elétrica, EV9. SUV cujo design definitivo acaba de ser revelado pela marca sul-coreana, o Kia EV9 vai manter no essencial as linhas antecipadas pelo protótipo “Concept EV9” apresentado há pouco mais de um ano, com um exterior robusto e arrojado, enquanto no interior o recurso à já conhecida plataforma E-GMP destinada a veículos elétricos, com longa distância entre eixos e piso plano, permite oferecer muito espaço, incluindo uma terceira fila de bancos e configuração modular, conforto, ambiente sofisticado e alta tecnologia. Considerado pela marca como um passo fundamental no seu percurso de transformação enquanto fornecedor de soluções de mobilidade sustentável, o novo topo de gama elétrica da Kia tem estreia mundial já agendada para o final deste mês de março.

MERCADO
Vendas de carros novos em Portugal:
100% elétricos ultrapassam veículos a gasóleo
Em fevereiro foram vendidos no mercado nacional mais veículos 100% elétricos (2.590 unidades) do que veículos a gasóleo (2.510), dizem os dados estatísticos da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) referentes às matrículas de automóveis ligeiros de passageiros novos. E no acumulado dos dois primeiros meses do ano os modelos BEV (elétricos a bateria) representam 15,9% do total do mercado de ligeiros de passageiros novos, um share muito próximo do dos carros movidos a diesel (16,1%), enquanto os PHEV (híbridos plug-in) atingem 10,9% das matrículas e os carros a gasolina mantêm a liderança em termos de tipo de energia ao somarem 35,9% de quota. “O início do ano de 2023 regista um forte aumento das vendas dos veículos 100% elétricos, destacando-se claramente dos registos anteriores, no que parece ser uma clara indicação de que o ano em curso será de forte crescimento dos veículos 100% elétricos, com uma cada vez maior e mais diversificada oferta, mais autonomia disponível, mais potência de carregamento em DC (carregamento rápido), o que permitirá uma redução no tempo de carregamento”, refere a UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos ao comentar as taxas de crescimento dos automóveis BEV e PHEV. A quota de mercado combinada de 26,8% que os modelos BEV e PHEV atingiram nos meses de janeiro e fevereiro significa que, como também destaca a UVE, mais de 1 em cada 4 ligeiros de passageiros novos vendidos em Portugal é já um veículo recarregável, elétrico ou híbrido plug-in.

ELETRIFICAÇÃO
Mitsubishi: gama 100% eletrificada até 2035
A Mitsubishi Motors Corporation apresentou recentemente o seu plano estratégico a médio prazo, intitulado “Desafio 2025”, o qual reafirma o compromisso ambiental da empresa automóvel japonesa rumo a um futuro neutro em carbono, incluindo como novidade os objetivos agora anunciados para o peso da eletrificação na sua gama: que os modelos elétricos (BEV), híbridos (HEV) e híbridos plug-in (PHEV) representem metade das vendas globais em 2030; e que a frota de automóveis Mitsubishi esteja totalmente eletrificada até 2035. E para atingir esses objetivos a aposta passa, claro, pelo lançamento nos anos imediatos de novos modelos na oferta Mitsubishi: no caso dos híbridos e elétricos, serão 9 as novidades a lançar nos próximos 5 anos, 4 delas de motorização puramente elétrica. As novidades incluem modelos que chegam à gama Mitsubishi no âmbito da Aliança com Renault e Nissan, como é o caso do recém-lançado ASX (inspirado no Renault Captur e disponível como HEV e PHEV) e do futuro Colt HEV (uma versão do Renault Clio). Outra que também já é conhecida é a nova geração do Outlander PHEV, anunciada para 2024.

NOVOS MODELOS
BMW: novidades elétricas i5 e iX2 até final do ano
Aproveitando o evento de divulgação dos seus resultados financeiros referentes a 2022, o Grupo BMW deu também a conhecer as suas ambiciosas metas na mobilidade elétrica para os próximos anos, bem como algumas novidades que vão marcar o futuro imediato do fabricante automóvel alemão. Com destaque para a previsão de crescimento do share dos veículos 100% elétricos na gama do grupo: até final de 2023 deverão representar já 15% das vendas totais, enquanto que em 2024 pelo menos 1 em cada 5 veículos novos vendidos pela empresa será totalmente elétrico, percentagem que irá subir para 1 em cada 4 até 2025 e para 1 em cada 3 até 2026; já o objetivo de atingir uma quota de 50% de veículos totalmente elétricos nas vendas globais deverá ser conseguido antes de 2030. E para o conseguir, o Grupo BMW vai contar com os lançamentos já agendados de novos modelos 100% elétricos, entre eles o do BMW i5, cuja berlina terá estreia internacional ainda em outubro deste ano, seguindo-se a carrinha i5 Touring em 2024; outra novidade agora confirmada foi o iX2, variante elétrica do crossover compacto X2, este com lançamento internacional esperado mais para o final do ano.

MERCADO
79% das vendas Volvo são modelos híbridos e elétricos
No último mês de fevereiro os automóveis 100% elétricos representaram 35% do mix total de unidades matriculadas pela Volvo no mercado português; e considerando o total da gama Recharge, que agrupa os modelos elétricos e híbridos plug-in da marca sueca, o share atingiu uns impressionantes 79%. Confirmando que o caminho para a eletrificação total anunciado pela Volvo (marca que pretende chegar a 2025 com os automóveis 100% elétricos a somarem já metade das suas vendas globais, com a restante quota a ser preenchida por modelos híbridos plug-in; numa progressão da eletrificação na gama Volvo que atingirá o auge em 2030, ano em que ambiciona tornar-se uma empresa de automóveis exclusivamente elétricos) prossegue a bom ritmo, também as vendas mundiais continuam a bater recordes (embora Portugal apresente números de eletrificação superiores à média, tanto na Europa como globalmente): em fevereiro a gama de modelos Recharge representou 40% das vendas mundiais, enquanto o peso dos automóveis 100% eletrificados foi de 19%.

MERCADO
Peugeot 408 eleito “Híbrido Plug-in do Ano”
O Peugeot 408 GT Plug-in Hybrid 225 foi eleito “Híbrido Plug-in do Ano” em Portugal, prémio atribuído pelo painel de 20 jurados da iniciativa “Carro do Ano / Troféu Volante de Cristal”. Este inovador modelo fastback do segmento C impôs-se entre os modelos a concurso na mesma categoria na edição 2023 dos troféus “Carro do Ano”, sucedendo assim a outro modelo Peugeot, o 308, que há um ano tinha conquistado tanto o prémio de melhor “Híbrido Plug-in do Ano” como também o título principal de “Carro do Ano 2022”. Além do mais potente Plug-in Hybrid 225, a gama de motores do Peugeot 408 inclui ainda uma versão PHEV com 180 cv, bem como um bloco a gasolina PureTech de 130 cv, oferta que ainda este ano será completada com uma variante 100% elétrica.