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A NOVA MOBILIDADE AUTOMÓVEL EM VíDEO
VEJA AQUI O PROGRAMA DA SEMANA

NOVIDADE
Carregamento de veículos elétricos:
Galp e IKEA criam maior rede privada em Portugal
A Galp e a IKEA uniram-se numa parceria para criar a maior rede de carregamento em espaços privados para veículos elétricos em Portugal. Esta parceria abrange a instalação de 278 pontos de carregamento nos parques de estacionamento de lojas IKEA de norte a sul do país – Alfragide, Loures, Loulé, Matosinhos e Braga – e nos centros comerciais Marshopping Matosinhos e Algarve. Todos esses pontos de carregamento estão já operacionais, confirma a Galp em comunicado, adiantando que a estratégia desenvolvida no âmbito desta parceria inclui soluções de carregamento para os parques de clientes IKEA e nos centros comerciais MarShopping, bem como nos parques privados para colaboradores IKEA e nos parques privados para carrinhas de distribuição. A infraestrutura de carregamento implementada dotou todos os espaços comerciais com carregadores de 7,4 kW e 22 kW AC, bem como 60 kW DC, o que permite – diz ainda a Galp – dar resposta a todos os perfis de consumidor e respetivas necessidades de carregamento. Até ao final deste mês de fevereiro a Galp disponibiliza uma oferta inicial que permite o carregamento nos parques de estacionamento IKEA com oferta da parcela OPC – que corresponde ao serviço de disponibilização do posto de carregamento –, com exceção da tarifa EGME.

NOVOS MODELOS
Honda HR-V 100% elétrico chega este ano
Depois do último ano ter ficado marcado por um reposicionamento no mercado, pelo crescimento de 20,6%, pelo 2.º lugar nas marcas mais vendidas a nível nacional em motorizações “full hybrid” e pela aposta na eletrificação da sua gama (que é agora 99% eletrificada, sendo o icónico Civic Type R o único modelo ainda a combustão), a Honda Portugal anuncia para 2023 um calendário muito preenchido em termos de novidades. Incluindo o lançamento de 3 novos modelos: para este ano está assim já confirmada a chegada ao mercado do novo topo de gama, Honda CR-V, que estará disponível nas versões Híbrido e Híbrido Plug-in; do Honda ZR-V Hybrid, um novo SUV do segmento C; e do muito aguardado novo modelo de produção baseado no protótipo elétrico Honda e:Ny1, que a marca japonesa confirma agora como sendo a futura versão 100% elétrica do bem sucedido HR-V.

CARRO DO ANO
Carro Mundial do Ano 2023: Hyundai IONIQ 6
é um dos finalistas
Novo modelo elétrico cuja chegada a Portugal está prevista para o final do primeiro semestre de 2023, o Hyundai IONIQ 6 é um dos 10 modelos candidatos ao título de Carro Mundial do Ano: o mais recente modelo da submarca IONIQ dedicada exclusivamente a veículos 100% elétricos da Hyundai foi selecionado por um júri de 100 jornalistas de automóveis de 32 países como um dos 10 finalistas na principal categoria do prestigiado concurso “World Car Awards”. Além de integrar os 10 finalistas para Carro Mundial do Ano 2023, o IONIQ 6 faz ainda parte do “top 5” de automóveis candidatos aos prémios de melhor do ano nas categorias Design Mundial do Ano e Elétrico Mundial do Ano (curiosamente, o primeiro modelo da submarca IONIQ, IONIQ 5, conquistou essas mesmas 3 categorias em 2022). A 7 de março será conhecido o “top 3” em cada categoria, estando agendada para 5 de abril, no decorrer do Salão Automóvel de Nova Iorque, a revelação do vencedor de cada categoria bem como do modelo premiado com o troféu absoluto de Carro Mundial do Ano.

EMISSÕES
Parlamento Europeu confirma proibição
de carros a gasolina/diesel a partir de 2035
Agora é oficial: a partir de 2035 a venda de carros novos a gasolina ou gasóleo estará proibida na União Europeia, abrindo assim caminho a uma transição mais rápida para os veículos elétricos. Com 340 votos a favor, 279 contra e 21 abstenções, a sessão plenária do Parlamento Europeu acaba de aprovar a proposta de acordo que tinha sido alcançado em outubro último com o Conselho da União Europeia para revisão das normas de desempenho em matéria de emissões CO2 de automóveis novos das categorias de passageiros e comerciais ligeiros: os eurodeputados formalizam assim nova legislação que define o caminho para que os veículos de passageiros e comerciais ligeiros novos vendidos na União Europeia atinjam as emissões nulas em 2035; o que significa, na prática, a interdição a partir dessa data de venda no espaço comunitário de outro tipo de veículos que não sejam 100% elétricos, ou de outro tipo desde que sem emissões, tornando assim impossível a comercialização de automóveis novos movidos a combustíveis fósseis. Além de definir como objetivo a alcançar no ano 2035 a redução em 100% das emissões CO2 produzidas pelos carros novos, o regulamento agora aprovado pelo Parlamento Europeu em sessão plenária prevê ainda outras medidas consideradas fundamentais para as ambições climáticas europeias, nomeadamente uma meta intermédia de 55% de redução das emissões das frotas de ligeiros de passageiros a alcançar em 2030; a apresentação até 2025 de uma nova metodologia de avaliação das emissões ao longo de todo o ciclo de vida de um veículo; e o alinhamento dos valores-limite de emissões com as emissões em condições reais. Na sequência desta votação do Parlamento de Estrasburgo, falta agora apenas a aprovação formal do texto legislativo pelo Conselho (órgão que reúne os ministros dos governos de cada estado-membro, em função da matéria agendada, de modo a aprovar legislação e coordenar políticas comuns): pouco tempo depois disso acontecer, o mesmo será publicado no Jornal Oficial da União Europeia, passando então formalmente a legislação.

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EVENTO
Do Polo Norte ao Polo Sul com o Nissan Ariya
A primeira expedição em automóvel elétrico do Polo Norte ao Polo Sul: é esse o desafio a que se propõem os aventureiros Chris e Julie Ramsey, que a bordo de um Nissan Ariya e-4ORCE especialmente preparado vão percorrer os 27.000 km que separam o Polo Norte magnético do Polo Sul com o objetivo de demonstrar as capacidades dos veículos elétricos e constituir-se um exemplo positivo contra a crise climática. Este desafio inédito tem data de início prevista para março e nele o veículo elétrico ligeiramente modificado (além da suspensão elevada e dos arcos de rodas alargados para acomodar os enormes pneus todo-o-terreno de 39 polegadas, as alterações introduzidas foram mínimas, tendo sido mantida a motorização elétrica original do Ariya, com a configuração de 2 motores elétricos e o inovador sistema de tração integral da Nissan, e-4ORCE, desenvolvido exclusivamente para as motorizações elétricas e eletrificadas da marca) terá de lidar com terrenos e ambientes extremos de tirar o fôlego, incluindo campos de gelo, neve profunda, subidas íngremes de montanha e dunas inóspitas do deserto. A expedição “Pole to Pole” com o Nissan Ariya pode ser acompanhada nesta página dedicada:

NOVOS MODELOS
BMW renova híbridos X5 e X6
A BMW agendou para o próximo mês de abril o lançamento internacional de versões renovadas dos SUVs X5 e X6. E os novos BMW X5 e X6 vão chegar com inúmeras atualizações, entre elas novos detalhes em termos de design, tecnologia de ponta para os modelos híbridos e inovações digitais intuitivas, bem como os mais recentes desenvolvimentos na condução e estacionamento autónomos destinados a tornar a experiência de condução ainda mais envolvente. Mas o maior destaque é que todas as motorizações dos novos X5 e X6 preveem já algum tipo de eletrificação, desde a estreia da mais recente geração do sistema “mild hybrid” com motorização elétrica 48 V (que no caso dos X5 e X6 xDrive40i permite mesmo condução em modo integralmente elétrico a velocidades reduzidas) até ao modelo híbrido plug-in X5 xDrive50e que disponibiliza agora potência combinada até 360 kW (quase 500 cv) e uma autonomia elétrica em ciclo combinado WLTP que pode chegar aos 110 km.