cabeçalho_newsletter.jpg

e-news

A NOVA MOBILIDADE

AUTOMÓVEL EM VíDEO

 

VEJA AQUI O PROGRAMA DA SEMANA

digital-1920x1080-2.jpg

NOVOS MODELOS

Os preços do Kia EV6

A Kia Portugal celebra a chegada da nova imagem da marca sul-coreana com revelação da gama nacional e dos preços do EV6, o seu primeiro modelo 100% elétrico dedicado. A nova estratégia da Kia vai transformar a marca de forma a levá-la para além do seu papel de fabricante de automóveis, lançando-a também na criação de soluções de mobilidade sustentável para os clientes, como explica João Seabra, diretor-geral da Kia em Portugal: “A transição da Kia para a mobilidade sustentável enquadra-se no plano mundial estratégico de médio e longo prazo, recentemente tornado público sob a designação 'Plano S', que direciona a empresa para um portefólio de negócios mais amplo, visando redefinir todo o ecossistema da mobilidade”. Esse “Plano S” assenta em três pilares principais: impulsionar a transição para os veículos elétricos; reforçar o negócio de Veículos para Fins Específicos; e expandir os serviços de mobilidade do futuro. E o rosto dessa mudança que agora começa com a transição dos motores convencionais para os eletrificados é o primeiro veículo elétrico com plataforma dedicada da Kia (E-GMP): o novo modelo EV6 tem lançamento nacional previsto para outubro, mas as pré-reservas iniciam-se já este mês, uma novidade que a marca explica pelas manifestações de interesse já recebidas nos canais digitais da Kia Portugal. Também já se sabe que a gama do EV6 será constituída por três versões: Concept (com bateria de 58 kWh), GT-Line (77,4 kWh) e GT (AWD, 77,4 kWh). Quanto a preços, começam nos 43.950€ do Concept, enquanto o GT-Line será lançado por 49.950€ e o topo de gama GT por 64.950€; a Kia anuncia ainda uma oferta especial para clientes empresariais, com a versão Concept proposta por 35.950€ + IVA.

BA_EcarShow_1.gif
PEUGEOT_2008_130.jpg

MERCADO

Peugeot e-2008 líder de vendas

Com um total de 1545 unidades comercializadas, o Peugeot 2008 foi o automóvel mais vendido em Portugal no primeiro trimestre de 2021, alcançando uma quota de mercado no segmento B de 12,0% e de 28,8% entre os B-SUV. Outro Peugeot, o novo 208, foi o segundo modelo mais vendido no nosso país nos três primeiros meses do ano, ao totalizar 1451 unidades. A liderança absoluta nas vendas nacionais do Peugeot 2008 estendeu-se ainda aos veículos elétricos, com a versão 100% elétrica e-2008 a ser também o EV mais comercializado no primeiro trimestre entre os modelos do segmento B, com 149 vendas, o que corresponde a 30,8% de quota nesta faixa de mercado. Já as 99 unidades e-208 comercializadas (37,2% de penetração) pela Peugeot entre janeiro e março últimos fizeram da variante elétrica do 208 o modelo líder de vendas no seu segmento.

miio-logo.png

CARREGAMENTO

App Miio introduz pagamentos ocasionais, sem contrato

Continuando a inovar na área da mobilidade elétrica, a empresa portuguesa Miio anuncia agora o lançamento do “Miio Pay”, funcionalidade que permite a realização do pagamento no ato de carregamento do veículo elétrico em toda a rede pública nacional. Esta nova funcionalidade não pressupõe a existência de um cartão de carregamento físico, de um contrato ou a adesão a um serviço, permitindo que o condutor possa pagar o carregamento (em qualquer um dos mais de 2000 postos da rede pública existentes) no mesmo momento em que carrega o veículo elétrico. Anteriormente, o pagamento dos carregamentos era feito uma vez por mês, de forma consolidada. Após o lançamento da opção de carregamento de um veículo elétrico na rede nacional de forma completamente digital, a Miio é novamente a primeira empresa a introduzir esta funcionalidade, comumente chamada de carregamento “ad-hoc”, que se assemelha ao abastecimento de um veículo a combustão, não requerendo a existência de um contrato ou a adesão a um serviço de CEME (Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica), ou mesmo a existência de um cartão físico de carregamento: o utilizador necessita apenas de aceder à aplicação Miio, indicar qual o valor que pretende carregar, efetuar o pagamento e iniciar a sua sessão de carregamento.

Press Kit photo 22.jpg

SUSTENTABILIDADE

Mercedes-EQ Lounge na Nazaré

Com o foco de desenvolvimento na mobilidade elétrica, a Mercedes-Benz reforça a sua oferta de automóveis elétricos e híbridos plug-in com o objetivo de chegar a 2025 com 25% das suas vendas representadas por este tipo de modelos, quota que deverá aumentar para 50% no ano 2030. Mas a sustentabilidade não se resume apenas a novos modelos capazes de circular com zero emissões, mas também a uma cadeia de produção que passa por incluir já a partir do próximo ano todas as fábricas europeias a funcionar com energia totalmente “verde”. Ou ainda por projetos 100% sustentáveis como o novo Mercedes-EQ Lounge, agora inaugurado na Nazaré: um projeto focado na sustentabilidade, uma das atuais prioridades da marca “premium” alemã, com uma forte ligação ao oceano e que permite dar continuidade à presença da Mercedes-Benz no Surf de Grandes Ondas, desporto de equipa cujo público vai desde os 8 aos 80 anos e que assenta em valores como perseverança, excelência, resiliência, fraternidade, coragem e desempenho. Neste novo projeto nacional ligado à sustentabilidade e que é destinado não apenas a surfistas, mas também à comunidade, a clientes, fãs e simpatizantes da marca, Reciclar e Reutilizar foram palavras de ordem, com o processo de restauro do edifício e a sua decoração a recorrer a materiais reciclados a partir da construção original ou provenientes da comunidade piscatória. Este espaço multifuncional vai acolher conversas e experiências onde serão abordados temas como a proteção dos oceanos, a reutilização de baterias elétricas, a economia circular ou a aposta na formação da comunidade para um desenvolvimento sustentável. Privilegiando a utilização de energias renováveis, o Mercedes-EQ Lounge da Nazaré conta também com 4 postos de carregamento para automóveis elétricos, nele sendo ainda possível observar todo o circuito elétrico proveniente da reutilização de uma bateria de uma das primeiras unidades do modelo Classe B 100% elétrico, que permite agora armazenar a energia captada pelos painéis fotovoltaicos.

ESTREIA

Toyota: bZ4X Concept antecipa gama 100% elétrica

A Toyota acaba de revelar no Salão Automóvel de Xangai, em estreia mundial, o bZ4X Concept, um novo protótipo que antecipa uma família de veículos 100% elétricos a bateria da marca japonesa. Agora confirmada, essa futura gama Toyota bZ (de “beyond Zero”) destaca o compromisso do fabricante nipónico não só em atingir as zero emissões e a neutralidade carbónica, mas também em concretizar novos benefícios para o ambiente, para as pessoas e para a sociedade como um todo. Essa gama 100% elétrica bZ será construída sob a nova plataforma e-TNGA, projetada e otimizada para automóveis elétricos, e constituída por 7 modelos Toyota bZ já confirmados, que farão parte do total de 15 veículos 100% elétricos que a marca japonesa planeia lançar até 2025. Desenvolvido em parceria entre a Toyota e a Subaru, o protótipo bZ4X dará origem a um modelo de produção em série (o primeiro da família Toyota bZ) com o formato de SUV de tamanho médio com tração às 4 rodas e cujas características incluirão ainda, sabe-se já, um possível sistema de carregamento solar a bordo (para aumentar a autonomia) e um inédito volante tipo “manche” de avião com sistema de direção por cabo (“steer-by-wire”). Descubra o Toyota bZ4X Concept neste vídeo 360°:

https://youtu.be/oaachc2DZE0

WORLD CAR AWARDS

Honda-e eleito Carro Urbano do Ano

O modelo elétrico Honda-e foi distinguido com o prémio de “World Urban Car of the Year” na edição 2021 dos prestigiados “World Car Awards”, título que acrescentou à sua crescente coleção de distinções. Primeiro modelo 100% elétrico da marca para a Europa e automóvel que desempenha um papel importante no compromisso da Honda em eletrificar até 2022 todos os seus modelos convencionais, o Honda-e recebeu essa distinção pelo painel de jurados composto por 93 jornalistas internacionais, representando 28 países, dos “World Car Awards”, iniciativa que homenageia anualmente a excelência no mercado automóvel nas categorias Urban, Luxury, Performance e Design, tendo o veículo 100% elétrico da Honda sido reconhecido pela sua experiência de condução divertida e ágil, tecnologia e conectividade excecionais e ainda pelo design contemporâneo. Além de ter vencido na categoria de Carro Urbano do Ano, o modelo 100% elétrico da Honda foi também um dos três finalistas à distinção máxima Carro Mundial do Ano 2021 e estava ainda nomeado para a categoria de Melhor Design.

banner-42.gif