
e-news
A NOVA MOBILIDADE AUTOMÓVEL EM VíDEO
VEJA AQUI O PROGRAMA DA SEMANA

NOVOS MODELOS
Peugeot e-3008 chega no 2.º semestre 2023
Até ao final deste ano todos os modelos da gama Peugeot estarão eletrificados, promete a marca francesa; e em 2025 toda a gama será já 100% elétrica. Para ajudar a atingir esse objetivo, a Peugeot comunica que irá apresentar nos próximos 2 anos um total de 5 novos modelos elétricos, os quais irão assim juntar-se à gama atual de automóveis a bateria: esses novos modelos BEV agora confirmadas são o e-308 e a sua variante carrinha e-308 SW, ambos alimentados por um novo motor elétrico desenvolvendo 115 kW (156 cv) e oferecendo uma autonomia WLTP superior a 400 km; o e-408, versão elétrica do novo 408 que vai assim juntar-se às motorizações térmicas e plug-in do novo 408 acabadas de chegar ao mercado; e ainda as novidades absolutas e-3008 e e-5008. Destes 2 últimos modelos 100% elétricos a integrar a gama zero-emissões da Peugeot, sabe-se já que a nova geração elétrica do C-SUV 3008 será desvendada no segundo semestre deste ano (enquanto o e-5008 vai surgir um pouco mais tarde), estando anunciado como o primeiro automóvel lançado com a nova plataforma STLA Medium do grupo Stellantis e com a Peugeot a antecipar que irá oferecer uma autonomia máxima de 700 km e que estará disponível com 3 versões de propulsores elétricos, incluindo uma versão de duplo motor.

ELETRIFICAÇÃO
Suzuki vai lançar 5 modelos 100% elétricos
Depois do recente anúncio do protótipo eVX, estudo que antecipa aquele que será o seu primeiro modelo de motorização integralmente elétrica, a lançar em 2024, a Suzuki acaba de revelar como novidade um plano de produção que prevê a introdução na Europa de um total de 5 novos veículos 100% elétricos, cuja chegada ao mercado acontecerá até 2030. Essa novidade consta da estratégia de crescimento delineada pela marca japonesa daqui até ao final da década, plano estratégico agora apresentado pela Suzuki Motor Corporation que reafirma a eletrificação da sua produção automóvel como solução para a empresa atingir a desejada neutralidade carbónica, um objetivo que para as suas atividades europeias deverá ser cumprido até ao ano 2050. E para a sua atividade automóvel e no caso da região europeia a Suzuki anuncia como fazendo parte desse plano estratégico de crescimento a introdução no mercado de 5 modelos elétricos a bateria, a lançar até ao ano fiscal 2030, altura em que os automóveis zero-emissões deverão representar cerca de 80% das vendas Suzuki no Velho Continente, dando assim resposta à legislação ambiental e à procura dos consumidores. O primeiro desses modelos BEV chegará, como já se sabia, já em 2024, tendo a marca japonesa confirmado agora que a lista de novidades elétricas incluirá SUVs e carros do segmento B, entre eles – como parecem deixar antever as imagens estilizadas já reveladas – muito possivelmente também uma variante elétrica do popular todo-o-terreno compacto Jimny.

VEÍCULOS ELÉTRICOS
Lidl: carregamento rápido em mais de 130 lojas
A pensar no ambiente e em facilitar a vida aos seus clientes, o Lidl conta hoje com mais de 130 lojas com postos de carregamento rápido para viaturas elétricas em Portugal: estrategicamente localizada, a rede de carregamento do Lidl está já presente em todas as capitais de distrito, garantindo – diz a cadeia de supermercados – a autonomia de norte a sul do país, bem como a ligação a Espanha. O Lidl destaca ainda ter registado em 2022 um aumento de 134% (comparativamente a 2021) de carregamentos nos seus postos de abastecimento de veículos elétricos, com uma taxa de crescimento de 165% de energia carregada em kWh: no ano passado foram efetuados um total de 227.160 carregamentos, numa média de 40 minutos cada (em linha com o tempo médio de compra em loja), sendo a comodidade/conveniência de poder carregar a viatura enquanto se faz as compras uma das principais vantagens apontadas pelos utilizadores. Outra vantagem é o facto da tarifa de Operador do Ponto de Carregamento (OPC) da rede de carregadores elétricos das lojas Lidl Portugal estar abaixo do mercado e ser igual em todo o país – 0.08€ por minuto –, além do Lidl ter assumido a tarifa EGME imposta aos OPC, não passando este custo para o cliente.

CONDUÇÃO AUTÓNOMA
Mercedes certifica sistema SAE Nível 3 nos EUA
A Mercedes-Benz anuncia ter-se tornado no primeiro fabricante automóvel do mundo a lançar a condução condicionalmente automatizada SAE de Nível 3 nos Estados Unidos da América, com o Nevada a confirmar a conformidade do sistema DRIVE PILOT que equipa os modelos Classe S e EQS da marca alemã com os seus regulamentos. Recorde-se que no Nível 3 de condução autónoma, segundo definição da SAE (Society of Automotive Engineers, a autoridade mundial no desenvolvimento de standards para a mobilidade), a inteligência artificial que equipa o veículo pode assumir certas tarefas de condução, mas com o condutor permanentemente preparado para retomar o controlo quando solicitado. Respeitando os requisitos de segurança em vigor no Nevada relativos a veículos autónomos, o DRIVE PILOT irá permitir ao condutor transferir a tarefa de condução dinâmica para o veículo em certas condições (até à velocidade de 64 km/h, o sistema controla a velocidade, a distância e conduz o veículo na sua faixa de rodagem, tendo em atenção o perfil do percurso, os eventos que ocorrem e os sinais de trânsito, podendo também reagir perante situações inesperadas através de manobras de desvio ou de travagem), passando assim esta tecnologia Mercedes-Benz a ser o primeiro sistema SAE Nível 3 que equipa um veículo produzido em série autorizado a circular em vias rápidas nos EUA. A Mercedes quer agora expandir à Califórnia a aplicação do sistema.

NOVOS MODELOS
Polestar 2 atualizado:
mais potência, carregamento mais rápido,
maior autonomia
A marca Polestar anuncia atualizações importantes para o Polestar 2: a versão MY2024 deste fastback elétrico de 5 portas apresenta agora uma frente mais tecnológica, refletindo a linguagem de design que a marca estreou no Polestar 3 (SUV elétrico a lançar este ano), melhorias substanciais na performance obtidas através de novos motores elétricos e baterias ainda mais potentes, melhorias ambientais e ainda em estreia a tração traseira. Com destaque para a nova geração de motores e inversores elétricos que passam a fazer parte de todas as versões do Polestar 2, oferecendo melhorias substanciais tanto na eficiência como no desempenho, com as variantes de entrada a atingirem agora até 220 kW de potência e a versão Dual Motor até 310 kW, além de dispor de função de desativação do motor dianteiro que pode ser acionada quando este não é necessário; já o Performance Pack opcional permite obter 350 kW e realizar os 0-100 km/h em apenas 4,2 segundos. Ao mesmo tempo, todas as versões do Polestar 2 possuem baterias de iões de lítio renovadas capazes de melhorar a eficiência e os tempos de carregamento, tendo sido possível obter uma maior autonomia (entre 40 km e 105 km a mais) para todas as versões devido à presença não só de baterias maiores e melhores, mas também à otimização do fornecimento de energia proporcionado por motores mais potentes. Já é possível encomendar o Polestar 2 MY24 em Portugal (em polestar.com/pt), com os preços a iniciarem-se nos 53.400€, estando as primeiras entregas previstas para o 3.º trimestre deste ano.

INOVAÇÃO
Hyundai IONIQ 5 demonstra sistema “e-Corner”
A Hyundai marcou presença na última edição do “Consumer Electronics Show” (CES) de Las Vegas, o evento tecnológico mais influente do mundo, revelando algumas tecnologias inovadoras a nível global. Uma delas foi exibida pela empresa afiliada Hyundai Mobis (que tem como missão desenvolver soluções inteligentes de mobilidade), que apresentou um protótipo do modelo elétrico Hyundai IONIQ 5 equipado com o sistema “e-Corner”, o qual permite que o veículo seja conduzido e estacionado em paralelo, sem manobras: isso é possível graças a um sistema de 4 rodas direcionais, que giram individualmente até 90 graus. O sistema já tinha sido dado a conhecer anteriormente e foi agora aplicado a uma unidade do IONIQ 5 de modo a demonstrar o seu potencial, sendo ambição do Grupo Hyundai integrá-lo em futuros veículos elétricos autónomos dedicados a fornecer serviços de mobilidade em áreas urbanas congestionadas. Assista aqui à demonstração do sistema “e-Corner”: