cabeçalho_newsletter.jpg

e-news

A NOVA MOBILIDADE AUTOMÓVEL EM VíDEO

 

VEJA AQUI O PROGRAMA DA SEMANA

AUDI.jpg

NOVOS MODELOS

Audi apresenta Q8 e-tron

A Audi prepara-se para expandir a oferta de veículos totalmente elétricos com a chegada do sucessor do seu primeiro modelo BEV: a nova geração e-tron foi apresentada na última semana e tem chegada ao mercado já agendada para a primavera 2023, enquanto a abertura das encomendas irá ter lugar ainda este ano. A primeira novidade desta nova geração começa logo no nome: o novo modelo tem como designação Q8 e-tron, quando o seu antecessor era apenas e-tron. Disponível nas variantes de carroçaria SUV e “crossover” Sportback, o novo Audi Q8 e-tron destaca-se pelo design renovado e mais aerodinâmico, mas também pelas melhorias a nível de eficiência, performance e autonomia. Tanto o Q8 e-tron como o Q8 e-tron Sportback vão oferecer 3 opções de motorização: Q8 50 e-tron, Q8 55 e-tron e SQ8 e-tron de 3 motores, cujas potências máximas variam entre os 250 kW (340 cv) e os 370 kW (cerca de 503 cv) em modo “boost”, enquanto a autonomia WLTP vai dos 491 aos 600 km graças a uma capacidade útil de bateria de 89 kWh (no 50 e-tron) ou 106 kWh (55 e-tron e SQ8 e-tron); baterias essas que podem ser recarregadas a velocidades até 170 kW (150 kW no caso do Q8 50 e-tron), o que significa uma carga de 10% a 80% em apenas 31 minutos.

Why-is-smoke-coming-from-my-exhaust-min.jpg

EMISSÕES

Euro 7: Comissão Europeia propõe normas mais rigorosas

Já era esperada, e agora foi mesmo concretizada: a Comissão Europeia apresentou recentemente uma proposta de regulamento cuja aprovação implicará normas de emissões mais rigorosas para todos os automóveis em circulação nas estradas da União Europeia. Este novo conjunto de regras, denominado Euro 7 e com início de validade programado para 1 julho 2025, deverá substituir o Euro 6/VI atualmente em vigor, tendo como principais objetivos reduzir as emissões poluentes com origem nos veículos automóveis e melhorar a qualidade do ar. Os novos standards Euro 7 prevêem nomeadamente a obrigatoriedade de redução em -35% (comparando com a norma atual) das emissões de óxidos de azoto (NOx), em -13% das partículas finas emitidas pelos escapes e também em -27% das partículas com origem nos travões, além de prever limites para microplásticos emitidos pelos pneus; por outro lado, de modo a garantir que os veículos que circulam na Europa se mantêm não poluentes ao longo de todo o seu ciclo de vida, esta iniciativa da Comissão prevê ainda que as regras tenham em conta as novas tecnologias que equipam os veículos e assegurem a medição em tempo real das emissões com o recurso a sensores digitais, além do reforço das condições em que as mesmas são testadas; outra novidade é a criação de uma norma Euro 7 especificamente dirigida aos carros elétricos, ao regular a durabilidade das baterias de modo a aumentar a confiança dos consumidores bem como a reduzir a necessidade das matérias-primas utilizadas para a sua produção. Depois da apresentação da proposta, segue-se agora e até 8 de janeiro 2023 um período de consulta pública, antes do debate legislativo em sede de Parlamento Europeu e de Conselho Europeu.

Gaia-Eco-Rally.jpg

DESPORTO

Campeonato de Portugal de Novas Energias:

última etapa

A região do Alentejo Central vai decidir já no próximo fim de semana o vencedor da edição 2022 do Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio: sexta e última etapa desta competição disputada no modo de regularidade que contribui para divulgar o desporto automóvel e ao mesmo tempo sensibilizar para a importância das questões ambientais e energéticas, o E-Rali Sharish - Alentejo Central decorre nos dias 19 e 20 de novembro, com partida e chegada em Reguengos de Monsaraz e os dois dias de prova a passarem por locais emblemáticos da região, como Reguengos de Monsaraz, Alqueva, Aldeia da Luz, Montoito, Sta. Susana e Redondo, entre outros, e as equipas participantes a percorrerem um total próximo dos 200 km, dos quais cerca de 89 km em setores seletivos. Organizado pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e tendo como promotor o Classic Clube de Portugal (CCP), o Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO é uma competição única no nosso país, nela podendo participar exclusivamente veículos elétricos de produção, matriculados e sem qualquer tipo de modificação, permitindo assim que os concorrentes utilizem os automóveis destinados à condução quotidiana. Toda a informação sobre o E-Rali Sharish - Alentejo Central pode ser consultada em: http://www.cpnovasenergias.pt/cpne-2022/e-rali-sharish-alentejo-central/

CARREGAMENTO.jpg

VEÍCULOS ELÉTRICOS

Recorde de carregamentos na rede Mobi.E

O último mês de outubro foi o melhor de sempre em número de carregamentos na rede Mobi.E, com 235.851 carregamentos efetuados; comparando com o mesmo período do ano passado, a subida foi de 55,5%. O crescimento refletiu-se também na energia consumida, destaca a entidade que gere a rede nacional de carregamento de veículos elétricos: em outubro foram consumidos cerca de 3,6 milhões kWh, representando uma subida de 81,5% em relação ao período homólogo. Durante o mês de outubro foram mais de 24.500 utilizadores diferentes a carregarem o seu veículo na rede Mobi.E, enquanto o número de postos de carregamento utilizados superou pela primeira vez a barreira dos 3.000 (3.055 postos). A rede Mobi.E de acesso público tem vindo a crescer ao ritmo de 24 postos de carregamento por semana.

photo-1593941707882-a5bba14938c7.jpeg

MERCADO

Opel relança campanha “Electric Black Days”

A Opel antecipa-se à “Black Friday” promovendo até 30 de novembro a campanha especial “Opel Electric Black Days”, destinada a atrair pessoas para as inúmeras vantagens da mobilidade elétrica e dirigida quer a clientes particulares quer empresariais, incluindo empresários em nome individual. A campanha centra-se nos modelos elétricos (Corsa-e, Mokka-e e Zafira-e) e híbridos plug-in (Astra PHEV e Grandland PHEV) e contempla condições particularmente vantajosas que podem incluir, nas versões de passageiros, retoma até 3.000 euros e a oferta de uma “wall-box” com 7,4 kW de potência na aquisição de um modelo de passageiros Opel elétrico ou híbrido plug-in. Além disso, cada um desses modelos será acompanhado de um cartão de Mobilidade Elétrica EDP pré-carregado com 1800 kWh de energia – o que permite percorrer até cerca de 10.000 km sem custos de energia – para carregamento na rede pública.

VÍDEO

Fórmula E: estreia do Porsche 99X Electric Gen3

A Porsche apresentou em estreia o novo monolugar elétrico com que irá competir na temporada 2023 do Mundial FIA de Fórmula E, tendo como pilotos o português António Félix da Costa e o alemão Pascal Wehrlein. A prova de abertura será o Mexico City E-Prix a 14 janeiro. Em relação à geração (Gen2) que disputou o último campeonato, os Fórmula E Gen3 distinguem-se pela maior performance (350 kW de potência máxima, contra 250 kW dos carros de 2022), pelo aumento para mais do dobro na capacidade de recuperação de energia (até 600 kW), pelos 95% de eficiência energética (comparativamente, a de um motor a combustão interna é de cerca de 40%) e ainda pela capacidade de recarga ultrarrápida que pode chegar aos 600 kW (ou seja, quase o dobro da velocidade dos carregadores comerciais mais rápidos atualmente disponíveis), além de serem mais sustentáveis.

banner-61-ed-digital.gif