top of page
cabeçalho_newsletter.jpg

e-news

A NOVA MOBILIDADE AUTOMÓVEL EM VíDEO

 

VEJA AQUI O PROGRAMA DA SEMANA

6259-eVX.jpg

NOVIDADE

eVX: o primeiro Suzuki 100% elétrico

A Suzuki apresentou em estreia mundial o eVX, concept-car que antecipa aquele que será o seu primeiro automóvel 100% elétrico: parte integrante da estratégia global de eletrificação da marca japonesa, o modelo de produção em série derivado deste protótipo chegará ao mercado até 2025, confirmou já a Suzuki. Trata-se de um SUV compacto (dimensões anunciadas: 4,3 x 1,8 x 1,6 metros) de design estilizado e equipado com aptidões 4x4 à imagem da marca, além de especificações técnicas das quais se destaca desde já uma bateria com 60 kWh de capacidade, suficiente para em conjunto com uma boa eficiência energética permitir ao primeiro Suzuki totalmente elétrico atingir uma autonomia estimada próxima dos 500 km.

avenger_160123-63c57ad3621b5.jpg

MERCADO

Jeep Avenger eleito Carro do Ano na Europa

Primeiro modelo 100% elétrico da marca Jeep, o novo Avenger acaba de ser premiado com o troféu de “Carro do Ano 2023” na Europa. Aquele que é também o primeiro automóvel da Jeep a conquistar este prestigiado troféu foi o mais votado por um painel independente composto por 57 jurados especializados de 22 países, tendo somado 328 pontos, 87 pontos mais que o modelo segundo classificado. Comentando a vitória do Jeep Avenger sobre os outros 6 finalistas – Kia Niro, Nissan Ariya, Peugeot 408, Renault Austral, Subaru Solterra/Toyota bZ4X e Volkswagen ID Buzz –, Alberto Sabbatini, vice-presidente da organização “Car Of The Year”, considerou que “O Jeep Avenger provou ser uma combinação perfeita para a maioria das utilizações: é compacto e ágil para uso em cidade, tem potência e binário suficientes para evoluir em qualquer tipo de estrada, e conta com uma boa autonomia mesmo para deslocações de médio alcance”, acrescentando: “É um automóvel completo, não um simples carro de cidade. Mas, acima de tudo, conta com um design arrasador”. Modelo compacto do segmento B-SUV, o Avenger assinala o início da nova fase de eletrificação da marca Jeep, a qual prevê a introdução no mercado de 4 modelos elétricos a bateria até 2025 e vendas na Europa totalmente elétricas até ao final de 2030. Em Portugal a gama Avenger está disponível a partir de 37.800 euros.

photo-1593941707882-a5bba14938c7.jpeg

MOBILIDADE ELÉTRICA

2022, ano de recordes!

O ano de 2022 terminou com um novo recorde nas vendas de veículos 100% elétricos: de acordo com os dados estatísticos oficiais divulgados pela ACAP (Associação Automóvel de Portugal), no último mês de dezembro foram matriculados no mercado nacional mais 2.105 veículos BEV novos, resultado que contribuiu para se atingir um novo recorde em termos anuais com o registo no acumulado de 2022 de um total de 17.817 veículos elétricos novos comercializados em Portugal, o que significa uma variação homóloga de +34,4%, com o share de mercado dos BEV a chegar agora aos 11,4%. E somando aos BEV também os veículos de motorização PHEV, os automóveis plug-in representaram no final do último ano 21,7% do total do mercado de carros novos, tendo crescido em conjunto (BEV+PHEV) 16,6% comparando com os dados de 2021. Este crescimento nas vendas de automóveis eletrificados recarregáveis, e consequente aumento de quota de mercado, tem ainda reflexo nas estatísticas mais recentes reveladas pela Mobi.E e relativas ao ano agora terminado, com a entidade que gere a infraestrutura de carregamento para veículos elétricos a comunicar que 2022 foi o melhor ano de sempre na rede pública portuguesa, com números recorde nos consumos, nos carregamentos e nos utilizadores: face ao período homólogo, o consumo energético nos postos da rede Mobi.E aumentou +110%; o número total de operações de recarga cresceu +80%; e o número de utilizadores dos postos subiu +77%.

Novo Hyundai KAUAI maior, mais espaçoso e com tecnologia inovadora (7).jpg

NOVOS MODELOS

Novo Hyundai Kauai em março

A Hyundai revelou as primeiras imagens da nova geração Kauai. O destaque vai desde logo para as maiores dimensões e para o design atualizado da nova versão do popular modelo SUV compacto da marca sul-coreana, com o Kauai a oferecer agora um interior mais espaçoso e versátil de modo a aumentar o conforto dos passageiros e a facilitar o armazenamento de bagagem, além de um visual mais desportivo acompanhado de pormenores distintivos como os faróis infinitos pixelizados, frisos cromados característicos que ligam a carroçaria ao spoiler agressivo, ou a estreia de jantes em liga leve de 19 polegadas. A isso junta-se um vasto conjunto de tecnologias de ponta destinadas a elevar a experiência de condução, incluindo a possibilidade de atualizações de software over-the-air, e avançados sistemas de assistência, como Travagem Autónoma de Emergência, Saída do Veículo em Segurança, Alerta de Fadiga do Condutor, Controlo de Velocidade Inteligente, Assistência à Condução em Autoestrada ou Sistema Remoto de Estacionamento Automático, entre muitos outros. E um dos maiores destaques da nova geração Kauai é que estará disponível em múltiplos tipos de motorização, incluindo BEV, HEV e a combustão, com uma versão desportiva N-Line em opção. Com a Hyundai a prometer para o próximo mês de março mais detalhes sobre o novo Kauai para o mercado europeu.

LeasePlan Matchmaking 2.png

CAMPANHA

LeasePlan celebra 60 anos com oferta

de carregadores elétricos

Empresa líder global em car-as-a-service (conceito no qual o carro é entendido como um serviço, fornecido a quem pretende usar um veículo sem ter os incómodos associados à sua propriedade), a LeasePlan celebra agora 60 anos. E para assinalar a data, esta empresa que assume um papel de liderança tanto no setor do renting (ao gerir aproximadamente 1,9 milhões de veículos em 29 países) como também na transição energética agora em curso (tendo estabelecido como objetivo alcançar as zero emissões líquidas da sua frota financiada até 2030) lançou a campanha global “Matchmaking, 60 anos a criar relações”: com o objetivo de impulsionar os postos de carregamento disponíveis para os seus clientes e assim incentivá-los a transitar para a mobilidade elétrica, a LeasePlan Portugal oferece carregadores para veículos elétricos em novos contratos de renting. Assim, até 28 de fevereiro, as primeiras 60 encomendas para contratos de renting de um veículo 100% elétrico com a LeasePlan vão receber a oferta de um Home Charger (esta oferta inclui: hardware, instalação, manutenção e garantia). A campanha é válida para particulares ou empresas e está disponível no site da LeasePlan (https://www.leaseplan.com/pt-pt/campanha-60-anos-60-carregadores/) e nas suas redes sociais.

NOVOS MODELOS

Mazda MX-30 também vai ser híbrido plug-in

Anunciada há já algum tempo, a variante R-EV do elétrico Mazda MX-30 será, afinal, um novo modelo de motorização híbrida plug-in: a Mazda estreou no recente Salão Automóvel de Bruxelas aquela que define como sendo “uma exclusiva versão plug-in híbrida equipada com um motor rotativo que funciona como gerador”. O novo MX-30 e-Skyactiv R-EV é assim uma variante híbrida plug-in que se vai juntar na gama Mazda ao primeiro veículo 100% elétrico a bateria de produção em série da marca de Hiroshima, marca que promete para breve a revelação dos detalhes de lançamento em Portugal deste novo modelo. A par disso, o destaque vai também para o facto de se tratar do regresso da tecnologia de motor rotativo que faz parte da história da Mazda, solução aplicada no MX-30 e-Skyactiv R-EV como uma nova forma de utilização do automóvel como veículo elétrico a bateria ao ser usado como gerador: tirando partido da capacidade única dos motores rotativos na produção da potência necessária a partir de um pequeno bloco, este motor rotativo de nova geração está alojado no compartimento mecânico, juntamente com o gerador e um bloco elétrico de elevada potência; a unidade motriz compacta está acoplada a uma bateria de iões de lítio de 17,8 kWh e a um depósito de gasolina de 50 litros de capacidade, resultando num sistema híbrido plug-in único, que associa a possibilidade de condução em modo 100% elétrico (com autonomia anunciada de 85 km em ciclo combinado WLTP, ou até 110 km em ciclo urbano) e a capacidade de utilizar um gerador para permitir deslocações de longa distância. Oferecendo 3 modos de condução – Normal, EV e Charge – que se adaptam às diferentes situações de utilização, o MX-30 R-EV proporciona também, segundo a Mazda, uma performance de condução ligeiramente melhor do que a do MX-30 EV graças ao potente motor elétrico de 125 kW que equipa esta nova variante PHEV.

banner-63-ed-digital.gif
bottom of page