cabeçalho_newsletter.jpg

e-news

A NOVA MOBILIDADE

AUTOMÓVEL EM VíDEO

 

VEJA AQUI O PROGRAMA DA SEMANA

lucanapolitanojeanpierreplouerobertazerbilanciateam-62877d32342d2.jpeg

ELETRIFICAÇÃO

Lancia regressa e vai ser 100% elétrica

A Stellantis anuncia aquilo que designa como “o renascimento” da sua marca Lancia, preparando o regresso aos mercados europeus deste centenário fabricante automóvel: “A Lancia está agora a entrar na Europa, dando um primeiro passo para se tornar uma marca credível e respeitada no segmento 'premium'. Somos a marca italiana da elegância e este é o nosso Renascimento”, confirma o CEO da marca italiana, Luca Napolitano. E à novidade do regresso aos mercados europeus junta-se a confirmação de uma clara estratégia de eletrificação, sabendo-se já que a partir de 2026 a Lancia apenas irá lançar modelos 100% elétricos, antes de se tornar num fabricante de automóveis exclusivamente elétricos, o que acontecerá em 2028. Essa estratégia terá início já em 2024 com o novo Lancia Ypsilon, modelo que irá posicionar-se no segmento B e será lançado com um propulsor 100% eletrificado; 2 anos depois, em 2026, chegará o novo porta-estandarte da marca, o SUV compacto Aurelia, que vai assinalar a entrada da Lancia no maior segmento da Europa; enquanto o já anunciado novo Delta com motorização 100% elétrica está agendado para 2028.

ECAR22-banner-980X250.gif
P90461412_highRes_the-all-new-bmw-ix1-.jpg

NOVOS MODELOS

BMW iX1 chega no outono

A BMW prepara-se para lançar mais um modelo elétrico: o SUV compacto iX1 completou recentemente a bateria final de testes de desenvolvimento e está já em contagem decrescente para a sua estreia mundial, prevista para o próximo outono. Este novo Sports Activity Vehicle (SAV) “premium” juntar-se-á então à gama de automóveis zero emissões da marca alemã, que disponibiliza já os modelos SAV iX3 e iX, além das carroçarias i3, i4 e i7 (esta apresentada recentemente). Equipado com a mais recente tecnologia eDrive da BMW, o iX1 recorre a um duplo motor elétrico (um em cada eixo, para permitir tração integral permanente) e aos últimos avanços da marca em matéria de sistema de baterias e gestão inteligente de temperatura de modo a oferecer carregamento mais rápido e autonomia alargada, anunciando-se desde já capaz de percorrer 413 a 438 km (ciclo combinado WLTP) entre recargas. Além da estreia de uma versão elétrica, a nova geração do BMW X1 estará disponível também com motorizações térmicas e híbrida plug-in.

sem emissões.png

EMISSÕES

Parlamento Europeu apoia fim dos motores a combustão em 2035

A Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar (ENVI) do Parlamento Europeu deu o seu apoio ao pacote de propostas legislativas apresentado no ano passado pela Comissão Europeia que define o roteiro para a redução das emissões CO2 de veículos de passageiros e comerciais ligeiros, de modo a atingir em 2035 o objetivo das zero-emissões. O pacote deverá agora ser adotado em junho pelo plenário do Parlamento Europeu, antes de ser negociado com os governos nacionais e passar a legislação formal. “Este regulamento incentiva a produção de veículos de zero e baixas emissões. Com os novos standards para as emissões CO2, criamos transparência para a indústria automóvel e estimulamos inovação e investimentos aos construtores”, afirmou Jan Huitema, relator do documento agora aprovado pela ENVI, com o deputado europeu a acrescentar: “Adicionalmente, a compra e a utilização de carros zero-emissões irá tornar-se mais económica para os consumidores. E isso é particularmente importante numa altura em que os preços do diesel e da gasolina continuam a aumentar. Esta legislação torna a condução sustentável acessível a todos”. Recorde-se que a adoção deste pacote legislativo significará na prática a proibição de comercializar na Europa veículos com motores de combustão a partir de 2035.

0S46149_fa.jpg

CARREGAMENTO

Mobilidade elétrica: recorde de carregamentos

na rede Mobi.E

A Mobi.E avança que abril foi o melhor mês de sempre da rede pública de carregamento de veículos elétricos, com mais de 188 mil carregamentos efetuados por cerca de 28 mil utilizadores. A entidade gestora da rede de mobilidade elétrica acrescenta em comunicado que nos primeiros quatro meses deste ano foram efetuados na infraestrutura nacional de carregamento de veículos elétricos um total de mais de 717 mil carregamentos, o que representa um crescimento de 79% face ao mesmo período de 2021, enquanto que em termos de energia se registou um consumo de quase 10.000 MWh, +112% em relação ao ano passado. Estes e outros dados podem ser consultados no MOBI.Data, plataforma informativa e em tempo real lançada recentemente pela Mobi.E, que disponibiliza a todos os cidadãos e agentes de mercado dados sobre a mobilidade elétrica em Portugal.

ENVE 2022.png

EVENTO

Encontro Nacional de Veículos Elétricos

Setúbal vai acolher a edição 2022 do Encontro Nacional de Veículos Elétricos (ENVE), o maior e mais completo evento dedicado à mobilidade elétrica em todas suas vertentes que se realiza em Portugal: organizado pela UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, o ENVE 2022 está marcado para os dias 4 e 5 de junho e terá lugar no Largo José Afonso na cidade sadina. Numa organização da UVE em conjunto com a Câmara Municipal de Setúbal e contando com o apoio da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) e da Agência de Energia e Ambiente da Arrábida (ENA), o ENVE 2022 vai oferecer uma troca de experiências entre utilizadores; uma exposição de veículos elétricos de todos os tipos; e ainda uma festa para toda a família, com test drives, karts elétricos, bumper cars elétricos, kid karts elétricos, atividades e sorteios. Para mais informações: https://www.uve.pt/page/enve2022

rx-teaserimage-ext-frontdesign-16x9-2.jpg

ESTREIA

Novo Lexus RX

1 de junho é a data agendada pela Lexus para a revelação em estreia mundial da nova geração do SUV RX. A marca “premium” japonesa antecipa que o modelo pioneiro dos SUVs de luxo foi alvo de uma completa renovação, prometendo ainda mais requinte e conforto, além de – claro está – uma motorização eletrificada ainda mais eficiente.

A estreia pode ser acompanhada no endereço:

https://www.lexus.eu/car-models/the-all-new-rx/rx-announcement

banner-55.gif