cabeçalho_newsletter.jpg

e-news

A NOVA MOBILIDADE

AUTOMÓVEL EM VíDEO

 

VEJA AQUI O PROGRAMA DA SEMANA

LEASEPLAN.jpg

MOBILIDADE ELÉTRICA

LeasePlan oferece experiências de condução

de veículos elétricos

A LeasePlan estabeleceu com a Turiscar – Aluguer de Viaturas Comerciais e Ligeiros uma parceria que disponibiliza aos seus clientes automóveis elétricos como veículos de substituição: através do balcão da empresa de rent-a-car em Carnaxide será possível proporcionar aos clientes LeasePlan com veículos de combustão uma experiência de condução de um veículo elétrico, sem custos acrescidos para o cliente. No âmbito desta parceria, os clientes da LeasePlan terão disponíveis veículos elétricos de substituição para imobilizações de curta duração, até 24 horas; esses veículos encontram-se equipados com dístico verde, cartão de carregamento elétrico na rede pública, cabos de carregamento para uso doméstico e rede pública, para que no final os clientes possam avaliar a experiência. “Esta parceria representa mais um passo rumo à sustentabilidade futura da mobilidade e a confirmação de que a LeasePlan é uma empresa de referência na transição para a mobilidade elétrica”, anuncia a empresa líder nacional no mercado de “car-as-a-service” e soluções de mobilidade. Um caminho que, refere ainda a LeasePlan, será agora percorrido com o apoio da Turiscar, que dá assim os seus primeiros passos na gestão de veículos elétricos: neste projeto-piloto em parceria com a LeasePlan, a empresa de rent-a-car será responsável pelo “check out” e “check in” dos veículos, esclarecendo todas as dúvidas práticas de utilização diária de um veículo elétrico.

A211045_medium.jpg

NOVOS MODELOS

Vem aí o Audi Q4 e-tron

A Audi prepara-se para reforçar já a partir de abril a sua gama de modelos totalmente elétricos com a apresentação oficial do Q4 e-tron. A marca alemã mostrou já as primeiras imagens (ainda camufladas) da versão final de produção deste neste novo SUV compacto que promete juntar aos benefícios de uma motorização 100% elétrica muito espaço e conforto para os passageiros, capacidade de carga equivalente à de modelos do segmento superior, bem como a estreia de tecnologias de nova geração como um inovador “head-up display” de realidade aumentada, painel de instrumentos completamente digital, consola central tátil com interface multimédia MMI e avançado sistema de controlo por voz. Outra estreia já conhecida é o volante com comandos “touch”, que a Audi anuncia como referência para os seus futuros modelos elétricos. Falta agora conhecer os principais detalhes técnicos do Q4 e-tron, novo modelo com que a marca de Ingolstadt promete dar acesso à mobilidade elétrica “premium” a um preço atrativo. O que também já se sabe é que ainda este ano irá chegar uma versão Sportback do Audi Q4 e-tron.

Screen shot 2021-03-17 at 6.45.56 PM.png

CARREGAMENTO

Etiquetas para ajudar a carregar um veículo plug-in

A partir de 20 de março 2021 a legislação europeia torna obrigatória a existência nos veículos elétricos e híbridos plug-in novos colocados no mercado pela primeira vez (ou registados a partir desta data) bem como nos postos de carregamento de um conjunto de etiquetas harmonizadas destinadas a ajudar os consumidores a identificar facilmente a opção correta para recarregar o veículo. Essas etiquetas deverão ser colocadas – de maneira clara e visível para os consumidores – junto a cada local de carregamento do veículo e em cada ficha de carregamento, nos cabos de carregamento individuais, também no manual do proprietário do veículo ou no manual eletrónico, e ainda nas estações de carregamento de VE junto à tomada, ou no local de armazenamento do cabo da ficha do veículo.

Screen shot 2021-03-20 at 1.05.34 PM.png

LANÇAMENTO

Kia EV6 a 30 de março

30 de março, às 8h da manhã. Dia e hora agendado pela Kia para a estreia mundial do “crossover” EV6, o seu primeiro veículo elétrico a bateria construído sobre a nova Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP), ao mesmo tempo também o primeiro automóvel da marca sul-coreana a estrear a nova filosofia de design que vai passar a estar presente em todos os futuros modelos Kia, incorporando a sua mudança de foco em direção à eletrificação. Apresentando um design inspirado nos “crossovers”, o exterior do EV6 é caracterizado por pormenores de alta tecnologia, enquanto o interior define-se como moderno e espaçoso, com a marca convicta de que se trata de um modelo apelativo e relevante no novo mercado dos veículos elétricos, ao mesmo tempo que resume o objetivo anunciado pela Kia de criar automóveis elétricos originais, inovadores e excitantes.

ELETRIFICAÇÃO

Opel revela Manta elétrico

Até 2024 todos os modelos da Opel estarão eletrificados, tanto veículos de passageiros como comerciais ligeiros. A gama eletrificada da marca alemã conta já hoje com híbridos plug-in como o Grandland X e com modelos 100% elétricos como o Corsa-e, o Zafira-e Life ou o novíssimo Mokka-e, além dos modelos comerciais Combo-e Cargo e Vivaro-e. Agora, enquanto se espera pela chegada de mais novidades como será o caso da próxima geração Astra – que irá contar, sabe-se já, com uma variante elétrica a bateria –, a Opel acaba de revelar aquilo que designa como o seu mais recente “e-projeto”: o Manta Gse ElektroMOD, estudo que é uma homenagem ao lendário Manta de 1970 (modelo que serviu de inspiração para o design do novo “rosto” da Opel, já estreado nos novos Crossland e Mokka) e que ao mesmo tempo ilustra uma possível reconversão em elétrico de um clássico “vintage”. Demonstrando como são intemporais as belas linhas do Manta nascido há meio século, ao ponto de ainda se encaixarem perfeitamente na atual filosofia de design da Opel, o Manta GSe ElektroMOD inicia, anuncia a marca, um novo ciclo de futuro ao juntar o melhor de dois mundos: o apelo de um modelo icónico tão emocionante como o Opel Manta com a motorização elétrica, livre de emissões.

MERCADO

Vendas de automóveis: Portugal com a maior queda

em toda a Europa

Os dados são da Associação Europeia de Construtores de Automóveis (ACEA): nos dois primeiros meses do ano as matrículas de veículos novos de passageiros na União Europeia decresceram 21,7% comparativamente a janeiro-fevereiro 2020. Ainda fortemente afetado pelas medidas de confinamento impostas pelo combate à pandemia de COVID-19, o mercado automóvel europeu volta assim a registar importantes quebras nas vendas, que no conjunto dos dois meses já completados em 2021 representou uma média de -21,7% nos 27 países da União. Com a triste confirmação de ter sido o mercado português a sofrer a maior queda percentual (-47,1%) face ao mesmo período do ano passado. E comentando estes números a Associação Automóvel de Portugal acrescenta em comunicado que no último mês de fevereiro a descida do mercado nacional foi ainda superior (-59%, enquanto a média europeia se ficou pelos -19,3%), um agravamento que a ACAP atribui ao encerramento dos stands de automóveis (autorizados a reabrir apenas esta semana), relembrando que já em 2020 Portugal tinha tido a terceira maior queda percentual em toda a União Europeia. “O facto de os outros mercados terem vindo a ter quedas sempre inferiores à nossa resulta do facto dos governos desses países terem avançado com programas de renovação do parque automóvel, assim como com o aumento do incentivo à compra de veículos electrificados”, avalia a ACAP, que insiste na necessidade do governo português adotar rapidamente medidas de estímulo à procura no setor, tal como fizeram os outros países, com a associação representante do comércio automóvel a acrescentar que em Portugal o governo “não só não tomou qualquer medida de estímulo à renovação do parque automóvel, como ainda recentemente reduziu os incentivos para a compra de veículos eléctricos”, além do Orçamento de Estado para 2021 ter eliminado os benefícios fiscais para veículos híbridos convencionais e restringido o acesso aos benefícios para os híbridos plug-in.

banner-41.gif